Nutrição

Frutas tropicais: as 12 mais consumidas no Brasil e suas propriedades

As frutas tropicais são aquelas que crescem nos países de clima tropical, como o próprio nome indica. Nesses países, os climas podem variar um do outro, mas o que eles têm em comum é que as temperaturas são mais ou menos constantes e coexistem com períodos de fortes chuvas. Essas características tornam essas terras ambientes ideais para a agricultura.

Deve-se notar que, na Europa, em muitas ocasiões, as frutas tropicais são consideradas exóticas devido ao afastamento das geografias onde são cultivadas. Mas considerando que os trópicos cobrem um imenso número de países, é possível que em algumas nações tropicais, certas variedades também possam ser consideradas exóticas.

Aprenda a seguir as propriedades de algumas frutas tropicais e adicione-as para enriquecer sua dieta:

Pitaia

A pitaia é um alimento que contém antioxidantes, fenóis e mucilagem. São ricas em vitamina C, vitaminas do complexo B, como ferro, cálcio, fósforo, proteínas vegetais e fibras solúveis.

Também possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a retardar o envelhecimento e prevenir o câncer. Sua ingestão também favorece a produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, melhorando o sistema imunológico. Esta fruta bonita, da mesma forma, previne a arteriosclerose, regula o trânsito intestinal e diminui o risco de sofrer ataques cardíacos.

Carambola

A carambola é uma das frutas tropicais que podem ser conhecidas por mais de um nome. Popularmente conhecida assim no Brasil, essa fruta originária da Indonésia também pode ser conhecida como tamarindo chinês. Contém vitaminas C e B, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aliviar a constipação, parar o sangramento, controlar o colesterol ruim e impedir a ação dos radicais livres.

Lichia

A lichia é uma das frutas tropicais que contém fibras, potássio, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2 e C. Este último possui propriedades antioxidantes. Ele também tem uma alta concentração de polifenóis, alguns dos quais ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos. Entre suas outras propriedades podem ser contados seus efeitos antivirais.

Além disso, também ajuda a evitar a doença cardíaca, a curar lesões da pele, tais como feridas e queimaduras, incluindo o açúcar no sangue solar, que quando controlado, impede a gengivite. Trata condições alérgicas, traz uma melhora ao sistema imunológico e alivia a condição óptica conhecido como uveíte.

Jaca

A jaca é uma das frutas tropicais originárias da Índia, embora hoje seja cultivada na América do Sul e nas Antilhas. Essa fruta contém saponinas, fitonutrientes, lignanas e isoflavonas, substâncias que, acompanhado de lipídios carboidratos e proteínas presentes, fazem da jaca um alimento altamente recomendado dentro da culinária.

Além disso, esta fruta é antiasmática, antidiarreica e anti-helmíntica. Além disso, ajuda a cortar otite e conjuntivite e a eliminar verrugas. O fato de que quando não está aberta emana um odor que lembra melão, abacaxi, mamão, laranja, manga e banana, faz da jaca uma das frutas tropicais mais específicas.

Manga

A manga vem do continente asiático, é uma das frutas tropicais cujo cultivo se expandiu para o resto dos continentes. Entre suas propriedades, o antioxidante se destaca.

Por outro lado, ser rico em vitamina A e C e conter flavonoides torna a manga um alimento que pode ser ingerido para combater algumas doenças.

Mamão papaia

Mamão papaia é uma das frutas tropicais com propriedades abundantes para a saúde. Graças aos diversos nutrientes presentes, conhecido como papaína, este alimento melhora o processo digestivo, uma vez que combate a constipação e a gastrite. Também reduz flatulência.

Kiwi

O kiwi é uma das frutas tropicais mais conhecidas no mundo. Ele vem do sul da China, embora seu nome tenha se expandido quando chegou à Nova Zelândia. Entre seus benefícios incluem vitaminas A, B e C. O consumo deste alimento permite relaxar a pessoa graças às suas propriedades antioxidantes. Por outro lado, regula os níveis de colesterol e pressão arterial, auxilia na perda de peso e evita a formação de coágulos.

Banana

Graças ao seu delicioso sabor e alto teor de potássio, é uma das frutas mais consumidas no mundo. Sua ingestão permite estabilizar os níveis de açúcar no sangue, melhorar o humor, ativar funções cognitivas, prevenir derrames e ataques cardíacos, além de beneficiar o bom funcionamento do sistema intestinal.

Uma curiosidade sobre essa fruta tropical, é que em vários países como EUA e Japão, seu nome continua sendo pronunciado “banana”, pois não existe tradução.

Goiaba

A goiaba é uma das frutas tropicais que vêm dos trópicos latino-americanos. Devido à alta concentração de vitamina C que ela contém, mais do que as frutas cítricas, sua ingestão é recomendada para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, esse alimento ajuda a estimular as habilidades cognitivas e melhorar a digestão.

Abacate

O abacate é uma das frutas tropicais que, em geral, é consumida pensando que é um vegetal. Este alimento contém ácido oleico e ômega 3, isto é, gorduras monoinsaturadas necessárias para o organismo funcionar adequadamente.

Por outro lado, este produto é recomendado para perder peso. Também controla o colesterol, previne a ação dos radicais livres e melhora os níveis de testosterona, entre algumas outras funções.

Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas tropicais mais famosas do mundo. Seu sabor o torna um produto amado para crianças e adultos que podem ser incluídos em um bolo, uma bebida ou até mesmo na pizza, entre diversos outros alimentos.

Em relação às suas propriedades nutricionais, o abacaxi contém carboidratos de incorporação lenta. A vantagem deles é que eles dão energia ao organismo por mais tempo. Além disso, este alimento é rico em zinco, manganês, magnésio, ferro e iodo, isto é, em minerais. Por outro lado, contém vitaminas A, B e C que funcionam como antioxidantes para combater os radicais e retardar os sinais de envelhecimento, especialmente se você misturar ao leite de coco.

Por outro lado, o abacaxi também é recomendado para perder peso, pois permite queimar e expelir as gorduras mais rapidamente.

Coco

Existem 2 variedades essenciais de coco: o coco comum e o coco verde. O coco é um alimento bem conhecido por conter minerais como o potássio, além de ser 90% de água, o que permite hidratar naturalmente o corpo da pessoa que o ingere. Outra característica desta fruta é que ela ajuda a combater a constipação e tem propriedades antibacterianas.

Considerações finais

Se você pensa no corpo como uma máquina e compreende os alimentos como substâncias químicas que ingere, pode ver claramente como uma dieta balanceada requer uma ingestão significativa de frutas tropicais ou de qualquer outra espécie.

Uma dieta rica em frutas e vegetais, acompanhada de uma boa rotina de exercícios e controle médico, ajudará você a melhorar seu sistema imunológico e a prevenir muitas doenças. Portanto, não deixe de experimentar frutos tropicais e tirar proveito de suas propriedades e benefícios.

/* ]]> */