Maquiagem

Como fazer o batom durar mais com 5 dicas boas

O melhor amigo da mulher é a maquiagem, não é mesmo? Afinal, é difícil encontrar alguma que não faça uso de pelo menos um cosmético todas as manhãs antes de sair de casa e enfrentar a rotina. Como cada vez menos há tempo de sobra no meio de tantos afazeres, parar para retocar ou se embelezar novamente é uma tarefa fora de cogitação. Por isso, é essencial que se saiba como fazer aquele simples make produzido logo que se acorda dure até o momento em que se volte para casa. Se para alguns produtos isso não é tarefa fácil, para outros é bem tranquilo. Pensando nisso, o post a seguir vai explicar como fazer o batom durar mais.

Mesmo que você seja daquelas mulheres que não faz uso de tanta maquiagem no dia a dia, com certeza usa um batom para dar uma levantada no visual, certo? Ele é prático de se usar, pequeno e leve para carregar para cima e para baixo e, portanto, pode ser usado em qualquer lugar. No entanto, como algumas de nós não queremos parar nossas tarefas para retocar os lábios acabamos deixando lado, mas isso não é necessário. Abaixo, veja 5 maneiras de como fazer o batom durar mais!

1. Deixe os lábios prontos

Que manter a pele hidratada é importante para manter sua saúde e atrasar as marcas de expressão não é novidade. Com os lábios não seria diferente! Antes de aplicar o batom, não esqueça de usar um hidratante labial que impedem que a sua boca resseque. Além de manter o aspecto dos seus lábios bonito, tê-los desidratados ou descamados impede que a fixação dos cosméticos aconteça como deve ser.

E não é só isso. De nada adianta comprar o melhor batom do mundo se sua boca não estiver limpa antes de receber o produto. Por mais que ela pareça ok, vários resíduos que não conseguimos enxergar estão lá e vão acabar com a fixação do seu batom. Eles são originados da poluição, de resto de batom que não foi removido durante a última limpeza e da oleosidade natural da pele. Sempre use um lenço úmido antes de passar o hidratante e o batom.

2. Use um pouco de base ou corretivo

Depois de higienizar e de esperar o hidratante secar, dê um leve toque de base ou corretivo em seus lábios. Isso é essencial para fazer com que eles se mantenham coloridos por mais tempo. O ideal é que se use um primer labial – muitos deles já possuem hidratante e até dispensam a primeira parte da dica anterior. Ele acaba com as rachaduras, esconde as linhas da boca e ajuda a cor do batom a se manter uniforme.

Se você não tiver um primer em seu estoque pode optar por base ou corretivo, essas mesmas que você passa no rosto diariamente. Eles fazem com que o batom se fixe uniformemente neles e mesmo que se passe a língua nos lábios o batom não sai.



3. Não deixe de passar pó

O pó é outro cosmético para a pele do rosto que será seu grande aliado na tentativa de como fazer o batom durar mais. Há duas maneiras em que ele pode ser usado: antes ou depois de seus lábios ganharem a cor desejada.

Se for passar antes, depois de utilizar a base nos lábios, aplique um pouco de pó translúcido que vai ajudar a selar o corretivo e secar a superfície para receber o batom. Você pode usar um pincel para, com pequenas batidas, fixar o pó.

Caso você opte por utilizar quando os lábios já estiverem com batom, o primeiro passo é retirar um pouco do excesso do produto. Para isso, basta pegar um guardanapo e dar um beijo nele. Depois, é só usar o pincel para aplicar uma leve camada de pó compacto ou translúcido. Se quiser, você pode utilizar a ferramenta para passar mais um pouquinho (mas só um pouquinho mesmo, viu!) de batom – isso irá realçar a cor.

4. Contorne os lábios

Antes de aplicar o batom, uma dica que vai te ajudar a como fazer o batom durar mais é contornar seu lábios com um lápis de boca. Faça essa etapa quando as três anteriores já estiverem sido feitas, está bem? Aqui não tem segredo: é só escolher um com uma cor próxima a do batom e fazer um contorno nos lábios seguindo o seu traçado natural.

Depois, pinte levemente a superfície da boca com o mesmo lápis. Além desse passo ajudar bastante a fixação do batom ele ainda garante um efeito bem bonito nos seus lábios, que parecerão maiores e mais vivos. O lápis penetra as rugas no entorno da boca, preenche esses espaços e impede que o batom vaze para lá.

5. Aplique o batom sem pressa

Quando todos os outro quatro passos forem cumpridos chegou a hora de finalmente passar o batom. Preferencialmente, faça isso a partir do próprio bastão, sem a ajuda de qualquer outra ferramenta de maquiagem – isso garante que a cor fique mais intensa e que o produto fixe melhor na boca.

Não se esqueça da dica que demos no passo três sobre dar o beijo no guardanapo e passar mais uma demão de batom, beleza? Além de ajudar na fixação, isso cria diferentes camada de cor e dá um visual super bacana para os seus lábios.

Se, ainda com o produto úmido, você reparar que a sua boca está meio craquelada, tenha paciência! Deixe que o batom seque naturalmente (não pressione um lábio no outro) e em seguida passe mais uma fininha camada do cosmético. Isso deve acabar com a sensação de que o batom está saindo do seu rosto logo após ter sido aplicado.

E então, gostou das nossas dicas sobre como fazer o batom durar mais tempo? Tem alguma técnica que você usa em casa e que não está neste post? Não deixe de comentar com a gente e compartilhe com as suas amigas a nossa publicação para que elas também aprendam a melhorar a fixação deste cosmético.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */