Beleza Unhas

Top coat: benefícios e diferenças em relação ao Extra Brilho

Top Coat

O top coat surgiu como um finalizador muito cobiçado pelas amantes da arte de fazer as unhas.


O resultado é incrível: unhas impecáveis, com um brilho maravilhoso. Além de mantê-las lindas por muito mais tempo.

O top coat proporciona uma cobertura perfeita, protegendo o esmalte contra lascas e arranhões. De quebra, esta proteção faz com que o esmalte dure nas unhas por muito mais tempo.

Se você está em busca de uma alternativa para o extra brilho, então confira o guia definitivo sobre o top coat que preparamos especialmente para você.

O que é o top coat?

O top coat nada mais é do que um poderoso finalizador para as unhas. Com secagem rápida, este produto proporciona uma película espetacular para as unhas, protegendo-as e aumentando a durabilidade da cor.

Sua cobertura proporciona uma secagem mais rápida do que o natural, para todos os tipos de esmaltes.

Além de proteger e prolongar a durabilidade do seu esmalte, o top coat ainda corrige imperfeições que possam ter ficado sob a superfície de sua unha.

Assim, aplicar este produto em casa, sem dúvidas, trará um aspecto de unhas recém feitas por uma manicure profissional.

Quais as diferenças entre top coat e extra brilho?

Muita gente acaba confundindo a função do top coat com o extra brilho. Mas não se engane! Cada produto existe com uma finalidade.

O extra brilho, por exemplo, é um esmalte transparente que serve apenas para dar um aspecto “verniz” a esmaltação. Entretanto, este efeito nem sempre é como desejamos, deixando a unha apenas com uma camada mais grossa de esmalte.

Todavia, o extra brilho também não proporciona uma maior durabilidade da cor sob as unhas. Além de perder o seu brilho um ou dois dias após a aplicação.

Já o top coat é diferente. É um produto mais, digamos, sofisticado. Ele possui componentes especiais que são responsáveis por uma secagem mais rápida do esmalte recém aplicado.

Além disso, garante uma maior fixação do esmalte na unha, além de aumentar a sua durabilidade.

Outra mágica que o top coat proporciona – e que com certeza fará você se encantar por ele – é a eliminação das temidas “bolinhas”. Sim! Aplicar este produto sobre o seu esmalte irá eliminar aquelas bolinhas que podem aparecer graças ao calor.

Suas unhas ficarão impecáveis, lisinhas, com um brilho maravilhoso e protegidas por muito mais tempo.

Tipos de top coat

Agora que você já sabe diferenciar o top coat de um esmalte extra brilho comum, é hora de conhecer os diversos tipos deste produtinho mágico que temos a nossa disposição. São eles:

  • Efeito super brilho/extra brilho: Protegendo contra arranhões e lascas, este tipo de top coat garantirá um brilho extraordinário para as suas unhas.
  • Efeito fosco/matte: Há quem ama um efeito fosco nos esmaltes. Entretanto, é difícil encontrar produtos com esta finalização. Para isso, temos o tipo de top coat que proporciona um efeito opaco para a esmaltação. Além, claro, de manter a proteção e a durabilidade sempre em dia.
  • Efeito holográfico (ou glitter): Este é um efeito desejado por mulheres mais glamorosas, que adoram brilhar! Assim, este tipo de top coat pode ser tanto utilizado sozinho quanto por cima de um esmalte base. O efeito é lindo, proporcionando uma camada consistente de muito brilho e glitter. Perfeito para unhas “filha única”.
  • Efeito de secagem rápida com brilho: Este produto é específico para aquelas pessoas mais, digamos, “desastradas”. Se você é uma daquelas que, logo depois de aplicar o esmalte, vive esbarrando as unhas em todos os cantos, o top coat de secagem rápida poderá lhe ajudar.
    Além de secar a esmaltação rapidinho, ele ainda irá proporcionar um efeito verniz de brilho sobre as unhas. Protegendo-as e garantindo uma maior durabilidade do produto.

Como aplicar o seu top coat favorito

Depois que você esmaltar as suas unhas com o produto desejado, é hora de aplicar o top coat de sua escolha.

Para isso, vale salientarmos algumas considerações: não aplique o top coat em coberturas texturizadas. Como ele tem o poder de “corrigir” imperfeições na superfície do esmalte, pode ser que o efeito desapareça.

Quanto a unhas decoradas, a melhor maneira de aplicar este produto é considerando o efeito de película, que explicaremos a seguir.

Passar o top coat da mesma forma em diferentes superfícies, com desenhos, por exemplo, poderá fazer com que a arte que você demorou tanto para fazer nas unhas desapareça, escorrendo.

Entretanto, se o seu esmalte é “liso”, você pode aplicar normalmente e aguardar alguns instantes para que o produto seque devidamente.

Como aplicar o top coat com efeito película

Para conquistar o efeito de película do top coat você irá precisar de uma superfície bem lisinha, como a parte interna da caixa de leite.

Sabe aqueles adesivos de unhas que fazem em cima das caixinhas de leite? Desenhando e cobrindo-os com extra brilho, para, em seguida, ser retirados – com cuidado – da caixa e aplicados diretamente sobre as unhas? Pois é. Esta película funciona mais ou menos assim.

Você deverá despejar um pouco do top coat na caixa de leite, sem deixar o produto muito grosso.

Em seguida, espere secar bem, para poder retirar o produto sem que o mesmo borre ou “rasgue”.

Depois é só aplicar, com cuidado, com a ajuda de uma pinça diretamente na unha com textura e ou desenho.

Após este processo você poderá aplicar uma fina camada de top coat diretamente sobre a unha protegida previamente com a película.

Top coat: o seu queridinho a partir de hoje!

Definitivamente é impossível não se apaixonar por este produto, não é mesmo?

Dessa maneira, considere incorporá-lo hoje mesmo na sua maleta de produtos para manicure.

Temos certeza que você irá se apaixonar e nunca mais trocará este produto por nada.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.