Beleza Cabelos Infográficos

Folha de goiabeira para o cabelo: veja os benefícios e como usar

Folha de goiabeira para o cabelo

A queda capilar é um dos problemas que mais atormentam as vaidosas que amam cuidar dos seus fios. Ela pode ser causada por inúmeros motivos, desde estresse, má alimentação, falta de higiene ou cuidados com os fios, enfraquecimento da raiz, alterações hormonais, por questões genéticas, como é o caso da calvície hereditária (alopecia androgenética), ou simplesmente pela fase de queda e nascimento de novos fios dentro do ciclo de vida do cabelo.

Além disso, especialistas acreditam que o problema está relacionado à falta de vitamina B no organismo, que além de afetar a saúde, provoca danos principalmente ao cabelo, levando à queda dos fios e, ainda, deixando-os sem brilho, muito finos e quebradiços. Seja qual for o seu caso, o fato é que ver todos aqueles fios caindo por toda a parte da casa, deixados no ralo do banheiro ou no travesseiro, deixa qualquer mulher desesperada.

E quando as falhas começam a aparecer no couro cabeludo, pior ainda! Não há autoestima que resista a essa visão terrível dessa na frente do espelho, concorda? Por isso, além de procurar um dermatologista para averiguar o que pode estar causando a queda do seu cabelo, uma dica é apostar em remédios ou receitinhas caseiras, que são as favoritas do momento, para evitar o problema.

Uma das mais famosas é a folha de goiabeira, que tomou conta da internet atualmente como a solução “milagrosa” para combater a perda de cabelo e, ainda promover o crescimento rápido e saudável dos nossos fios. Quer saber se ele realmente pode ajudar a melhorar a saúde das suas madeixas? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e conheça detalhadamente todos os benefícios da folha de goiabeira para o cabelo!

Vem comigo…



Veja também: 15 dicas para acabar com a queda do cabelo de uma vez por todas!

Para que serve a folha de goiabeira no cabelo?

A goiabeira é uma árvore tropical nativa das Américas do Sul e Central. Além do seu fruto, as suas folhas também são bastante utilizadas para fins medicinais, podendo trazer inúmeros benefícios à saúde, além de servir para cuidar dos nossos cabelos. Não é à toa que as folhas de goiabeira são utilizadas desde a Antiguidade para tratar problemas capilares, como a queda e falta de crescimento.

Ricas em vitaminas A, B e C, além de licopeno, fibras e potássio, este poderoso ingrediente natural pode oferecer desde propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas e antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, nutrindo os folículos pilosos e promovendo o crescimento de novos fios.

Ainda, estudos recentes têm mostrado que as folhas de goiabeira também podem ser úteis na prevenção e combate à calvície, já que são consideradas grandes aliadas na luta contra a queda capilar. Por esta razão, as receitas caseiras à base dessas plantinhas voltaram com tudo e não saem mais da penteadeira de muitas mulheres, especialmente daquelas que amam cuidar das suas madeixas.

Benefícios da folha de goiabeira para o cabelo

Folha de Goiabeira: 5 benefícios para o cabelo [Infográfico]

Combate a queda capilar

Devido às propriedades contidas na folha de goiabeira, é possível utilizá-la como um remédio natural poderoso contra a queda do cabelo. Isso porque ela ajuda a estimular a renovação e fortalecimento dos folículos pilosos do couro cabeludo. Para isso, basta massagear a região com receitas caseiras à base desse ingrediente para ativar a circulação sanguínea e, portanto, fortalecer a raiz dos fios, evitando a sua queda.

Estimula o crescimento do cabelo

Rica em vitamina C, a folha de goiabeira pode ativar e aumentar a produção de colágeno no couro cabeludo, promovendo o melhor e mais rápido crescimento dos fios. Além disso, por melhorar a circulação sanguínea na raiz, esse ingrediente natural também ajuda a nutrir essa região, o que também ajuda no crescimento.

Evita a caspa e oleosidade na raiz

Por conter antioxidantes em sua composição, a folha de goiabeira também pode ser útil no combate aos radicais livres presentes na raiz capilar, que causam vários danos ao couro cabeludo e aos fios. Ainda, a plantinha também ajuda a remover o acúmulo de sujeira e sujeira das nossas madeixas, através do chamado efeito build-up, evitando a oleosidade e a caspa.

Deixa os fios mais macios e brilhosos

Por ajudar a remover o acúmulo de sujeira no couro cabeludo e nos fios, pode-se dizer que a folha de goiabeira também pode ajudar a deixar o cabelo mais macio e brilhoso.

Protege o cabelo do sol

A folha de goiabeira é uma excelente fonte de licopeno, uma substância capaz de atuar na proteção dos nossos fios contra os raios solares ultravioletas (UV), evitando os principais danos causados por eles, como o ressecamento, por exemplo.

Como usar folha de goiabeira no cabelo?

A boa notícia é que a folha de goiabeira pode ser usada de inúmeras maneiras para tratar os nossos fios. A seguir, eu vou te mostrar 2 receitas caseiras simples para usar a folha de goiabeira no cabelo.

Tônico capilar

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água;
  • Um punhado de folhas de goiaba frescas.

Como fazer:

Em uma panela, coloque a água e as folhas de goiabeira e deixe-as ferver por 20 minutos. Em seguida, coe e deixe esfriar.

Como usar:

Primeiro, lave os cabelos apenas com um shampoo. Quando os fios estiverem secos, aplique o tônico na região do couro cabeludo e nos fios. Aproveite para massagear a raiz capilar, sempre com as pontas dos dedos (sem usar as unhas) e em movimentos circulares, por cerca de 10 minutos. Isso servirá para ativar a circulação sanguínea e facilitar a chegada dos nutrientes até os folículos pilosos.

Espere 2 horas até o tônico capilar de folhas de goiabeira agir ou durante a noite inteira. Depois, basta enxaguar com água morna. Finalize aplicando o seu condicionador. Prontinho!

Máscara capilar

Outra forma de usar a folha de goiabeira no cabelo é através da sua máscara capilar caseira. Para prepará-la, você vai precisar não só das folhas, como também da polpa da goiaba. Basta colocar 4 ou 5 folhas de goiabeira junto com a polpa em um recipiente e batê-los com a ajuda de um mixer até obter uma pasta homogênea.

Em seguida, com o cabelo já lavado com shampoo, basta aplicar a pasta no couro cabeludo e comprimento dos fios e envolver o cabelo com uma toalha, para evitar manchar as roupas. Feito isso, é só deixar a mistura agir durante a noite toda e enxaguar as madeixas somente pela manhã, finalizando com a aplicação de um condicionador.

Com que frequência usar as receitas caseiras?

As receitas caseiras com folha de goiabeira para o cabelo podem ser usadas para combater a queda dos fios por até 3 vezes na semana. Já para quem quer acelerar o crescimento das madeixas, o ideal é apostar no seu uso por, pelo menos, 2 vezes na semana. O mais importante é usar durante algumas semanas para conseguir melhores resultados.

E aí? Gostou de saber mais sobre os benefícios da folha de goiabeira para o cabelo? Você já usou alguma vez? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane