Artesanato Decoração

Festa de 15 anos simples: confira 6 dicas + passo a passo

A festa de 15 anos pode ser simples e barata. E ainda por cima chamar a atenção por uma decoração linda e delicada. Basta arregaçar as mangas e partir para o “faça você mesmo”! Existem maneiras de criar uma decoração muito charmosa usando materiais simples.

Para isso, basta experimentar e testar as várias composições para criar um clima aconchegante e belo. A tendência de festas no estilo comfort party trazem muitas ideias. Seguindo esta tendência, você sabe criar uma ambientação singela que deixa os convidados à vontade.

Se você ainda está pensando num tema para a sua festa de 15 anos, que tal dar uma passada neste artigo aqui?

Festa de 15 anos simples: por onde começar?

Se você assumiu para si a tarefa de organizar sua festa de 15 anos, precisa pensar em alguns detalhes importantes: o estilo da decoração pode dar um norte na escolha dos acessórios. Ao definir qual tipo de decoração fazer, você consegue harmonizar os elementos com mais facilidade. Aqui você vê dicas de estilos, inclusive pode conhecer mais sobre o comfort party, ótima opção para uma festa de 15 anos simples:

Agora que você já definiu o tema e o estilo da decoração, veja 6 DIY para se inspirar:

1. Decore balões com glitter ou confete:

Balões são uma maneira simples e barata de decorar a festa de 15 anos. E se você acha balão algo muito manjado, saiba que as pessoas têm pensado em várias maneiras de inserir esse item básico na decoração de festas de uma maneira inovadora.

Balões personalizados com purpurina e confetes são uma ótima opção. Mesmo que o gás hélio (aquele que deixa as bexigas flutuando) não seja uma opção muito interessante por causa do custo, é possível dar um jeitinho.



Você pode usar fitilho ou barbante para espalhar os balões pelo ambiente. Ou ainda usar aquela fita crepe simples para fixá-las ao teto. Junto com um arranjo de crepom colorido nas pontas, fica bem charmoso.

Caso queira, pode aproveitar para pendurar fotos nos balões e espalhar boas lembranças pela festa.

Apenas tome o cuidado de comprar balões transparentes, certo?

Veja como fazer o balão decorado com a Fernanda Floret:

Para fazer balões com confete é muito fácil! Veja só:

E, para facilitar ainda mais a sua vida, veja como decorar o balão com papel colorido que você pode confeccionar em casa, usando os papéis que estiverem disponíveis:

Veja algumas ideias de decoração com balões:

2. Faça o balão de LED:

Uma tendência mundial está chegando ao Brasil. O balão de LED é perfeito para festas no estilo balada ou com o tema neon. Fica lindo e dá um toque bem moderno para a pista de dança.

Para fazer o balão de LED, você precisará de:

  • balões do tipo bubbles (procure em lojas de festa ou na internet);
  • cordão de LED ou “cordão de fada” (busque na internet também);
  • fita adesiva;
  • para quem não usará gás hélio, suporte de plástico para balão ou “pega-balão” (fácil de encontrar em lojas de produtos para festa);
  • tesoura;
  • bomba manual para encher a bexiga (caso tenha inalador na sua casa, pode usá-lo para encher as bexigas sem perder o fôlego, rs).

Veja o passo a passo do balão de LED neste vídeo da Juju Oliveira:

Algumas ideias para usar o balão de LED na decoração:

3. Customize suportes de MDF

MDF é um tipo de madeira industrializada muito comum em peças de artesanato. Para quem quer criar uma decoração no estilo romântico, essas peças podem ser a salvação.

Lojas de produtos para artesanato ou ainda estabelecimentos especializados oferecem uma grande variedade de peças para usar. Caso não haja lojas físicas com esses produtos na sua cidade, pesquise na internet. Há diversas opções!

Suportes para bolos, doces e lembrancinhas ficam um charme depois de decorados. Opte por comprar as peças cruas, sem nenhuma tintura, para economizar. A partir do tema e das cores da decoração de sua festa, pinte os suportes e monte uma mesa espetacular!

E o melhor: você pode usar esse kit em várias ocasiões. E, caso curta fazer, é possível até conseguir uma renda extra com o aluguel de kits.

Veja como pintar:

4. Enfeites com papel de seda

Cada pessoa chama de um jeito: pompom de seda, bola de seda, globo de papel, esfera colorida… Mas o que todas tem em comum é que são muito lindas e fáceis de fazer.

Os enfeites de papel podem compôr o arranjo da mesa ou ficar pendurados no teto. Combinam muito com festas à luz do dia e vão bem com uma decoração mais romântica no estilo comforty party.

Delicados e leves, podem ainda, se fixados com um varão desses de cortina e formar um painel maravilhoso para emoldurar a mesa do bolo de 15 anos.

Quer aprender a fazer? Veja este vídeo da Daniella Goracci:

O pompom do tipo colmeia é um pouco mais trabalhoso. Mas o efeito é estupendo! Confira:

Olha como fica lindo na ambientação da festa:

5. Letras decoradas

Que tal inserir suas iniciais ou até mesmo seu primeiro nome na decoração da sua festa? Existem formas simples e baratas de decorar letras e compôr a decoração para dar um toque de flores delicadas ou de brilho glamouroso.

As letras de MDF são facilmente encontradas, como vimos na dica anterior. A letra de MDF possui um custo maior em relação às de isopor ou de papel. A principal vantagem do MDF, no entanto, é que ele pode ficar em pé sobre a mesa do bolo.

Mas, para quem prefere materiais mais econômicos, é possível usar papel sulfite ou um papel com gramatura maior, que é mais grosso e não deforma com o peso. O isopor e o E.V.A também são boas opções.

O mais interessante desse item é que ele pode compor a decoração do seu quarto. Uma lembrança da festa para ver todos os dias!

Neste vídeo, você vê como é fácil aplicar glitter à letra:

Neste vídeo aqui, a Dayane Nascimento ensina a aplicar strass e pérolas na letra:

Para fazer a letra usando papel paraná, veja este vídeo do Canal Femingos:

Veja algumas fotos:

6. Luminária + tecidos leves

Luminárias personalizadas, usando o bom e velho pisca-pisca já são uma coisa comum em decoração de festas simples. As luzes delicadas dão um toque singelo e deixam o ambiente aconchegante.

A tendência do momento, porém, é usar os cordões de LED. Essa novidade tecnológica possui algumas vantagens:

  • são mais econômicos do que as luzes comuns;
  • possuem ampla variedade de cores;
  • duram muito mais do que o pisca-pisca convencional;
  • não aquecem, como as lâmpadas tradicionais.

O fato de não ficarem quentes aumentou as possibilidades de uso das luzes nas decorações de festas. Já vimos na dica #2 como usar essas belezinhas nos balões, mas há outra tendência super charmosa: luminárias nos tecidos.

Veja algumas ideias:

Ficou curiosa sobre como fazer? Neste vídeo você vê como a Priscila Paes fez a cortina com pisca-pisca. Caso prefira, use LED:

 

Uau! Quantas dicas, não é? Você já pensa em colocar algum DIY em prática? Que tal compartilhar o resultado com a gente? Mande a foto para nossa página do Facebook ou para nosso perfil no Instagram!

Até mais e bom trabalho!

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */