Cabelos

Grampo invisível para cabelo: dicas para usar o acessório

O grampo invisível para cabelo é um excelente recurso para prender o cabelo, ajustar os fios e auxiliar na composição de penteados elaborados. Sucesso nos salões de beleza, este pequeno acessório, é facilmente encontrado em mulheres que desfilam por todo tipo de festas.

O nome do grampo vem do fato dele ser pensado para “sumir” dentro do penteado. Ele tem a função de prender o cabelo, porém é mais indicado para fixar mechas do que para sustentar o penteado. Este recurso antigo, estava meio esquecido, porém nunca saiu de moda, e agora ele volta a brilhar nas passarelas e na cabeças de mulheres bonitas e belas por todo mundo.

Aprenda um pouco mais sobre este pequeno e poderoso acessório, para que ele serve e como utiliza-lo corretamente. E veja ainda, quais são as diferenças entre os tipos de grampos.

Grampo invisível para cabelo: características do acessório

A primeira característica que chama atenção ao conhecer o grampo invisível para cabelo é seu formato. Ele tem um corpo reto, feito em aço, que não possui o serrilhado comum dos grampos tradicionais. Pequenos e finos, estes grampos também não possuem aquela bolinha na ponta e sua haste possui uma abertura levemente maior do que os concorrentes.

A “invisibilidade” é o principal benefício deste tipo de grampo, além de ajeitar as mechas ele foi elaborado visando valorizar aquele penteado que requer que nenhum acessório fique à mostra. Ou seja, o destaque total deve ser apenas para o penteado e os cabelos.

A durabilidade do acessório e a facilidade se sua utilização são dois elogios frequentes entre quem adota o grampo invisível. Barato e fácil de ser encontrado para comprar, é o tipo de produto que trará vários benefícios sem exigir grandes recursos financeiros.

Dependendo do fabricante, é possível encontrar o grampo na cor preta, tradicional e também em uma infinidade de cores que vão das mais delicadas às mais exóticas. Alguns fabricantes já disponibilizam o grampo transparente e em cores de pele. Portanto, você sempre vai encontrar uma tonalidade que combine com o seu look e a proposta do seu penteado.

Grampo invisível para cabelo: funções do acessório

O grampo invisível para cabelo é ideal para a finalização de penteados. Um cabelo elaborado feito para uma festa ou cerimônia ficará ainda mais lindo com as possiblidades de desenhos que este grampo ajudará a construir.

Por ser reto, sem aqueles serrilhado tradicional dos grampos comuns, o grampo invisível não consegue sustentar o penteado. Sua proposta é diferente: organizar e ajeitas os fios.

A construção de mechas delicadas fica facilitada com a utilização do grampo invisível. É possível moldar mechas com aspecto natural apenas usando os dedos e os grampos.

Marcar o penteado é outra função interessante do grampo invisível para cabelo. Dependendo da proposta do penteado é possível acentuar algumas divisões do look ou simplesmente utilizar o acessório para dividir o penteado utilizando a ideia de deixar os grampos aparentes.

O formato do acessório é perfeito para ajeitar aqueles fios rebeldes que “não querem participar” do seu novo visual. A praticidade do uso torna-o ideal para situações em que você precisa por ondem nos cabelos, mas não possui muito tempo para fazer um penteado.

Grampo invisível para cabelo: como usar corretamente

A versatilidade do grampo invisível para cabelo o torna um recurso que pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo de penteado. Além das recomendações para utilização deste poderoso acessório você também podem encontrar novas formas de utiliza-lo permitindo-se a ousar e experimentar.

Por exemplo, na construção de tranças com grampo invisível o mais comum é ocultar o acessório fazendo-o sumir dentro do penteado. Porém, não é errado e também ficará bonito se você usar o grampo para marcar os contornos de sua trança.

Penteados rápidos como coque, rabo de cavalo e franja para trás são facilmente construídos com o auxílio deste tipo de grampo. A ocultação do grampo dará ainda mais destaque para seus cabelos criando um efeito despojado e bonito.

Muitos outros penteados como o medieval, preso lateralmente, franjas, pinup, entre outros podem se beneficiar da versatilidade do grampo invisível. Basta decidir se você quer que eles fiquem escondidos ou sejam protagonistas do seu visual.

Uma reclamação frequente, de quem utiliza a primeira vez este tipo de grampo, é a de que eles não seguram o penteado por muito tempo. Como vimos, eles não são feitos para este objetivo. Neste caso o recomendável é misturar grampos serrilhados para sustentar os fios e os grampos invisíveis apenas para ajeitar e finalizar as mechas.

Um penteado assimétrico, no qual de um lado da cabeça apresenta-se um penteado e do outro lado a proposta é diferente, pode ser facilmente construído utilizando-se dos grampos invisíveis. O contrário também funciona perfeitamente: penteados geométricos, cheios de linhas e formas retas ganham ainda mais vida se você expuser grampos invisíveis coloridos.

Se a intenção for ocultar o grampo uma dica que ajudará será escolher aqueles que tenham a cor mais parecida com a tonalidade do seu cabelo.

A quantidade e a posição dos grampos no cabelo podem ser um efeito a parte do seu visual. Brincar com a quantidade de grampos, usando mais ou menos do que o esperado e criando figuras no cabelo com grampos você produzirá um look criativo e descontraído.

Grampo invisível para cabelo: tipos de grampos

Ao contrário do que a primeira impressão pode dizer, os grampos para cabelos não são todos iguais e cada formato possui uma utilidade específica. Conheça as principais diferenças entre eles para aprender qual será mais indicado dependendo da sua necessidade.

Em relação ao tamanho, os grampos são divididos entre os grandes e os pequenos, geralmente eles vêm indicados nas embalagens com os números 7 (o maior) e 5 (pequenos). O grampo com serrilhado é conhecido como grampo de sustentação, e como vimos o sem serrilhado (ou grampo invisível para cabelo) é indicado para a arrumação do penteado.

Os grampos maiores são perfeitos para segurar cabelos grandes e volumosos. Criar mechas neste tipo de cabelo fica mais fácil com os grampos grandes. A base do penteado também estará mais firme se você utilizar este tipo de grampo.

Já os cabelos finos e ralos pedem os grampos menores, eles conseguem segurar melhor este tipo de fios e auxiliam na construção de penteados mais delicados. Ao criar looks nos quais se destacam as laterais ou o topo da cabeça confie no apoio e beleza dos grampos menores. Eles também transmitem mais confiança na hora de elaborar mechas pequenas no cabelo.

Uma dica essencial, que muita mulher não sabe ou se esquece, é a posição do serrilhado durante a utilização do grampo. Para que o acessório consiga segurar os fios corretamente e mantê-los no local imaginado é importante que a parte serrilhada do grampo esteja sempre voltada para o couro cabeludo e nunca apontando para fora da cabeça.

/* ]]> */