Doenças Saúde

O que podem ser feridas na boca: tipos e como cuidar

Feridas na boca

O nosso corpo é como uma máquina e, assim como uma máquina, ele nos dá avisos quando algo está errado. Por exemplo, feridas na boca são sinais de que algo está errado com o nosso organismo.

Em alguns tipos de ferida ele pode estar comunicando que você está com a imunidade baixa, por exemplo. Mas outras feridas na boca podem significar outras coisas.

Por isso mesmo é muito importante você ficar atenta a que tipos de feridas aparecem na sua boca. Feridas na boca podem significar de apenas uma baixa imunidade a coisas mais graves. E neste texto vamos falar sobre alguns tipos de feridas para você pode identificá-las corretamente caso apareça uma em você.

Mas, claro, em caso de aparecimento de feridas na boca procure um médico o mais rápido possível.

Feridas na boca

Afta

E falando em feridas na boca que podem significar imunidade baixa a afta se encaixa nesse quesito. A afta sempre aparece na parte interna na boca, podendo ser no céu da boca, na língua ou na gengiva. A afta é uma bolha branca que dá na região interna da boca, podendo ser até mais que uma de uma vez só.

Apesar de ser uma ferida bem incomoda, é muito fácil curar a afta. Antigamente se colocava no local algo chamado de pedra hume, uma pedrinha transparente encontrada em farmácias, o único problema é que quando você coloca a pedra no local da afta parece que a pedra está queimando o machucado, nada agradável.

É uma boa solução, mas sinceramente nem sei se isso ainda existe. Outras formas de você curar a afta é aplicando bicarbonato de sódio, soluções salinas ou água com limão.

Mas é preciso ficar atento a afta, apesar dela ser uma das feridas na boca inofensivas, se ela aparecer com muita frequência pode significar refluxo. Nesse caso é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico mais profundo.

Feridas nos lábios

Outro tipo comum de feridas nos lábios é aquele machucadinho que aparece uma vez ou outra, se essa ferida for nos lábios ou no canto da boca quer dizer que você está com herpes simples.

Agora, se ao invés de ter machucados você tiver bolhas sensíveis, quer dizer que a herpes labial está bem no começo, o que ajuda no tempo de tratamento da ferida, que será muito mais rápido.

Apesar de ser uma coisa comum e poder ser tratada facilmente no começo é importante tratar as feridas, caso contrário a herpes pode causar dores, inflamações, chegar a outras partes do corpo e ainda se tornar mais visualmente feia.

Para quem é adepta dos tratamentos naturais pode tratar a herpes com alho, que é um antibiótico natural – basta cortar um alho e passar em cima da ferida -, com extrato de própolis ou alguns chás, como de amora ou chá preto. Pomadas anti-inflamatórias também são ótimas opções, como a Nebacetin, por exemplo.

Se a ferida persistir, procure um médico.

Sapinho

O sapinho também é uma das feridas na boca que podem aparecer. Também conhecida como Candidíase, algumas pessoas até chegam a confundi-la com afta, pois ela é bem parecida, mas tem algumas diferenças importantes que precisamos notar.

Ao contrário da afta que é uma ferida totalmente branca o sapinho tem as bordas brancas e o meio amarelado. Além de causar dores, a candidíase pode causar também coceiras.

Um dos motivos para o aparecimento do sapinho pode ser porque você não está escovando os dentes corretamente. Pessoas que usam dentaduras têm maiores possibilidades de sofrer com a candidíase.

Isso acontece porque a dentadura fica muito seca e armazena alimentos, que sem a limpeza correta torna a dentadura um local propício para a proliferação de bactérias, causando, assim, infecções nesta região.

Feridas na gengiva

Suas feridas na boca podem surgir na gengiva, e se ela não for parecida com uma afta e tiver um tom avermelhado quer dizer que essa ferida pode ser sinal que você sofre de gengivite. A gengivite é um tipo de doença que inflama a gengiva e a deixa sensível, principalmente no momento da escovação.

A melhor forma de você evitar o aparecimento de gengivite é tendo bons hábitos de higiene bucal, ou seja, é muito importante passar o fio e escovar os dentes todos os dias

E se mesmo assim ainda aparecer feridas relacionadas a gengivite a única solução é procurar por um dentista que te passará o remédio certo para curar essas feridas na boca.

Aleucoplasia

Assim como a afta, a aleucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e normalmente aparece na gengiva, no lado interno da bochecha ou na língua. Na maioria dos casos a aleuclopasia é causa por quem fumar ou mascar tabaco, mas ela também pode aparecer por conta de uma dentadura mal encaixada, mordidas nas bochechas ou dentes quebrados.

Nesse tipo de ferida o cuidado deve ser redobrado, mesmo que o número seja pequeno – cerca de 5% -, essas feridas na boca podem virar câncer, por isso é preciso sempre ficar atento.

Na maioria das vezes a aleuclopasia desaparece quando a pessoa para de fumar. De qualquer forma, caso identifique uma Aleucoplasia na sua boca, procure o médico dentista, ele fará um diagnóstico mais preciso.

Como dito, algumas feridas podem parecer inofensivas e são apenas uma aviso de que você está com a imunidade baixa, mas algumas outras podem significar um diagnóstico mais sério.

Por isso é muito importante você não só saber diagnosticar corretamente essas feridas, como procurar a ajuda de um médico caso tenha dúvida do que realmente seja ou se a ferida é persistente ou está demorando muito para se curar.

Você pode até optar em tratar as feridas na boca de forma natural, mas se elas persistirem é de extrema importância você procurar um médico. Mas evitar essas feridas é bem simples, basta você ter uma higiene bucal correta e você poderá evitar quase todas dessas feridas na boca.

Sem contar que ficará com os dentes muitos mais bonitos e sem mau hálito, porque ninguém merece gente com mau hálito. Tomando todas esses cuidados você pode passar longe das feridas na boca.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */