Plantas Medicinais Saúde

Hamamélis: saiba tudo e conheça os principais benefícios

Hamamélis

Também conhecida como hamamelia e avaleira de bruxa, a hamamélis é comumente usada em remédios para a pele. Com ação adstringente, hemostática, venotônica e vaso protetora, a hamamélis é uma planta arbustiva ou arbórea de pequeno porte, e chega normalmente aos três metros de altura. Suas flores amarelas florescem no inverno, e seu fruto, cápsula lenhosa, contém de duas a quatro sementes. O sabor dos frutos é semelhante ao do pistáscio, e foram muito consumidos pelos índios americanos. Foi levada para a Inglaterra em 1736 e desde então seu uso tem sido disseminado para fins medicinais e como planta ornamental.

A hamamélis é uma planta considerada medicinal conhecia popularmente como flor de inverno ou então amieiro mosquiado. Seu nome botânico é avirginiana e ela possui uma série de ações. Entre elas: anti-inflamatória, anti-hemorrágica, adstringente e até mesmo laxativa.

Comumente ela é utilizada para tratar feridas superficiais, queimaduras, dores generalizadas, problemas gastrintestinais e até mesmo problemas venosos.

Formas de consumo e utilização da Hamamélis

A hamamélis pode ser utilizada de diferentes formas, tudo depende do problema que se deseja tratar com ela. Dentre as formas de uso dessa planta estão:

  • Chá;
  • Pomada;
  • Extrato;
  • Cápsulas.

Mostraremos a seguir as diferentes formar de utilização dessa plana que ganha cada vez mais adeptos.

Chá

O chá de hamamélis é muito usado internamente para o tratamento de disenterias, constipações, tosse, purificação do sangue e redução de sangramento menstrual. Externamente, é eficaz no tratamento de cortes, picadas, queimaduras na pele, inflamações oculares e hemorroidas, além de varicosas, problemas circulatórios, varizes, pernas cansadas, eczema, couperose e sangramento de feridas.

As infusões e as cápsulas são ingeridas para promover a reabsorção de edemas venenosos aliviando os sintomas e tratando os problemas citados acima.

O chá de hamamélis feito com duas colheres de chá de folhas secas e uma xícara de água, pode ser usado para reduzir o inchaço e aumentar a saúde. Ele ajuda a acabar com a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, potencializando os efeitos de uma dieta saudável e dos exercícios físicos praticados na eliminação de gorduras e peso.

Para preparar o chá, recomenda-se a dosagem de 2g das folhas secas para cada 150 ml de água. Coloque a água com as folhas em um recipiente e leve ao fogo e, ao alcançar fervura, deixe por mais dois minutos e então desligue. Quando amornar, coe e consuma uma xícara de chá por dia sem açúcar ou adoçante.

Pomada

A pomada é facilmente encontrada em farmácias magistrais de manipulação.

Normalmente, aplica-se uma fina camada sobre queimaduras, ferimentos ou hematomas 3 vezes ao dia fazendo movimentos circulares para potencializar a penetração da substância sobre à área lesionada.

Extrato

O extrato da planta também é encontrado em farmácias de manipulação, porém, é relativamente mais concentrado que a pomada.  Normalmente, aplica-se uma canada fina do composto sobre determinada área da pele afetada de 2 a 3 vezes por dia.

O extrato de hamamélis é muito utilizado no tratamento de varizes.

Cápsulas

As cápsulas de hamamélis também podem ser compradas em casas de produtos naturais ou farmácias especializadas. Normalmente elas são utilizadas por pessoas que não gostaram do sabor do chá.

Sua finalidade se dá para problemas circulatórios e gastrintestinais.

Benefícios

Há uma série de benefícios comprovados na utilização da planta, mostrarei os que julgo serem os principais. Confiram.

Melhora circulação sanguínea

A hamamélis é uma planta conhecida por trazer uma série de melhorias ao sistema circulatório.

Seus componentes fortalecem as estruturas de vasos capilares, veias e até mesmo artéria, potencializando a circulação sanguínea e promovendo maior oxigenação de uma série de tecidos corporais.

O consumo do chá e também das cápsulas da planta melhoram o quadro de problemas clássicos de saúde como hemorroidas e varizes.

Cicatrização

Repleta de taninos em sua composição, a planta é muito utilizada para acelerar processos de cicatrização, tais como cortes, arranhões e principalmente queimaduras.

É um tanto quanto comum aplicar pomadas à base da hamamélis em cortes superficiais ou profundos, pois sua ação vasoconstritora é capaz de fazer hemorragias diminuírem de modo considerável em um curto espaço de tempo.

Melhor funcionamento do sistema digestório

Outra reconhecida ação benéfica da planta diz respeito à sua ação sobre o sistema digestório.

O chá ou as cápsulas provenientes da hamamélis auxiliam no bom funcionamento de estomago e intestinos, aumentando a absorção de nutrientes e facilitando a excreção do bolo alimentar. O resultado e a diminuição de inchaços e edemas espalhados pelo corpo.

A hamamélis é bastante indicada por gastroenterologistas para pacientes que sofrem com prisão de ventre.

Contraindicações

Embora seja uma planta medicinal, é comum o consenso médico em contraindicar sua utilização e/ou então consumo por mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação.

Além disso, motoristas, operadores de máquinas pesadas e trabalhadores que exercem funções que demandem foco e extrema atenção devem evitar o consumo da planta.

Reações adversas

Mesmo sendo de origem natural, a utilização de maneira desenfreada da planta é capaz de causar algumas reações adversas totalmente indesejadas por seus usuários e consumidores, dentre os efeitos mais conhecidos pelo uso da planta estão:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Irritação estomacal;
  • Salivação excessiva;
  • Sedação;
  • Sonolência;
  • Alergias;

Há relatos históricos de que os antigos egípcios se depilavam buscando uma estética corporal mais apurada.

No passado, a depilação já era feita utilizando mel de abelha, porém, o que pouca gente sabe é que antes desse inteligente povo utilizar o composto produzido por abelhas, a matéria prima escolhida foi a seiva bruta presente no caule de hamamélis.

Por isso, além de fins medicinais, a planta também possui finalidade estética.

Preço e onde comprar

O preço da hamamélis, geralmente, varia entre os 20 e os 30 reais, dependendo da sua forma de apresentação e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Concluindo

É preciso lembrar que mesmo sendo uma planta e tendo origem totalmente natural, seu uso deve ocorrer de modo consentido e principalmente indicado por especialistas que possuem amplo conhecimento na área.

Excessos e falta de bom senso podem trazer danos à saúde e resultar no surgimento de reações adversar totalmente indesejadas, portanto proteja-se.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */