Doenças Saúde

Gengivite: causas, sintomas e tratamento

Gengivite

Apesar de algumas pessoas ignorarem a importância de uma escovação ou de passar o fio dental, essas coisas simples do dia a dia evitam doenças, dependendo do avanço, preocupantes como a gengivite.

É incrível como uma parcela de pessoas ainda ignoram os benefícios da higiene bucal, e o pior de tudo é que algumas delas só se dão conta da importância da higiene bucal quando já é tarde demais.

É preciso perceber que uma dentadura ou até mesmo um implante não substitui um dente natural. Além do mais, a higiene bucal te deixa com os dentes muito mais bonitos e sem mau hálito, mesmo porque pessoas com mau hálito é horrível.

Mas, como dito, em alguns casos a pessoa é tão desleixada que esses desleixo pode evoluir para uma gengivite.

O que é gengivite?

A gengivite é uma doença que dá na gengiva, uma inflamação na região. Apesar de parecer apenas uma ferida qualquer um apenas mais uma inflamação, a gengivite é o início da doença periodontal – doença responsável pela queda dos dentes -, o que quer dizer que ela ainda está numa situação que pode ser curada facilmente.

Mas se a pessoa postergar em procurar a ajuda de um médico a gengivite pode trazer muito mais dores de cabeças que podemos imaginar, progredindo para algo mais grave e podendo causar diversos problemas no futuro.

Causas da Gengivite

Como dito, a gengivite é o início da doença periodontal, que nada mais é que uma inflamação e infecção que alteram os tecidos responsáveis em dar sustentação aos dentes, como a própria gengiva, osso alveolar – o tecido que circula as raízes dos dentes – e ligamentos.

Um dos motivos pelos quais a gengivite aparece é com o acúmulo de placas, que nada mais é que um material grudento composto principalmente de bactérias, muco e resíduos de comida que aparecem na parte exposta dos dentes, esse material também é responsável pelo aparecimento de cáries nos dentes.

E essa nem é a pior parte, caso a pessoa não tenha um acompanhamento por um dentista, essa placa vai se transformar em um material duro, branco – ou amarelado – chamado de tártaro, que fica preso nos dentes.

Ambos deixam as gengivas irritadas e inchadas, isso porque tanto a placa quanto o tártaro produzem toxinas causando esses sintomas.

Por outro lado, a gengivite também pode ser causada por aquela pessoa que cuida dos dentes em excesso, como a escovação excessiva ou a limpeza muito forte com fio dental. Então não são só os relaxados que sofrem com a gengivite, quem cuida demais dos dentes também pode desenvolver essa doença.

Ou seja, tudo que é excessivo pode causar gengivite.

Mudanças hormonais também causam gengivite, isso porque essa mudança deixa as gengivas mais sensíveis. Tanto que a gengivite é um sintoma comum entre os adolescentes que estão na fase da puberdade, além também de ser uma doença comum em jovens adultos e até mulheres grávidas.

Se por um acaso você tem dentes tortos, aparelhos mal encaixados, pontas de obturação ásperas, aparelhos ou dentaduras você corre o risco de sofrer com essa inflamação.

Até o uso de certos medicamentos aumentam os riscos de gengivite, como é o caso de medicamentos com fenitoína e pílulas anticoncepcionais. O chumbo e o bismuto também pode causar gengivite.

Outros sintomas de risco de gengivite

Além desses fatores citados acima, outros fatores também contribuem para essa doença: diabetes, imunidade baixa, infecções virais, boca seca, higiene precária mal feita, cigarro, idade avançada, deficiências nutritivas, uso excessivo de algumas substâncias.

Sintomas da gengivite

Está suspeitando de gengivite mas não tem certeza? Abaixo alguns sintomas apresentados pela gengivite.

Um dos principais sintomas da gengivite é uma gengiva vermelha ou até mesmo roxa, sensível e que sangra com facilidade, principalmente durante a escovação ou uso do fio dental. Outro ponto a ser considerado é que a gengivite só incomoda quando tocamos a gengiva, em outras situações não existe a presença de dor ou sangramento.

É por esse motivo que muitas pessoas nem sabem que estão com gengivite.

Se você está em dúvida se está com gengivite porque não sente dor, aqui outros sintomas da doença: as gengivas de afastam ou se separam dos dentes -criando um tipo de bolsa -, os dentes parecem mais longos devido à retração da sua gengiva, a forma também como os dentes se encaixam na mordida muda na gengivite, corrimento de pus e mau hálito constante.

Tratamento para gengivite

Claro que a melhor forma de você tratar a gengivite é procurando por um médico, mesmo porque ele precisa identificar qual é a causa da inflamação, como dito, várias coisas contribuem para o aparecimento da gengivite.

Uma das formas de tratamento é o dentista avaliando e identificando se existem placas e tártaros nos dentes, aí será feito uma limpeza. Um segundo passo é verificar se o paciente sabe fazer corretamente a higiene bucal, caso não o médico instruirá o paciente para que ele possa fazer o processo de forma mais eficaz.

Isso inclui escovação e fio dental.

Caso você use aparelho, o dentista irá verificar se não é ele o causador da gengivite, caso for, ele fará a correção para que o aparelho não cause mais feridas. O mesmo vale para as dentaduras, ele também irá verificar se o paciente está fazendo a limpeza de ambos.

Por fim, é importante que você frequente o consultório dentário com certa frequência, principalmente para realizar limpezas que evitam o aparecimento da gengivite.

Mas além da limpeza, é importante que você continue com os cuidados em casa também. Afinal não adianta você fazer uma super limpeza no dentista e chegar em casa e descuidar da higiene bucal.

O tratamento começa no consultório dentário, mas ele só será realmente eficaz se você seguir com ele adiante em casa, no dia a dia. E vamos ser sinceros, é um processo super simples, escovar os dentes ou passar fio dental não é nenhuma coisa de outro mundo.

Fazendo coisas simples como escovar os dentes você evitará o aparecimento de gengivite e ainda conquistará dentes muito mais limpos e bonitos.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */