Curiosidades Flores

Gardênia: Curiosidades e Dicas de Cultivo

A fragrância doce e adorável combinada com branco das pétalas faz da gardênia uma flor atraente e delicada. Com as dicas de cultivo e as curiosidades de hoje, você saberá como ter em casa essa planta cuja floração pode durar um bom período. Vamos lá!

A gardênia é uma espécie arbustiva capaz de atingir 2 metros de altura. Possui folhas brilhantes e pétalas que, com o tempo, adquirem um tom creme.

Ela surgiu na China. Seu nome botânico é Gardenia jasminoides J. Ellis, ou popularmente falando, gardênia ou “jasmim do cabo”.

Suas flores grandes encantam gente no mundo inteiro, especialmente no final das tardes primaveris.

Embora possa ser cultivada em qualquer clima, a gardênia floresce melhor nos temperados, como os da região Sul do Brasil.

Você pode aproveitar o encanto e o perfume das gardênias nos jardins, cultivando-as diretamente na terra, ou em vasos. A dica é deixá-las em locais com bom trânsito de pessoas.

Floreiras debaixo das janelas também ganham um charme extra na presença delas.

O efeito ornamental é muito bonito quando a gardênia compõe conjuntos verdes ou com folhas variadas.

Mas um detalhe importante: algumas pessoas podem desenvolver alergia à planta. Por isso, é bom evitar o plantio do jasmim do cabo perto dos quartos.

Certas variedades de gardênias são mais compactas e com mais pétalas; outras produzem frutos amarelos pequenos, utilizados pela indústria e artesãos para extrair corante.

Curiosidades e dicas de plantio das gardênias

gardenia-20

O jasmim do cabo costuma ser um destaque nos jardins. Além do perfume, a folhagem verde vibrante do arbusto faz um contraste impressionante com as flores brancas.

O fato de não vermos muito sua beleza e cheirinho por aí se deve aos desafios de seu cultivo. Mas nada que algumas dicas não possam resolver. Dá uma olhada:

• Gardênias preferem solos ácidos, com boa quantidade de material orgânico. A dica é adicionar composto orgânico com cascas de árvores decompostas e adubo granulado (NPK 10-10-10) no meio do outono.
• Não é aconselhável, por exemplo, plantar gardênias próximas a passeios de concreto, já que o pH do solo é muito alto para permitir o crescimento saudável delas.
• Ambientes com alta umidade do ar são ideais para manter a planta, que cresce bem em lugares com sol direto e alguma sombra, mas longe de ventos fortes e frio extremo.
• Assim como várias outras flores, é preciso regar as gardênias com frequência; o solo precisa estar sempre úmido, porém, nada de encharcá-lo.
• As podas garantem um bom formato das folhas do jasmim do cabo, sendo que o período mais recomendado para isso é após a floração.
• Evite ficar cutucando demais a planta com ferramentas, uma vez que algumas doenças acabam entrando nesses “machucados”.
• O plantio dos arbustos de gardênia deve ser feito no início da primavera ou outono, mantendo distância de 1 a 2 metros entre eles.
• Para saber o tamanho do buraco, tenha como base a esfera da raiz da planta. O buraco tem que ser tão fundo quanto o tamanho da esfera, ou seja, de 2 a 3 vezes mais largo.
• Encontrada a profundidade adequada, coloque a esfera da raiz no buraco, enchendo-o com terra até a metade. Molhe a terra, deixe escorrer um pouco e complete com mais terra.
• De março a outubro, o recomendado é fertilizar os arbustos de jasmim do cabo a cada 2 ou, no máximo, 4 semanas.

bouquet gardenia plant

Gardênias enfeitam e perfumam os ambientes como nenhuma outra flor. E agora que você já sabe como cultivá-las, tem tudo para desfrutar de sua beleza a fragrância.

Boa sorte, e até breve!

Veja também:

/* ]]> */