Beleza Cabelos

Fitagem em cabelo ondulado: como fazer? + fotos

Fitagem em cabelo ondulado

Cabelos ondulados ou crespos, eis que essa é a nova tendência. Junto com eles, a fitagem em cabelo ondulado se tornou a técnica mais pedida do momento.

Quem um dia sonhou com tutorias que ensinam como cuidar do cabelo ondulado, pode agradecer a nova onda de produtos cosméticos que contribui para este tipo de madeixa.

Elegante e despojado, os penteados para essa tendência ganha o coração de quem também possui os fios mais lisos.

Sendo assim, hoje vamos falar sobre a fitagem para cabelo, uma técnica muito usada para definir o cabelo ondulado e  o cacheado.

Fitagem em cabelo: O que é?

A fitagem em cabelo é basicamente uma técnica de finalização, onde usa-se vários produtos para manter e definir os cachos das madeixas.

Contudo, também muito usada nos cabelos ondulados, os tipos 02, que permitem deixar os fios mais alinhados com efeito em “ondas” marcantes.

Dessa forma, com ajuda de produtos específicos e uma técnica de como fazer, os cabelos ondulados ganham forma até no segundo dia após o procedimento.



Para garantir um god day after, existe uma técnica que divide o cabelo como fitas (por isso o nome fitagem) que pode te auxiliar ao encontro com um ondulado perfeito.

O efeito da fitagem deixa os fios mais aparentes, com aspecto natural e descolado. Além de ficar maravilhoso em cabelos com mechas loiras, proporcionando um visual praiano.

View this post on Instagram

Comment when you see it 👀😂

A post shared by india batson (@indiabatson) on

Como fazer a fitagem em cabelo ondulado

Antes de começar todo o processo de fitagem, é necessário que você escolha os produtos adequados ao seu tipo de fio.

De tal maneira que é preciso investir desde um bom shampoo, até um produto finalizador de cachos ou para o efeito que você desejar.

Confira o passo a passo de como fazer fitagem em cabelo ondulado 

  1. Primeiramente, lave o cabelo com shampoo próprio para seu tipo de cabelo, não se esquecendo de lavar bem o couro cabeludo.
  2. Agora, aplique um condicionar ou creme para fazer a selagem dos fios.
  3. Com o cabelo ainda molhado, tire o excesso de água com uma toalha, não utilize secador, ok.
  4. Dessa forma, com as madeixas ainda molhadas divida os fios em quatro partes, duas na parte de cima e duas na nuca.
  5. Em camadas pequenas, pegue mechas pequenas e comece a aplicar o leave-in ou creme sem aplicar produto na raiz.
  6. Faça o mesmo procedimento de dividir em “fitas” passando o produto em todas as mechas.
  7. Dependendo da proporção dos cachos, você poderá moldar as ondinhas logo após finalizar cada mecha, basta “amassar” das pontas para raiz.
  8. Para um efeito com movimento, depois de passar o leave-in em todo cabelo, “amasse” do comprimento à raiz, até formar as ondas que você deseja.
  9. Para finalizar, utilize a técnica plopping, deixando o cabelo secar naturalmente, não utilize secador para não formar frizz e prejudicar o efeito.

Fitagem seca em cabelo ondulado 

Se você prefere uma fitagem sequinha para o inverno, após a lavagem, aplique o creme para pentear como do passo a passo que ensinamos.

Assim, para finalizar e garantir o efeito utilize o difusor ou o secador para finalizar o processo de modulação das ondas.

Não esqueça de antes finalizar com o secador, usar um creme para pentear que proteja do calor e dos frizz, pois pode ocorrer de seu cabelo arrepiar.

Dica para uma secagem da fitagem sem uso secador 

Para uma secagem sem uso do secador, após completar o processo você pode usar uma fronha ou camisa de 100% algodão e amarrar como um turbante na cabeça.

Dessa maneira, suas ondas ficarão sequinhas e definidas por mais tempo.

Melhores produtos para usar ao fazer fitagem

Não adiante todo o processo se você não está usando o produto adequado, pois mesmo que o produto seja para criar ondas, algumas texturas de fios podem ser comprometidas quando usado o produto errado.

No entanto, para os efeitos existem produtos que funcionam melhor de acordo com o tipo de fio.

Confira abaixo os melhores produtos para fazer fitagem, de acordo com cada tipo de cabelo:

  • Cabelo ondulado muito oleoso: Para este tipo de cabelo, use produtos que não são com base em óleos, de preferências os mousses, gel modelador ou leave-in ativadores de ondas.
  • Cabelo ondulado seco: Um bom creme para pentear, que tenha um ativador de cachos. Pode também usar uma pomada específica para finalizar.

Portanto, é interessante sempre testar produtos novos, levando em consideração os efeitos que você deseja obter com a técnica.

Neste sentido, antes de aplicar o produto nos fios, espalhe bem o produto nas mãos e só depois passe nos cabelos.

Pois assim, em alguns casos os produtos como cremes para pentear, pomadas modeladoras e leave-in podem pesar o efeito quando aplicado em excesso.

Cuidados para manter o efeito no outro dia

Para garantir o efeito no outro dia, alguns cuidados devem ser tomados, de modo que o penteado se torne mais evidente e intacto no dia seguinte.

Assim, quando for dormir use uma fronha de seda ao invés da fronha de algodão que absorve toda a umidade dos fios, deixando-os mais secos.

Para dormir, use uma touca de seda ou de meia para manter os fios alinhados em suas ondas marcantes e soltas.

Sempre que necessário, use um spray ativador de cachos e ondas, passando do comprimento às pontas, nunca no couro cabeludo.

De forma nenhuma utilize pentes e escovas no cabelo ondulado, pois elas quebram e puxam os fios, tornando-os frágeis e espigados.

Para desembaraçar, utilize os dedos passando delicadamente entre as fitas que se formarão com a finalização. Mas cuidado com a frequência de passar as mãos, elas podem ativar os indesejáveis frizz.

A ideia da fitagem em cabelo ondulado é formar as ondas o mais naturais possíveis, incluindo ondas marcantes no dia seguinte.

Galeria de fotos

View this post on Instagram

Eu pleníssima com meu piercing fake 😜✨

A post shared by Mayse Cavalcante (@meumundocacheado) on

View this post on Instagram

MARAVILHOSA ✨

A post shared by ℂ𝔸𝔹𝔼𝕃𝕆𝕊 𝕃𝕆ℕ𝔾𝕆𝕊 (@_cabeloslongos) on

View this post on Instagram

ура еду на родину

A post shared by Tanya Kizko (@tanyakizko) on

Considerações finais

Os cabelos ondulados são características pertinentes da mulher brasileira, com isso, todo cuidado para preservar o efeito é válido.

No caso da fitagem em cabelo ondulado, ela se torna uma das formas mais fáceis de fazer, podendo ser aplicada no conforto de sua casa.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */