Saúde

Conheça o gérmen de trigo e seus benefícios para a saúde

O gérmen de trigo é o centro da semente, um pequeno corpo que possui cerca de 2,5% do peso do núcleo, onde se concentra a maior parte dos benefícios do trigo para a saúde.

Uma semente de trigo é composta do invólucro exterior, onde está o farelo, do endosperma amiláceo, que é utilizado para a farinha refinada de trigo, e o gérmen de trigo, que é o elemento reprodutor. Em razão de ser o reprodutor, o gérmen é o que tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma nova planta, o que o torna mais saudável na alimentação.

O gérmen de trigo pode ser usado como aditivo para complementar a alimentação, tornando-se uma abundante fonte de energia, de fibra, de proteínas e hidratos complexos de carbono, possuindo também ácido fólico, vitaminas E e B6, niacina e tiamina, além de potássio, ferro, zinco, cálcio, selênio e fósforo, sendo também uma boa fonte de ômega 3, essencial para manter os níveis de colesterol.

Benefícios do gérmen de trigo

The Bread



Podemos destacar os seguintes benefícios para a saúde com o consumo do gérmen de trigo:

1.      Para o sistema imunológico

O consumo de gérmen de trigo traz benefícios para o sistema imunológico, fortalecendo o organismo para combater uma série de doenças envolvendo, principalmente o sistema cardiovascular e prevenindo diversos tipos de câncer.



O gérmen de trigo funciona como antioxidante, destruindo os radicais livre e diversos microrganismos que podem causar doenças.

2.      Para a saúde cardiovascular

Consumindo gérmen de trigo podemos reduzir os fatores de risco associados às doenças cardíacas e coronárias, aumentando a saúde do sistema cardiovascular. A presença de octacosanol no alimento reduz os níveis de colesterol, reduzem a possibilidade de acidentes vasculares cerebrais e de outros problemas ligados ao coração. O ômega 3 presente no gérmen é responsável pela proteção do sistema cardiovascular.

3.      Prevenção do câncer

O consumo de gérmen de trigo pode ajudar a reduzir fatores de risco para diversos tipos de câncer. Estudos com pessoas que consumiram o extrato do gérmen mostraram aumento da secreção de TNF pelos macrófagos, que estimulam as atividades das NK, as células assassinas naturais. O TNF e as células NK propiciam a apoptose, ou seja, a morte celular de células cancerosas, eliminando-as do organismo de forma natural.

Veja também: Câncer de mama: saiba as causas, sintomas, tratamento e como prevenir

4.      Contra o envelhecimento precoce

germen-de-trigo-combate-envelhecimento-precoce

O consumo costumeiro de gérmen de trigo e de seus altos níveis de nutrientes e vitaminas trazem efeitos benéficos sobre diversas causas de envelhecimento, melhorando a qualidade da pele e protegendo contra queda de cabelos. O consumo do gérmen de trigo tanto pode ser feito através da alimentação ou através de cosméticos que o contenham, melhorando a situação orgânica de forma geral.

5.      Para melhorar o desempenho físico

Quando tomado como parte de uma dieta regular, o gérmen de trigo ajuda a aumentar a resistência física e melhorar o desempenho, regulando as atividades bioquímicas de nosso organismo que produzem energia, o que, de uma forma prática, possibilita maior vitalidade durante todas as horas do dia.

6.      Para o metabolismo celular

A vitamina B, presente no gérmen de trigo, trazem a niacina, a tiamina e o ácido fólico, substâncias que são essenciais para manter o equilíbrio e o metabolismo celular, ajudando a transformar os nutrientes ingeridos em hidratos de carbono, lipídeos e glucose, fontes de energia para nossas células. A tiamina é um excelente auxiliador contra doenças metabólicas, como a obesidade crônica.

7.      Para a saúde muscular

O gérmen de trigo também possui grandes quantidades de proteína, elemento essencial para a manutenção de músculos saudáveis, para reparar os tecidos danificados e para regular os níveis de energia em nosso organismo, auxiliando na homeostase e no equilíbrio geral orgânico. As proteínas são essenciais para pessoas que querem aumentar a massa muscular e manter o corpo em forma.

8.      Na gravidez

germen-de-trigo-na-gravidez

Como é rico em ácido fólico, o gérmen de trigo é fundamental para mulheres gestantes, ajudando na saúde do bebê e da mãe. Para mulheres que possuem níveis saudáveis de folatos em seu sistema, o consumo de gérmen reduz a possibilidade de ter filhos com problemas físicos e mentais, tornando a gravidez muito mais tranquila.

9.      Na prevenção do diabetes

O ácido fólico, também presente no gérmen de trigo, possibilita um efeito secundário para pessoas com propensão ao diabetes. Em nosso organismo, o ácido fólico possui uma correlação negativa com um composto denominado homocisteína, substância que está ligada a algumas condições adversas de crescimento, como a doença vascular, o diabetes e as doenças cardíacas.

O ácido fólico está presente em diversas qualidades e espécies de grãos inteiros, mas é particularmente elevado no trigo e, adicionando-se doses recomendadas do gérmen na dieta, é possível reduzir os níveis de homocisteína no organismo, reduzindo as chances de adquirir o diabetes do tipo 2.

Leia também:

Conclusão

Durum Wheat

Com todos esses benefícios, o gérmen de trigo se apresenta como uma substância milagrosa que pode favorecer em muito a saúde de nosso corpo. Reduzindo as toxinas e as eliminando, conseguimos manter nosso organismo muito mais saudável, e a presença do ômega 3 ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, garantindo melhor qualidade para nosso sistema cardiovascular.

O consumo de gérmen de trigo só requer alguns cuidados, principalmente para pessoas que não podem consumir glúten, que é um dos principais componentes do trigo, assim como de outros grãos. A intolerância ao glúten, geralmente causada pela doença celíaca, deve ser observada, evitando sua ingestão, que pode ser prejudicial para o trato digestivo. Em alguns casos, o glúten pode se tornar fatal. Assim, havendo intolerância ao glúten, o paciente deve procurar ajuda médica para conseguir suplementos vitamínicos essenciais.

O gérmen de trigo, além de ser rico em nutrientes, também é bastante poderoso com relação às calorias. Seus benefícios positivos, no entanto, devem ser monitorados, já que a ingestão de muitas calorias diárias pode propiciar o ganho de peso, com consequentes problemas de saúde.

Assim, ao programar sua dieta, faça com que seja suficientemente balanceada para garantir qualidade de vida, saúde e energia para suas atividades do dia a dia.

Sobre o autor

Raiane