Infográficos Nutrição Saúde

Ginseng, um ótimo aliado para sua saúde!

Existem alguns alimentos que são muito benéficos para a saúde, agido de forma muito eficaz nas inflamações e infecções contidas no corpo. O ginseng é um desses alimentos que promovem saúde. Saiba mais sobre essa magnífica planta, onde suas raízes são as mais consumidas.

Nem todo mundo quer passar pelas experiências desagradáveis dos efeitos colaterais que os remédios convencionais causam no corpo. Por isso, centenas de pessoas estão aderindo ao tratamento com ervas.

Ninguém quer ficar doente, mas para que isso aconteça, os níveis de vitaminas e minerais precisam estar nos níveis recomendados. Manter esses níveis não é fácil, por isso, investir em prevenção pode ser o melhor caminho.

O ginseng pode ser um forte aliado para te ajudar a se ver livre das doenças indesejáveis. Consumido em cápsulas ou produtos de beleza, é livremente comercializado nas farmácias de produtos naturais.

O que é o ginseng?

Conhecido também como panax ginseng ou ginseng coreano e panax quinquefolius ou ginseng americano tem suas primeiras origens no Oriente e possui diversas propriedades altamente benéficas para o organismo.

Utilizado principalmente na Medicina Tradicional Chinesa, esta planta é muito consumida para a diminuição do estresse e principalmente para a fadiga crônica causada por ele.

As raízes são as partes mais consumidas dessa planta e podem ser encontradas em forma de pó, cápsulas e chás. São comercializadas sem restrições, ou seja, você não precisa de receita médica.

Em algumas feiras ele pode ser consumido por quilo.

Existem dois tipos de ginseng, o chinês ou coreano que recebe o nome de panax ginseng e o americano, chamado de panax quinquefolius.

O ginseng é usado para que?

Existem muitas indicações sobre a utilização do ginseng, as principais são para a melhoria do sistema circulatório e sistema nervoso.

O panax ginseng ou ginseng chinês é o mais indicado para o sistema circulatório, pois age de forma estimulante em todo o corpo, aumentando a vitalidade física.

Já o panax quinquefolius ou ginseng americano é indicado como um poderoso calmante. Pessoas que tenham depressão podem utiliza-lo para se sentirem mais calmas, diminuindo o estresse e regulando o sono.

Pessoas nervosas, com problemas de cansaço seja físico ou mental podem utilizar esse suplemento.

Além dessas indicações, existem uma outra muito importante e que atinge centenas de homens. É a impotência sexual, por ajudar no sistema circulatório, o fluxo de sangue aumenta inclusive na região sexual, contribuindo para uma ereção sem dificuldades.

Quais são os benefícios oferecidos pelo ginseng

As pessoas que utilizaram o ginseng puderam se beneficiar de diferentes formas, principalmente nas funções do sistema circulatório.

Quem está se sentindo cansado, estressado e nervoso, ou ainda com problemas sexuais podem utilizar essa planta sem problemas.

Veja a lista de alguns benefícios que essa planta causa no corpo.

Ginseng: benefícios para a saúde [Infográfico]

1 – Calmante e relaxante

As pessoas que tomam essa planta se sentem mais calmas e relaxadas, diminuindo as sensações de nervosismo e contração muscular causadas pelo estresse principalmente.

Existe um hormônio chamado de cortisol que é o principal responsável pelo surgimento do estresse e de todo mal estar causado por ele.

As pessoas quando estão muito cansadas, não conseguem realizar suas tarefas diárias, esse tipo de suplemento pode ser ótimo.

2 – Antioxidante

O ginseng possui propriedades antioxidantes, ou seja, sua administração pode ser excelente para eliminar os radicais livres presentes no corpo.

Esses radicais livres podem ser eliminados pela urina ou pelas fezes.

3 – Melhora da impotência sexual

Por aumentar o fluxo sanguíneo na região sexual, os homens tem uma melhora significativa nos quadros de impotência sexual.

4 – Ação imunoestimulante

Este tipo de ação contribui para uma melhoria do nosso sistema imunológico. Idosos podem fazer uso desse tipo de suplemento para fortalecimento do seu sistema imune.

Um sistema imunológico forte, previne o surgimento de doenças como gripes e resfriados.

5 – Melhora da concentração

Pessoas que fazem uso do ginseng tem uma melhora significativa em seu poder de concentração. Observou-se que essas pessoas conseguem manter o foco nas suas atividades.

Quem é muito ansioso ou sofre com o estresse mental, pode utilizar essa planta para melhorar a performance nos estudos por exemplo.

6 – Controle da pressão arterial

Esta planta é altamente diurética, contribuindo para que a pressão se mantenha controlada. A pressão normal deve ser 12×8, se a sua pressão estiver maior que esse número é aconselhável procurar um médico.

Qual a forma mais correta de se utilizar o ginseng?

O ginseng pode ser utilizado em forma de cápsulas, chás e até tinturas. O recomendado para consumo é de até 8 mg por dia.

Ginseng em cápsulas

O ginseng em cápsulas é vendido livremente em drogarias, farmácias de manipulação e produtos naturais, além de lojas de produtos naturais.

Hoje em dia, essas lojas de produtos naturais são muito comuns de serem encontradas.

A dosagem dessa planta em cápsulas deve ser de até 3x por dia, de preferência junto com as refeições.

Ginseng em chá

Existe a possibilidade de se tomar o ginseng como chá, o seu preparo é feito de maneira muito fácil.

Você vai precisar de 1 litro de água fervente e 3 colheres de sopa de raiz de ginseng. Pegue essa água e ferva, em seguida misture essas colheres de raiz, misture e beba quando estiver morno. Se quiser adoce com mel ou açúcar.

Quem não pode consumir?

Existem alguns grupos que são considerados de risco, isso significa que não devem fazer uso dessa planta. Mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando e doentes do coração não devem fazer uso dessa planta.

Lembre-se, procurar um médico é a melhor alternativa antes de se medicar, pois o excesso desse componente pode deixar o seu corpo intoxicado.

Quais são os efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem apresentar alguns efeitos colaterais significativos e que merecem uma atenção maior.

Esses efeitos colaterais são:

  • Aumento da pressão arterial, o normal é 12×8;
  • Episódios de diarreia;
  • Aumento da insônia;
  • Nervosismo;
  • Alergias na pele;
  • Diminuição do sistema imunológico;
  • Aumento da coagulação sanguínea;

Se você apresentar alguns desses efeitos colaterais, procure um médico imediatamente, pois o excesso deles pode te levar a morte.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */