Quem não gosta da época de fim de ano e o espírito natalino que vem com ela? As luzes, a decoração, os doces pendurados… A beleza e a magia da comemoração vêm junto com a árvore cheia de enfeites. Nesse artigo, vamos apresentar fotos de árvore de Natal para inspirar a montar a sua.
A origem da árvore de Natal
Antes de mostrarmos as fotos de árvore de Natal, vamos nos aprofundar no significado desse símbolo tão importante da festividade. Nem sempre foi como a conhecemos hoje, nem teve o mesmo significado.
Independentemente das pequenas diferenças que podem existir entre diferentes países, a origem da árvore de Natal é comum. Você quer saber mais sobre isso?
A tradicional árvore de Natal é feita com uma árvore de abeto. Intimamente relacionado com os costumes pagãos do norte da Europa (especialmente na Alemanha), séculos atrás, o abeto devia seu prestígio à sua hipotética capacidade de atrair raios.
Na antiguidade pensava-se que o raio era de origem divina. Basta lembrar-se da figura do Deus da mitologia grega Zeus, que carregava um raio na mão. Portanto, tudo o que o atraiu deve ser sagrado. A tradição pré-cristã alemã do Lichtenbaum está ligada aos ritos do raio.
Outra circunstância adicional transformou o pinheiro em uma árvore mágica. As tradições germânicas e suas lendas contam que essa árvore é o habitat dos elfos, que habitam em seu tronco.
Elfos, como espíritos da floresta, podem interferir na vida das pessoas. Por essa razão, o lenhador colocava grande cuidado para estocar lenha para não quebrar galhos ou prejudicá-los. Perturbar um elfo era pago com a vida. A lenda não só colocava a salvo a árvore, mas deu a ela uma dimensão particular.
Sabe-se que seu uso como árvore de Natal é uma continuação do que originalmente tinha entre os alemães e o carvalho: uma árvore que para eles também era sagrada e em torno da qual se celebravam ritos.
O hábito do abeto tornou-se muito popular, e já na Idade Média europeia era uma prática frequente caracterizar o Natal com ele. No século XVI, o costume era tão difundido que um edital alsaciano de 1560 ordenou que ninguém tivesse mais de uma árvore e que não deveria exceder oito pés de altura.
O motivo da decoração
No início da existência da árvore de Natal, rosas de papel, folhas de ouro, maçãs e doces de açúcar foram pendurados em seus galhos.
O agostiniano Martinho Lutero, promotor da Reforma Protestante na Alemanha acrescentou velas. Esse é outro lado de uma antiga superstição: as luzes acesas representam as almas dos antepassados mortos.
Não se sabe de onde esse costume veio, mas é possível que tenha sido a intenção de levar os pequeninos à árvore de Nosso Senhor. Esta árvore peregrina, como era chamada na Espanha de Cervantes, apesar de seu uso cristão, tinha uma dimensão mágica que nunca foi esquecida: era o hábitat de espíritos encantados.
É um costume que muitos gostam de compartilhar em família. Todo dia 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição de Maria, monta-se a pequena árvore e decora-se a casa para receber o Natal. E assim permanece até 6 de janeiro, o Dia dos Reis, quando tudo “retorna ao normal”.
O que cada adorno significa?
Tudo mudou ao longo dos anos e aquelas maçãs e velas desde o início, hoje se tornaram as tradicionais esferas e guirlandas com luzes coloridas. Isto é o que não pode faltar em sua árvore.
As “bolas”
Elas representam os dons que Deus dá aos homens. As azuis simbolizam o arrependimento; as vermelhas, os pedidos; as prateadas e douradas significam agradecimento pelas bênçãos.
A estrela
É comum colocá-la na ponta. Isso representa a fé que guia nossa vida.
Coroas e arcos
Eles simbolizam a união familiar e a presença de nossos entes queridos em torno de todos os dons divinos.
Anjos
Eles são os mensageiros entre nós e o céu. Eles estão encarregados de nos proteger, então não podem faltar em sua árvore.
As luzes
Não importa a cor ou se elas ligam e desligam. As luzes têm um significado e é para iluminar nosso caminho na fé.
E o mais importante: além do tamanho da pequena ou da grande árvore ou dos ornamentos que você coloca, o real sentido é celebrar como família, com amor, fé e esperança.
Como tirar boas fotos de árvore de natal
É uma das melhores épocas do ano. O Natal está chegando. Sua árvore está toda decorada e os presentes estão empilhados embaixo dela. Então, como você tira fotos de árvore de Natal? Aqui estão algumas dicas:
1. Não use flash
Embora isso possa parecer contra-intuitivo, se você usar um flash, ele iluminará a árvore de forma uniforme, mas também superará qualquer iluminação que você tenha colocado. Portanto, mantenha o quarto iluminado por qualquer luz que você normalmente use e mantenha as luzes acesas na árvore.
2. Use um tripé
Como você estará usando a luz ambiente na sala, talvez tenha dificuldade em capturar uma boa imagem. Sem um tripé, suas fotos sairão desfocadas.
3. Desfoque o fundo
Dependendo do que a árvore pode ter por trás, você tem a possibilidade de querer usar uma abertura ampla para garantir que qualquer fundo fique o mais fora de foco possível. Essa é uma das melhores formas de tirar fotos de árvore de natal.
4. Chegue perto
Além de fotografar toda a árvore, fotografe alguns closes dos ramos e das luzes também. Lembre-se de que, se você fotografar de perto um enfeite brilhante, provavelmente também obterá uma foto sua refletida nela.
5. Reduza a trepidação da câmera
Use o temporizador automático da câmera para minimizar a possível oscilação ao pressionar o botão.
6. Inclua pessoas
Lembre-se de documentar seus amigos e familiares durante a temporada de festividades de Natal. Registre esse momento mágico com as pessoas que ama. Essas serão as melhores fotos de árvore de Natal que você pode tirar.