Relacionamento

Problemas na relação? Conheça 7 dicas para fortalecer o relacionamento amoroso!

Fortalecer o relacionamento amoroso

Manter um relacionamento não é nada fácil. A rotina da convivência muitas vezes é um balde de água fria que apaga a chama da paixão e faz a relação cair na monotonia.

De repente, vocês vão ficando distantes, as manias que eram engraçadas agora se tornaram irritantes, vocês não se divertem mais juntos e o sexo não é lá aquela coisa.

Se você está passando por este período de esfriamento no seu relacionamento, leia este post e conheça 07 dicas para colocar em prática o quanto antes e fortalecer o relacionamento amoroso. Confira!

1. Saiam da rotina

A rotina é considerada a segunda maior vilã do amor, perdendo apenas para a traição.

O problema é que a rotina vem de forma sorrateira e se instala pouco a pouco na vida do casal, até que, quando a gente se dá conta, estamos vivendo todos os dias de forma automática e totalmente monótona, um verdadeiro veneno para qualquer relação.

Portanto, investir em novidades para aquecer o relacionamento deve fazer parte do dia a dia do casal. E existem diversas formas de fazer isso: uma viagem inusitada, um jantar romântico no meio da semana, demonstrações de afeto em meio a correria diária, convites para programas divertidos e inesperados, uma camisola nova. Use a sua criatividade!

2. Divirtam-se juntos

Nada melhor para fortalecer o relacionamento amoroso do que diversão.

Isso não significa que vocês devem sair de balada sábado ou viajar todo fim de semana, mas é importante que vocês façam programas juntos – com ou sem seus amigos – e que saibam se divertir juntos.

A diversão pode estar presente nos momentos mais simples, assistir uma série na TV, fazer corridas de rua, visitar uma exposição ou passar um dia no parque.

Momentos agradáveis fazem nosso organismo liberar endorfina, o hormônio do bem-estar, e nada é melhor do que compartilhar essa sensação com quem você ama certo?

Além disso lembre-se: a alegria é contagiante!

3. Elogie seu parceiro

Todo mundo gosta de ser reconhecido e elogiado, inclusive seu parceiro.

É importante saber reconhecer as virtudes do outro e elogiá-lo quando for pertinente.

Mas atenção, nada mais desagradável do que elogios falsos, que não fazem sentido ou que constrangem o seu parceiro.

Se vocês estão juntos, certamente ele tem qualidades que você admira. Então perca e vergonha e demonstre todo esse carinho e admiração. Ele vai adorar!

4. Demonstre carinho e afeto

Quando estamos no início de um namoro, as demonstrações de afeto são recorrentes e diárias: mensagens trocadas, elogios, declarações… Mas com o passar do tempo, esses momentos de carinho vão diminuindo gradativamente, até a sua completa escassez.

Se você quer fortalecer o relacionamento amoroso, não deixe esse hábito morrer. Todo mundo gosta de se sentir amado. Então, mostre a seu parceiro que você o ama com pequenas demonstrações diárias, como bilhetinhos, mensagens no celular, cozinhando para ele, colocando aquela música que é importante para vocês… Invista nestes momentos de amor!

5. Mantenha a chama do sexo acesa

A primeira coisa a cair na monotonia e esfriar na vida a dois é o sexo. Se antes vocês transavam quase todo dia e experimentavam coisas novas, com o passar do tempo as relações vão ficando mais espaçadas e rotineiras.

Nem precisamos dizer o quanto isso é prejudicial para o relacionamento, certo?

Portanto, se você quer fortalecer o relacionamento amoroso, tem que manter – ou em alguns casos reacender – as chamas da paixão na cama.

E existem várias formas de fazer isso: invista em uma lingerie provocante de vez em quando, frequentem motéis, prepare uma noite sensual para ele. Você também pode propor novas experiências sexuais, brinquedinhos eróticos, fantasias e fetiches, posições sexuais mais inusitadas… vai da sua imaginação!

O que vale é investir no prazer e não ficar presa à monotonia ou a tabus.

6. Cultive a amizade e a parceria no relacionamento

A amizade é importantíssima em um relacionamento, tanto que muitos casais começam como amigos e acabam se apaixonando.

Mostre que você se importa com os problemas dele, que são parceiros e que podem contar um com o outro.

Essa cumplicidade e parceria aumentam a confiança e a conexão entre o casal, que estará cada vez mais forte para atravessar juntos momentos bons e ruins do relacionamento.

7. Mantenha a sua individualidade

Se por um lado é importante estar presente e cultivar o afeto e carinho com o seu parceiro, cuidado com os exageros.

Relações em que os parceiros são muito carentes e dependentes um do outro tendem a desgastar com mais facilidade, afinal todos nós precisamos de tempo e espaço para respirar.

Por isso, é muito importante manter a sua individualidade e permitir que o parceiro também mantenha a dele. Vocês podem – e devem – ter seus próprios amigos, programas, hobbies e interesses. Assim, o relacionamento de vocês será sempre baseado no amor e não na dependência.

Como tudo na vida, é preciso dedicação para manter e fortalecer o relacionamento amoroso. Ao contrário do que pregam os romances, apenas o amor não é capaz de manter um relacionamento, afinal, uma relação a dois é construída com respeito, paciência, confiança e cumplicidade. Mas o esforço vale a pena, afinal, não existe recompensa maior do que compartilhar todos os momentos da vida com quem se ama.

Quer mais dicas sobre amor e relacionamentos? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a diversos conteúdos sobre o assunto!

Sobre o autor

Juliana Mitsuda