Sexo

Filmes sobre Sexualidade: 8 opções que você deve conhecer

Filmes-sobre-Sexualidade

O cinema está sempre abordando coisas do nosso dia a dia, seja de forma lúdica ou em um filme mais sério e que foge bastante da ficção. Por isso, é possível encontrar vários filmes sobre sexualidade no mundo do cinema – tanto filmes mais antigos quanto mais atuais.

Através deles é possível mostrar um pouco da realidade de muitas pessoas em um mundo onde ainda há muito preconceito e falta de informação. Além de ajudar que as pessoas entendam essas diferenças na sociedade, também ajuda aqueles que precisam se um apoio, de sentir que outros também passam por aquilo, etc.

Pensando nisso, decidimos selecionar alguns filmes sobre sexualidade para indicar neste conteúdo. Confira a lista completa e faça uma noite de cinema para conhecer alguns deles.

Vamos lá?

Filmes sobre Sexualidade

Essa lista possui alguns bons filmes, qual deles será o primeiro que você irá assistir. Vamos conferir?

Garota Dinamarquesa

O filme garota dinamarquesa fez muito sucesso quando foi lançado e até hoje possui um destaque no mundo do cinema. Ele conta a história de Lili Elbe, uma artista transgênero que foi a primeira a realizar a cirurgia de resignar o sexo – ou seja, troca de sexo.

Ela é casada com uma mulher, trazendo ainda mais representatividade para o filme. É uma história válida e uma artista que vale a pena conhecer.

Tomboy

Tomboy é um filme delicado e, mesmo assim, pode ser bem doloroso para quem passa pelas mesmas situações e mesmas incertezas.

A palavra tomboy significa uma mulher que gosta de se vestir como um homem, no caso, com roupas e características que são consideradas normais entre os homens e julgadas entre as mulheres – como o cabelo curto, roupas largas, etc.

O filme irá acompanhar uma jovem menina que está passando por esses conflitos, mesmo não entendendo muito bem os riscos e o preconceito por trás disso tudo.

Ela se vê excluída, infeliz pelo que não pode ser e mostra muito o que muitos garotos e garotas trans passam em sua juventude e até mesmo na vida adulta.

O filme é uma ótima reflexão sobre dar voz às crianças e mostra que elas possuem os próprios sentimentos sobre quem elas são ou desejam ser.

Clube de Compras Dallas

Esse livro irá nos levar diretamente para a década de 80, onde o vírus da aids assombrava boa parte da população LGBT, principalmente os homens gays. Neste longa iremos conhecer a história de Ron Woodroof, que era eletricista na época que contraiu o vírus.

A partir disso, Ron buscou de tudo para fazer com que fosse descoberta uma cura para esse mal que estava matando muitas pessoas em curtos períodos de tempo.

Ele fica tão empenhado na causa que chega até a começar a contrabandear drogas, com o intuito medicinal.

Vale muito a pena assistir o filme clube de compras Dallas e conferir o que acontece no final. Além de ser uma parte da nossa história, é interessante acompanhar o que muitas pessoas passaram naquela época tão difícil.

Carol

Carol é um filme com protagonismo lésbico, ou seja, de mulheres que amam mulheres. Nele, duas mulheres se conhecem em meados dos anos 50 e ficam muito interessadas uma na outra.

A partir daí, tudo que vem é história. E das boas. O filme vale a pipoca e um momento com a pessoa que você ama.

Laurence Anyways

Este é um filme para se emocionar. Em meio a mudanças da vida um casal (homem e mulher) acaba tendo conflitos em sua relação quando o homem decide passar pela transição de gênero e passa a se identificar como mulher.

Em meio ao preconceito e aos desafios que o casamento enfrentará durante esse percurso, eles decidem continuar juntos e apoiar um ao outro nesse momento tão delicado.

O filme é digno de bons lencinhos, esteja preparado para a emoção.

Hoje eu quero voltar Sozinho

Hoje eu quero voltar sozinho é um dos filmes mais lindos e doces que você poderá ter o prazer de assistir em sua vida. Se eu fosse você, essa seria a primeira opção da lista para começar a maratona.

Bom, neste longa dois jovens se conhecem na escola e um deles acaba se apaixonando pelo outro – embora sejam, aparentemente, só amigos.

O personagem principal, o Leo, é um garoto cego. Isso acaba criando certas barreiras para que ele se solte e diga o que sente por seu amigo. Mas, a vida tinha reservado muitas coisas boas para ele.

Em hoje eu quero voltar sozinho você verá muitos traços de amor, amizade, companheirismo, adolescentes sendo adolescentes e muito mais.

Além de ser um ótimo filme, ele é nacional!

Meninos não Choram

Brandon Teena é um garoto trans que está tentando lidar com sua identidade de gênero e garantir que isso não seja um problema. Mas, quando tudo parecia estar indo bem, as pessoas descobrem que ele, na verdade, é uma pessoa trans.

Isso gera muitos conflitos por conta do preconceito, e Brandon terá que enfrentar todos eles para ser quem realmente é. É um filme sensível e cheio de gatilhos para pessoas que passam por isso.

Flores Raras

Para fechar com chave de ouro a nossa lista de filmes sobre sexualidade, temos mais um nacional. Flores Raras irá retratar a história de duas mulheres que se amam – a poeta Elizabeth Bishop e a paisagista Lota de Macedo Soares.

Tudo se passa na década de 50, dando um ar bem histórico para a história e, o melhor, é que é o retrato de uma história real.

Conclusão

Você já conhecia esses títulos ou já chegou a assistir alguns deles? Entender sobre as diversidades da sexualidade através de filmes e séries é uma ótima maneira de sentir o que as pessoas sentem em relação a como são vistas e tratadas.

Que tal fazer uma lista da lista e chamar alguns amigos, ou aquela pessoa que você gosta, para fazer uma maratona com muita pipoca?

Com certeza, vocês se divertiram e aprenderão muito sobre as diferenças com esses filmes sobre sexualidade.

Sobre o autor

debora