Fenacho, alforva, alfarva ou, simplesmente, Feno-grego, uma planta medicinal que ajuda a combater colesterol alto e problemas na digestão, entre outros.
O Feno-grego é uma espécie de trigo, e desde a antiguidade já era usado para tratar certos males ou desconfortos.
Originária da Índia e do Paquistão, a planta Trigonella foenum-graecum vem sendo alvo de vários estudos – alguns deles destacam suas propriedades anticancerígenas e de redução da glicose em pacientes diabéticos.
O efeito de prevenção do câncer se daria no sangue, cólon e ossos, por exemplo.
Leia também:
A Alfarva é rica em fitoestrogênios, saponinas, fibras e flavonoides que coíbem a proliferação de células cancerígenas.
As sementes do Feno-grego contêm vitaminas, proteína, potássio e várias outras substâncias que auxiliam diversos órgãos e processos fisiológicos, inclusive o estímulo à produção de leite materno.
A planta possui uma saponina com ação de hormônio, a diosgenina, que é precursora da progesterona, e anti-inflamatórios como a cortisona.
Outras funções atribuídas ao vegetal são o emagrecimento – já que ele age diminuindo a vontade de comer, o aumento da massa muscular e a redução da gordura corporal.
A capacidade de tonificar o corpo por meio do consumo de Feno-grego é atribuída a sua elevada quantidade de proteínas, lecitina, magnésio e cálcio.
Quanto à perda de peso, seria um aminoácido (4-hidroxisoleucina) presente na composição do Feno-grego o responsável pela “habilidade” da planta nos quesitos glicemia e lipídios.
Este aminoácido também é apontado como estimulador da produção de insulina, uma vez que agiria diretamente nas células do pâncreas, o órgão que sintetiza a substância.
O emagrecimento ainda tem no Fenacho outro aliado, a colina, um componente encontrado na planta.
Por ser um vegetal que favorece a digestão e conta com leve efeito laxante devido às mucilagens, o Feno-grego oferece elevado potencial de perda de medidas. Como se não bastassem todos estes benefícios, as tais mucilagens são potencializadoras da regeneração dos tecidos.
E mais: o Feno-grego é recomendado para aliviar os desconfortos menstruais e os sintomas da menopausa, além de ajudar em quadros de anemia, faringite, inflamações, queda de cabelo, caspa, gastrite, raquitismo, celulite, feridas e até cárie.
A planta contém um alcaloide chamado trigonelina, o mesmo encontrado no café, que dificulta a aderência de bactérias aos dentes.
Há tempos, os cientistas trabalham em busca de algum extrato para combater diversos tipos de micro-organismos. E o Fenacho tem demonstrado ser o grande preferido na luta contra fungos, vírus e bactérias.
Pesquisas norte-americanas indicam que o Feno-grego é um antioxidante poderoso, sendo empregado para minimizar os efeitos dos radicais livres e, portanto, o surgimento de enfermidades e o envelhecimento precoce.
Onde encontrar e como consumir Feno-grego
O Feno-grego é encontrado na internet e em lojas físicas de produtos naturais e algumas farmácias, geralmente em chá, sementes ou pílulas.
A forma e a quantidade variam de acordo com a necessidade da pessoa, o resultado que pretende alcançar. Por exemplo: se é para cuidar da pele, as sementes normalmente são amassadas, misturadas à água quente e aplicadas no local a ser tratado.
Para ter uma noção exata e segura, é importante consultar um médico antes de adquirir o Feno-grego ou qualquer outro produto, mesmo que natural.
Entre os efeitos colaterais e contraindicações do Fenacho estão: gases, estufamento abdominal, diarreia e irritação na pele – caso a pessoa seja alérgica à planta.
Gestantes e diabéticos que dependem de insulina não devem ingerir produtos à base de Feno-grego. Antigamente, o vegetal era utilizado para induzir o parto.
Já as lactantes precisam ter moderação, pois, embora a planta ajude na produção de leite, ela é capaz de causar efeitos adversos.
Consulte sempre seu médico e tire as dúvidas! Espero você aqui no próximo post. Até lá!
Veja também:
- Conheça os benefícios do queijo cottage para a saúde!
- Pimenta rosa emagrece? Conheça seus benefícios
- Tipos de Arroz: conheça as vantagens de cada um
- Quinoa: 10 incríveis benefícios para a saúde!
- Conheça 21 benefícios do millet (milheto) para a saúde