Infográficos Nutrição

Folha de beterraba: benefícios, usos e sugestões de consumo

Folha de beterraba

Existem diversas maneiras de saborear a beterraba. Essa hortaliça pode render bons sucos, chás, saladas, pode ser cozida, até mesmo usada junto com medicamentos no tratamento de doenças do fígado. Agora, você conhece os benefícios da folha de beterraba?

Assim como a própria hortaliça, existem maneiras saborosas de usar as folhas de beterraba e fazer comidas mais sustentáveis na sua cozinha, reduzindo o desperdício de alimentos e comendo todas as suas beterrabas da raiz às pontas.

Hoje em dia, a comida é cada vez mais cara e escassa. É incrível ver como muitas coisas são desperdiçadas porque não conhecemos os benefícios que elas podem nos proporcionar. As raízes, a casca, as folhas e até mesmo as sementes têm mais nutrientes do que as partes dos vegetais ou das frutas que normalmente consumimos.

Este é o caso da beterraba, popularmente conhecida pela variedade de usos que tem seu corpo ou parte carnuda. Mas hoje vamos falar sobre a parte que comumente descartamos, as folhas de beterraba.

Essas folhas que geralmente vão direto para o lixo têm inúmeros benefícios para a saúde que nem imaginamos. Naturalmente, antes de prepará-los para o consumo, eles devem ser lavados, de preferência com água fervida.

Recomendamos que você continue lendo para saber todos os segredos que essas folhas guardam.

Os benefícios das folhas de beterraba você nunca vai jogá-los fora!

Certamente você ficará surpresa pela quantidade de benefícios que têm as folhas desta hortaliça, nós começamos:

Folha de Beterraba: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Folha de Beterraba: 6 benefícios para a saúde [Infográfico]

Vitamina C suficiente

Metade da taxa de folhas de beterraba cozida tem 30% da ingestão diária de vitamina C que uma pessoa média precisa por dia. Esta vitamina é necessária para produzir colágeno, uma proteína que ajuda a saúde da pele, dentes, ossos e vasos sanguíneos. Também intervém na produção de glóbulos brancos que impedem o nosso corpo de infecções diferentes.

Há também muita vitamina K

As folhas de beterraba são uma fonte significativa de vitamina K. Este nutriente ajuda a controlar os fatores de coagulação do sangue. O homem adulto precisa de 120 microgramas de vitamina K por dia e a mulher adulta precisa de 90 microgramas em média. Um só copo com folhas de beterraba cruas abastecerá seu corpo com 152 microgramas desse nutriente.

Folha de beterraba

Melhore a sua visão com a sua vitamina A

A beterraba também é rica em vitamina A. Essa vitamina é vital para uma boa visão e tem um papel importante na absorção de luz dos cones e bastonetes da retina.

Desintoxicar seu corpo

Pigmentos amarelos estão contidos nas folhas da beterraba que ajudam o processo de desintoxicação do corpo. Eles também purificam o sangue e o fígado. Por serem ricos em cálcio, também podem ajudar a prevenir a osteoporose, uma vez que esta doença é causada pela falta desse mineral. Ele também é creditado com a propriedade que auxilia no combate a doença de Alzheimer.

Como você pode ver os benefícios são muitos, e não é obrigatório que as folhas da beterraba sejam consumidas sozinhas. Elas podem ser combinadas com os legumes que você come com frequência.

Receitas com folhas de beterraba

Muitas pessoas sabem como preparar beterrabas, mas muitos não sabem como preparar as folhas de beterraba, então como fazer pratos nutritivos com as folhas de beterraba? Eles são um pouco mais salgados e têm um sabor mais forte do que a maioria dos vegetais folhosos.

Mas você pode facilmente transformá-los em um acompanhamento suave e delicioso.

Salada de folhas de beterraba

A salada é um prato muito nutritivo e de baixa caloria, sendo ideal para acompanhar massas, carnes e peixes. As folhas de beterraba também podem ser misturados com outras folhas, como espinafre, já que possuem uma consistência amanteigada e são muito semelhantes, embora tenham seu próprio sabor.

Croquetes de beterraba

Você também pode preparar alguns deliciosos croquetes de folhas de beterraba. Para isso, ovos, cebola, sal, pimenta, noz-moscada, farinha de trigo e queijo opcionalmente ralado também são necessários.

Depois de lavar e cortar as folhas, misture-as com o restante dos ingredientes. Em seguida, prepare a panela com óleo quente e, com a ajuda das porções de colher, prepare o tamanho que preferir. Os croquetes são fritos até ficarem dourados dos dois lados, prontos para serem saboreados.

Bolo de folha de beterraba

Outro prato muito saboroso feito deste vegetal é o bolo de folhas de beterraba. Os ingredientes para isso são os seguintes:

  • 1 cobertura de massa integral
  • 500 gramas de folhas de beterraba
  • 2 cebolas grandes
  • 100 gramas de queijo
  • 5 ovos

Preparação

As folhas de beterraba são cozidas em um pouco de água até ficarem macias, depois são picadas. As cebolas são cortadas e refogadas. Quando estiverem douradas, adicione as folhas e deixe cozinhar um pouco mais. Em seguida, um molde é coberto com toda a massa e recheado com o picado das folhas e cebolas. Misture, e colocamos os ovos crus a uma distância um do outro. Cubra com o queijo e asse por meia hora, até que os ovos estejam prontos. Então nosso bolo estará pronto para ser servido quente.

Folha de beterraba

Receita de molho de vegetais com folhas beterrabas

Porções: para 3 pessoas.

  •  óleo de gergelim;
  • 1 dente de alho bem cortado;
  • 1 cebolinha cortada em meias luas e a parte verde finamente cortada;
  • 1 cenoura grande picada;
  • 1/2 repolho verde;
  • 4 cogumelos shiitake frescos grandes;
  • Folhas de beterraba: 1 punhado, finamente cortado;
  • 1/3 xícara de folhas de cenoura picada;
  •  Sal;
  • Molho de soja;
  • suco de gengibre fresco.

Como fazer um molho de vegetais com folhas de beterraba:

Aqueça o óleo de gergelim em uma panela e frite o alho picado por 1 minuto. Adicione a cebola e continue salteando em fogo médio por mais um minuto.

Adicione a cenoura e as folhas picadas, um pouco de sal e continue refogando por mais 2 minutos. Junte o repolho, um pouco de sal e refogue, mexendo por mais 2 minutos. Adicione os cogumelos shiitake, as folhas verdes da beterraba, outra pitada de sal e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre.

Finalmente, tempere com molho de soja e suco de gengibre fresco, mexa bem e ajuste o sabor com mais molho de soja, se desejar.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */