Receitas

Farinhas low carb: 9 receitas para você incluir na sua dieta

As farinhas low carb são a salvação de todos aqueles que buscam na dieta low carb uma saída realmente efetiva para emagrecer e com isso melhorar sua qualidade de vida.

Usadas principalmente como substitutas da farinha de trigo e outras que são ricas em carboidrato, as farinhas low carb podem ser usadas em todos os tipos de receitas sem perder nada de sabor ou paladar.

Confira a seguir 9 receitas de farinhas low carb para você incluir na sua dieta e não passar vontade quando bater aquela fome.

1. Farinha de amêndoas

Além de não conter glúten, a farinha de amêndoas é rica em antioxidantes e vitamina E.

O preparo dessa farinha é muito fácil e você não gasta mais do que alguns minutos para ter a sua farinha low carb prontinha para o uso.

Leve as amêndoas ao forno sem as cascas, e mantenha em temperatura alta por 10 minutos. Não precisa usar óleo ou sal.



Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até conseguir uma textura de farinha.

2. Farinha de coco

Rica em proteínas e fibras, e com pouquíssimo carboidrato, essa é uma das farinhas low carb que combinam muito bem com salada de frutas ou iogurte.

A farinha de coco é feita do bagaço da fruta, que precisa ser dourado no forno durante mais ou menos 4 horas.

Depois de dourado, coloque o bagaço no liquidificador e bata até obter a farinha.

3. Farinha de banana verde

Muito utilizada como base para dietas veganas, a biomassa derivada da banana é uma grande fonte de cálcio e vitamina C e serve de base para deliciosos pães.

O seu preparo é muito parecido com o das outras farinhas low carb, bastando lavar a fruta, cortá-la em rodelas e depois levar ao forno em temperatura baixa até que fiquem secas, e depois de frias, coloque no liquidificador.

Se quiser que a farinha seja mais fina, utilize uma peneira.

4. Farinha de casca de maracujá

Sua visão sobre essa parte do maracujá vai mudar.

Em vez de jogá-la no lixo como de costume, experimente lavar e levar a casca do maracujá ao forno por cerca de minutos, em fogo médio. Para o resultado ser melhor, mexa de vez em quando.

Depois de fria, bata no liquidificador.

A casca do maracujá é rica em fibras, e auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicemia.

5. Semente de abóbora

A semente de abóbora é muito nutritiva, principalmente como fonte de ferro, magnésio, fibras e potássio.

Para preparar a farinha lave bem as sementes para que não fique nenhum resquício da polpa, e depois deixe-as de molho por cerca de 4 horas.

Escorra a água e deixe as sementes secando por cerca de 60 minutos.

O próximo passo é levar as sementes ao forno médio, para que elas fiquem torradas. Mexa as sementes de vez em quando, e depois de frias, triture no liquidificador ou mixer.

6. Farinha de chia

Essa é uma das farinhas low carb mais fáceis de se fazer, e os benefícios que ela proporciona ao nosso organismo são incríveis.

Para prepara a farinha, basta colocá-las no liquidificador ou em um mixer e processar.

O consumo da farinha de chia ajuda a prevenir o diabetes, possui ação anti-inflamatória, possui grande quantidade de antioxidantes, é rica em magnésio, tem grande concentração de proteínas e cálcio.

7. Farinha de berinjela

Assim como várias farinhas low carb, a farinha de berinjela é uma aliada poderosa de quem está na luta para se manter firme na dieta.

Além de ter uma concentração muito baixa de calorias e pouquíssima gordura, a berinjela também é uma grande fonte de fibras, fazendo com que entre os benefícios do seu consumo estejam a redução do colesterol, o melhor funcionamento do intestino e auxilia no combate a vários tipos de câncer devido a grande presença de antioxidantes.

Para preparar a farinha lave e seque bem as berinjelas, sem retirar as cascas, e depois corte-as em fatias finas.

Leve as fatias ao forno e mantenha até que sequem e comecem a esfarelar.

O próximo passo é colocá-las, depois de frias, num liquidificador e triturar tudo. Para que a farinha dure mais tempo mantenha armazenada em um pote seco e limpo, por até 6 meses.

8. Farinha de linhaça

As sementes de linhaça caíram no gosto dos apaixonados por atividades físicas assim como para os que procuram dietas baseadas em alimentos naturais para emagrecer.

Entre as chamadas farinhas low carb, a de linhaça é uma das mais poderosas, já que o seu consumo em forma de farinha faz com que suas propriedades nutritivas sejam mais bem assimiladas pelo organismo do que quando consumida como óleo ou semente.

A farinha de linhaça oferece maior proteção ao organismo contra doenças do coração, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue, previne doenças respiratórias e age regulando o intestino.

Entre as farinhas low carb, essa é a que tem o preparo mais simples de todas.

Pegue um liquidificador e acrescente aos poucos as sementes de linhaça, e vá pulsando até conseguir a textura de farinha.

Você pode usar tanto a linhaça marrom quanto a dourada, de preferência consumindo a farinha logo após o preparo, para aproveitar melhor os nutrientes.

9. Farinha de nozes

Mais uma das farinhas low carb extremamente fáceis de se fazer em casa.

Basta colocar um punhado de nozes, sem a casca, em um liquidificador e bater até obter a sua farinha.

Conclusão

As farinhas low carb estão cada vez mais populares, e pode-se dizer que a farinha de trigo está com seus dias contados.

Com certeza você deve gostar de pelo menos uma das opções que citamos acima, seja berinjela, nozes, linhaça ou banana verde.

Todas elas são ricas em nutrientes e são poderosos aliados no combate as mais variadas doenças e problemas de saúde, além de conterem substâncias que melhoram muito a qualidade de vida.

Use e abuse das farinhas low carb para adaptar as suas receitas favoritas, e tornar suas dietas algo divertido e prazeroso. Coloque a criatividade para trabalhar.

Se você já usou ou ainda usa alguma das farinhas low carb, conte pra gente aqui nos comentários como é o seu preparo e em quais receitas elas são usadas.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */