Beleza Cabelos

Half Bun: aprenda passo a passo e dicas para fazer o coque meio preso!

Os coques são penteados clássicos e versáteis, que podem ser usados em qualquer ocasião, seja para uma festa ou para passar o domingo em casa assistindo filme, e deixam o look super atraente, mas com uma pegada mais natural e confortável. E a melhor notícia é que eles combinam com todos os tipos de cabelos e, ainda, permitem versões tanto para as mulheres mais discretas quanto para as mais descoladas.

Neste último caso, um tipo de coque vem ganhando a atenção das vaidosas e tornou-se o queridinho das famosas que adoram um visual mais despojado para pisar no redcarpet: o half bun. Nunca ouviu falar? Provavelmente sim, mas não por esse nome. O half bun é um penteado semipreso que consiste em deixar um coque no topo da cabeça e o restante dos fios soltos, resultando em um cabelo elegante e descolado, ao mesmo tempo.

Além de muito fácil de fazer, o meio coque pode cair super bem em todos os estilos de cortes, texturas e comprimentos de cabelo e, ainda, compor os mais diferentes looks, desde os mais formais até os mais informais. O penteado já é o favorito de celebridades como Marina Ruy Barbosa, Ashley Tisdale, Kylie Jenner, Mary-Kate Olsen e Jennifer Lopez.

Quer saber como fazer coque half bun e conferir dicas para deixar o visual lindo com esse penteado? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post que eu te conto tudo! Vamos lá?!

Quem pode aderir?

O coque half bun – ou “meio coque”, em tradução para o português – é um penteado versátil e democrático. Isso quer dizer que ele pode ser feito em todos os tipos capilares, sejam estes com fios curtos, médios ou longos. Por ser prático e fácil de fazer, o arranjo caiu no gosto da mulherada, inclusive famosas, e virou tendência para cabelos semipresos no verão.

Na prática, o penteado é feito apenas com um elástico ou grampo para prender os fios no alto da cabeça, enquanto o restante do cabelo fica solto. Há quem goste do visual mais arrumadinho e, na maioria das vezes, as vaidosas que preferem o efeito “bagunçadinho”, que confere mais estilo ao look. Porém, o mais importante é que o half bun pode ser feito por qualquer mulher, mesmo que esta não tenha muita habilidade com penteados, já que o arranjo é simples e despretensioso na hora de modelar e estilizar os fios.



A opção é perfeita para quem quer criar um visual mais chique para uma festa ou casamento, com um estilo mais arrumadinho, ou para ir a um passeio com os amigos em um domingo à tarde, com uma pegada mais de “cabelo sujo”.

E por falar em cabelo sujo, se você estiver com aquela preguicinha de lavar os fios, pode apostar no half bun também para disfarçar o aspecto oleoso.

Como fazer coque half bun? Veja passo a passo

Como falei anteriormente, não existe nenhum segredo especial para fazer o coque half bun. Você pode fazer esse penteado de maneira simples e em poucos minutos na frente do espelho e dar o aspecto que preferir aos fios, seja deixando-os mais arrumadinhos ou com um efeito mais bagunçado. Veja abaixo como fazer o coque half bun passo a passo:

Passo 1: Separe uma mecha grande de cabelo do topo da cabeça, deixando o restante dos fios soltos.

Passo 2: Enrole-a formando um coque, mais alto ou mais baixo, como preferir, e prenda os fios com um elástico ou grampo.

Passo 3: Se quiser um visual mais arrumado, bastante prender o cabelo um pouco mais forte, para que os fios fiquem bem retos e firmes. Já para quem quer um penteado mais estiloso, basta afrouxar um pouco o coque e puxar algumas pequenas mechas para dar o efeito “bagunçadinho”. Prontinho!

Dicas para apostar com sucesso no coque half bun

Agora que você conheceu mais sobre o penteado, chegou a hora de conferir as melhores dicas para aderir ao famoso meio coque e compor um visual de sucesso. Então, anote aí!

Faça o penteado nos cabelos secos

Fazer o coque half bun nos fios já secos é a melhor opção para quem quer ter um cabelo semipreso bonito. Isso porque, nas madeixas molhadas, o penteado pode ficar sem graça e com um aspecto “pregado” na cabeça, uma vez que os fios tendem a ficar muito juntos nessa hora. Portanto, o ideal é deixar os fios secarem para, só então, começar a modelar e estilizar o coque, especialmente se você gosta mais do estilo “bagunçadinho”.

Não exagere na força

No caso de quem quer um meio coque mais arrumado, como para ir a uma ocasião que pede mais formalidade, o ideal é deixar os fios mais rentes um do outro e mais firmes, para não desprenderem do grampo ou elástico durante o dia ou noite. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de colocar força para fazer o penteado, uma vez que a forte tração nos fios pode causar a queda destes, além de provocar possíveis dores de cabeça.

Em vez disso, procure aliados na finalização do seu half bun, como é o caso da mousse capilar ou do spray fixador, que podem te ajudar a manter o penteado no lugar sem forçar demais os fios.

Confira lindas fotos de cabelos com half bun para se inspirar!

Half bun em cabelos curtos

Half bun em cabelos cacheados

Half bun com trança

Half bun com franja

E aí? Gostou de aprender a fazer o coque half bun? Conseguiu o visual que queria? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */