Beleza Cabelos

Fitagem estruturada: aprenda passo a passo como definir os seus cachos

Quem tem cabelos cacheados ou crespos está sempre em busca de novas maneiras de finalização para valorizar ainda mais os cachos e potencializar o visual. Afinal, volumão, com tudo no seu devido lugar e longe de frizz, é tudo de bom, né?! Por isso, surgem cada vez mais técnicas e truques que ajudam a definir os cachos no day after para você não precisar aparecer com o cabelo todo amassado depois daquele sono da beleza, especialmente se você está em fase de transição capilar




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Alguns deles você já aprendeu a fazer aqui no blog, como é o caso do plopping, dos coquinhos, da fitagem capilar e do twist. No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre a fitagem estruturada, que promete uma finalização com definição máxima e ainda mais duradoura para o seu cabelo.

A técnica já virou a “queridinha” das cacheadas e crespas de plantão por potencializar o efeito da fitagem capilar comum que você já conhece. Quer saber qual é a diferença entre as duas e como fazer fitagem estruturada no seu cabelo? Então, acompanhe os próximos parágrafos e descubra tudo sobre a novidade!

O que é a fitagem estruturada?

A fitagem estruturada nada mais é que uma versão da fitagem capilar comum, só que mais detalhada e, portanto, com melhores resultados na definição dos cachos e controle do volume. O processo para fazer esse tipo de finalização continua o mesmo: o cabelo é dividido em pequenas “fitas” (mechas fininhas), aplica-se uma camada generosa de creme para pentear, gel ou leave-in em cada uma delas e “amassa-se” para formar cachinhos bem definidos.

Na fitagem estruturada, a única diferença é que você deverá usar uma combinação de mais produtos (todos juntos), como um creme para pentear com textura mais leve, um óleo vegetal de sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo) e gel, além de separar as fitas de forma ainda mais cuidadosa, o que deixará o processo um pouco mais demorado do que o comum, mas com mais definição e sem nenhum frizz.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Não se preocupe! O tempo gasto na versão estruturada será compensado nos dias seguintes, já que você vai poder economizar tempo na rotina para finalizar o cabelo. Isso porque a combinação de produtos variados deverá segurar melhor o formato dos cachos e, melhor ainda, por mais tempo, o que é ideal para você não ficar preocupada com as manutenções nos próximos ‘day after’.

Mas, fique ligada! A dica para quem gosta da definição que a fitagem estruturada traz, mas não quer perder o volume, é soltar a raiz com os dedos ou com pente garfo. Ainda, pode até parecer brincadeira, mas balançar bastante a cabeça para a frente e para trás também garante um resultado bonito e um volume na medida certa e sem frizz.

Veja também: 17 penteados afros femininos: passo a passo

Como fazer fitagem estruturada: veja passo a passo

Se você acha que a fitagem capilar comum demora um pouco, a versão estruturada deverá demorar ainda mais. Por isso, você precisa de muita paciência, ok?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Afinal, melhores resultados exigem maiores esforços e, portanto, não tem para onde correr se o que você deseja é ostentar cachos super definidos, sem frizz e com um volumão de dar inveja! Confira, a seguir, como fazer fitagem estruturada passo a passo:

Passo 1: Primeiro, lave bem o cabelo normalmente e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha de microfibra ou camiseta velha de algodão (para evitar o frizz que os tecidos sintéticos deixam nos nossos cachos).

Passo 2: Em seguida, divida o cabelo em quatro partes. Pegue uma delas para começar e aplique uma pequena quantidade de óleo vegetal da sua preferência e massageie bem os fios.

Passo 3: Agora, borrife com a ajuda de um spray o leave-in ou creme para pentear (com textura leve) na raiz. Aplique uma quantidade generosa desse mesmo produto que você escolheu na mecha, enluvando-a bem.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Passo 4: Feito isso, divida o cabelo em mechas, como se estivesse fazendo uma fitagem comum, e, dessas mechas, separe mechas menores ainda. Estique-as e vá soltando vagarosamente para formar os cachinhos. Outras duas opções interessantes é amassar as mechinhas ou fazer o famoso dedoliss (passar os dedos entre elas) em cada uma para garantir uma melhor definição.

Passo 5: Repita o processo nas outras três partes que você separou o cabelo. Depois de terminar todo ele, basta deixar as madeixas secarem naturalmente ou usar um difusor para acelerar a secagem.

Passo 6: Quando perceber que o cabelo está completamente seco, a dica é usar um ativador de cachos para fixar ainda mais os cachos e evitar que fiquem com frizz.

E se não funcionar no meu cabelo?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A fitagem estruturada, assim como a comum, não serve para todos os tipos de cabelo. No entanto, quem faz garante que os resultados são impecáveis! Caso não funcione em você, o ideal é que você busque outras formas de finalização capilar, como as que citamos no início desse artigo.

Procure também escolher bem os produtos que vai utilizar durante o procedimento e seguir o passo a passo que ensinamos minuciosamente. Veja aqui quais são os 10 produtos indispensáveis para quem tem cabelos cacheados ou crespos.

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */