Decoração

Feng shui: saiba tudo sobre a harmonização de ambientes

Feng shui

O Feng shui é uma arte de harmonizar um espaço para conseguir melhorar a energia. Você pode ter várias combinações que alcançarão o objetivo. 

Todo ambiente possui o chi, uma energia que é boa, que é vital. Assim, é preciso fortalecer esse chi do ambiente. Por isso o Feng shui é tão importante. Ele pode ser aplicado em sua casa, em um consultório e até mesmo no seu ambiente de trabalho. 

Com modificações simples você já sentirá a mudança. Por isso, não tenha receio em investir no Feng shui. Com ele, você poderá até mesmo alterar suas relações interpessoais. Afinal, com esse método você muda toda a energia que atingirá a todas as pessoas.

O Feng shui em sua casa

Você pode aplicar o Feng shui em sua casa. Entretanto, você precisa inicialmente fazer uma leitura de como está a energia em sua casa. 

Uma casa com energia ruim pode até ser chamada de uma casa doente. Assim, os sintomas nesse caso seria como a casa acaba influenciando na vida das pessoas que ali moram.

Por exemplo, se você sente necessidade de dormir muito, ou mesmo sofre com insônias, sua cada pode estar com as energias ruins. Assim, se você chega em casa e tem somente vontade de dormir, ou caso não consiga dormir de jeito nenhum, pode ser que as energias estejam tão negativas que você acaba se afetando.

Ou seja, você não consegue descansar de nenhuma maneira nela. Isso também acontece com pessoas que não conseguem separar a vida do trabalho com a vida doméstica. Ou seja, a pessoa leva o estresse do trabalho para casa porque o seu lar não oferece um relaxamento quando ela adentra.



Esse é um dos problemas mais comuns.

Outras questões que costumam ser gritantes no caso do Feng shui e as energias que atravessam a sua morada são as discussões constantes. As pessoas que moram na casa acabam brigando sempre. Isso se deve a uma energia ruim que atrapalha a todos. 

Um dos motivos que pode gerar isso é a desorganização das pessoas que residem ali. Assim, é fundamental que todos mantenham a casa da melhor maneira possível, pois o reflexo de uma casa bagunçada e suja é somente o cansaço.

Ninguém gosta de chegar em um ambiente poluído. Por isso mesmo, ele só acumula energias ruins.

Para promover o equilíbrio em sua casa, não deixe de ler também:

Como melhorar o Feng shui de sua casa?

Assim, para entender como deve ser a energização de sua casa, antes pergunte-se como anda a sua vida pessoal. Veja com as outras pessoas que moram nela como anda a vida. Os problemas podem ser resultantes de uma casa mal organizada.

Para melhorar isso, veja onde bate a luz do sol em sua casa. Assim, dê preferência para a luz de quando o sol nasce. Ela é a luz com mais energia que existe. Já o pôr-do-sol não é tão bom assim. Por isso, deixe a luz do amanhecer bater em sua casa.

Caso você tenha percebido que a energia de sua casa modificou com o tempo, tente lembrar quando isso aconteceu. Isso é fundamental. Normalmente há um desequilíbrio da casa quando há alguém doente.

Para melhorar a sua vida e também a da pessoa que está convalescente, é fundamental aprimorar essas energias.

Assim, é sempre ideal apostar na organização e limpeza do espaço. Essa simples mudança já surtirá efeito no dia a dia e na manutenção das boas energias.

Com uma casa melhor organizada, você consegue ter mais calma para ficar nela. Assim também terá um melhor descanso e, por consequência, maior prazer em estar no seu lar.

Até mesmo a manutenção da parte física da casa, como a pintura, pode interferir nas energias. Uma casa mal cuidada nesta parte sempre apresenta problemas. Isso só atrai energias negativas.

Entretanto, não basta usar qualquer cor. Algumas cores são mais pesadas e podem não ser tão interessantes.

Feng shui

As cores e o Feng shui

Algumas cores possuem energias. Assim, o Feng shui também usa algumas práticas da cromoterapia. Aqui te apresentamos algumas delas para você começar a entender o Feng shui:

  • Amarelo: é uma cor mais estimulante. Por isso, não é muito indicada para os quartos, pois é um local de descanso, mas você pode usar em algum ambiente de sua casa onde você tem de trabalhar;
  • Verde: esta cor já pode ser usada nos quartos por transmitir mais calma. Assim, evite usar em um local que seja para você ter alta concentração;
  • Roxo: essa cor está mais vinculada a uma prática de meditação. Se você for uma pessoa mais espiritualizada, tenha uma parede roxa em que poderá ter alguns de seus itens;
  • Cinza: é famosa por ser uma cor de equilíbrio. Assim, traz mais estabilidade para a casa, podendo até mesmo diminuir a incidência de desentendimentos;
  • Azul: essa cor traz mais calma, mas se lembre de não usar um azul muito forte. Isso trará apenas a sensação de maior cansaço e também poderá dar um ar mais triste para o local.

Nenhuma dessas cores deve ser usada em um tom muito forte, pois elas podem tanto ser gritantes para os olhos como funcionarem da maneira oposta ao esperado. Assim, sempre combine as cores com equilíbrio. Afinal, é atrás dele que você está.

As energias no ambiente de trabalho

O Feng shui também pode ser realizado no seu local de trabalho. Caso você tenha desentendimentos constantes com seus colegas de serviço, pode ser uma boa você recorrer ao Feng shui para melhorar as relações. 

Você precisa sempre tentar manter as boas energias. Por isso, use as cores como uma forma de fazer isso.

Também coloque algumas flores. Elas são coisas simples, mas sempre ajudam a renovar a energia do ambiente.

Caso todo o pessoal de seu trabalho concorde, o ideal é que se contrate um profissional especializado em Feng shui. Em uma simples consulta vocês já poderão analisar e realizar melhoras fundamentais para o ambiente de trabalho.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */