Decoração

Festa de primeira comunhão: 7 coisas que não podem faltar

Festa de primeira comunhão

Neste post vamos falar sobre o que não pode faltar em festa de primeira comunhão.

Na cultura católica, a primeira comunhão, também conhecida como primeira eucaristia, é o segundo grande evento que uma criança pode participar.

O primeiro é o batismo.

E o que vem a ser essa festividade religiosa?

Por volta dos 9, 10 anos, a criança é matriculada pela família no curso religioso voltado para o público infanto chamado de catecismo. O padre, freira, coroinha, enfim, todos os envolvidos na comunidade religiosa, ministram aulas apresentando os conceitos fundamentais do cristianismo para a criançada, mas em uma linguagem direcionada para esse público.

Passado 3 anos, geralmente, a criança que compareceu e realizou todos os estudos completa o curso, fim marcado com a festa da primeira comunhão, normalmente ocorrendo em outubro e novembro, em casos excepcionais em dezembro.

Mas a primeira comunhão simboliza apenas a conclusão do catecismo? Não, ela faz alusão a ceia de Cristo com os seus apóstolos. Nesse evento, as crianças recebem o convite para passar a cear, a receber o sangue e o corpo de Cristo, representados na passagem bíblica com pão e vinho.

Nos cultos dominicais, o pão é substituído pela hóstia. No caso da primeira comunhão, tanto o pão como o vinho são representados pela hóstia.



E o que não pode faltar em uma festa de primeira comunhão? Não é um tipo de festa tão frequente de se ir, não é um aniversário, embora seja bem parecido, muito menos um casamento, então é natural que as pessoas tenham dúvidas sobre a organização dessa festa.

Tiramos essas dúvidas neste post sobre o que não pode faltar em festa de primeira comunhão.

Confira o texto abaixo.

O que não pode faltar em festa de primeira comunhão?

Como dito, é bem parecido com uma festa de aniversário. Precisa ter uma mesa central decorada, que tenha bolo, docinhos e salgadinhos.

E o item que não pode faltar é a lembrancinha.

Festa de primeira comunhão

Lembrancinha

Todo evento especial sempre tem uma lembrancinha para se guardar como recordação de uma data teoricamente importante. E a festa que marca definitivamente o vínculo de seu filho, neto, sobrinho etc, com a igreja, em que, simbolicamente, a primeira comunhão significa A aceitação de Deus como condutor de sua vida, guia, iluminador, sem dúvida é um evento importante.

As lembrancinhas geralmente são algo simples, assim como a festa, uma caixa com um terço, o próprio terço, umas garrafinhas com água benta, marcadores de livros. Veja este post que fizemos sobre lembrancinhas de primeira comunhão para ter mais ideias e inspirações

Outro item que não pode faltar em festa de primeira comunhão é o espírito santo.

Espírito santo?!

Como assim?

Espírito santo

Claro que para os devotos o espírito santo estará sempre presente na igreja, mas estamos falando da representação do espírito santo na decoração da festa de primeira comunhão.

Se não tem ideia de como fazer isso, precisa folhear um pouquinho mais a bíblia, ou fazer mais caça palavras, pois sua memória talvez não esteja lá essas coisas. Lembra-se do batismo de Cristo, com João Batista? O quê apareceu representado o espírito santo?

Nada?

A pomba pombas!

A pomba branca é a simbologia mais clássica do espírito santo.

Recomenda-se colocar uma pomba branca artificial centralizada e acima da mesa principal, seja na parede ou na cortina.

Outra possibilidade de caracterização do espírito santo é o uso de um quadro com um versículo que faça menção a energia divina.

Mesa de convidados

Não é uma festa restrita somente as crianças e familiares, o convite pode ser estendido a amigos e outros integrantes da comunidade religiosa. O que vai incluir, necessariamente, não pode faltar em festa de primeira comunhão, e de nenhuma outra festa se pensar bem, mesa de convidados.

E como deve ser a decoração da mesa de convidados em festa de primeira comunhão?

Não só as mesas dos convidados, mas as cores da decoração de modo geral devem seguir a linha da neutralidade, tons claros. Opte por copos e talheres em vidro ou porcelana.

O centro da mesa costuma ter um objeto decorativo e nesse caso, para manter a harmonia com o restante que segue nesse mesmo tom, escolha algo simples como um arranjo de mosquitinhos em uma garrafa reaproveitada.

Bíblia

Sem dúvida elemento indispensável em qualquer evento religioso, mas em se tratando de festa de primeira comunhão ao menos uma bíblia cumpre sim papel decorativo de fato, ao ser posta aberta na mesa central.

Não precisa ser aberta aleatoriamente, escolha um Salmo, algum outro versículo de sua preferência ou que julgue que seja adequado a celebrização que está sendo feito na data.

Festa de primeira comunhão

Cálice

Ok, não é tão indispensável assim, contudo é um ótimo artigo de decoração, se harmoniza perfeitamente ao ambiente. E onde poderia ser colocado em festa de primeira comunhão?

Lembrando que se trata de uma festa que tem as crianças como destaque. O cálice, ou conjunto de cálices, pode ser usado como um suporte para doces, doces preferencialmente cremosos, como brigadeiro, beijinho, doce de leite etc.

Nome da criança

Mais um elemento de festa de aniversário que pode ser incorporado a festa de primeira comunhão. O nome da criança costuma aparecer em destaque nas comemorações do seu dia de nascimento e o mesmo pode ser feito na festa de primeira comunhão desde que mantendo o mesmo tom sombrio da decoração do entorno.

As letras do nome podem ser de papelão, madeira, adesivos de paredes, não importa, portanto que sejam de tamanho expressivo para colocar em destaque o nome da criança.

Anjos

Poderá argumentar que anjos certamente não faltarão já que seu pimpolho certamente é um, mas estamos falando da representação dos anjos clássicos, de asinhas e harpas.

Seja como elemento principal de centro de mesa, seja na decoração na parede ou cortina, anjos são figuras graciosas que combinam super bem em qualquer evento da igreja, mas principalmente em festa de primeira comunhão.

Gostou deste conteúdo sobre festa de primeira comunhão?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */