Curiosidades Tatuagens

Henna: o que é? Como pode ser utilizada? Riscos e cuidados

A henna é uma pequena árvore, com suas folhas que contêm um corante que mancha superfícies corporais – semelhante à cúrcuma ou beterraba. No entanto, com a henna, a molécula de corante (lawsone) liga-se à queratina na pele, o que a torna uma tintura ou pigmento permanente e natural.

A pasta de henna possui uma cor marrom-escura bem característica, quase negra, e é aplicada sobre a pele seca. Essa “tintura” pode removida após alguns minutos ou horas, e a mancha resultante é inicialmente uma laranja brilhante.

Gradualmente oxida-se a um vermelho-marrom escuro depois de aproximadamente 48 horas. Pode ser quase preto em áreas de cor sólida e onde a pele é mais espessa (como as palmas das mãos ou solas dos pés).

A henna penetra apenas nas primeiras camadas da pele. Assim como a pele se esfolia, o mesmo acontece com a pigmentação da planta. Em casos de tatuagem, isso é o que faz com que seja temporária em comparação com uma tinta permanente.

Saúde e segurança no uso da henna

A henna é segura?

A henna natural, não adulterada, é extremamente segura e tem sido usada como uma forma “caseira” de arte corporal há milhares de anos. A tintura utilizada vem da folha seca e em pó da planta da hena. É misturada com um líquido, açúcar e óleos essenciais para obter a consistência adequada para a aplicação em desenhos variados sobre a pele.

É extremamente raro alguém ter uma reação adversa. Algumas pessoas podem ser alérgicas a esses outros ingredientes usados ​​na fabricação do pigmento, geralmente, os óleos essenciais. Você deve sempre perguntar ao tatuador sobre os ingredientes que foram utilizados para a fabricação da tintura.

Alguns dermatologistas já deram o seu parecer à respeito desse tipo de procedimento. Eles dizem que a dermatite de contato, como uma reação à henna pura, é extremamente rara, apesar de seu uso frequente e repetido ao longo de milhares de anos em todo o mundo.



Aqueles com o raro distúrbio de deficiência de G6PD (que são alérgicos a aspirina ou favas) não devem fazer procedimentos usando hena. Também não é indicado para crianças com menos de 6 anos porque podem ter deficiência de G6PD não diagnosticada.

A má impressão relacionada à henna tem a ver com produtos adulterados contendo químicas variadas que não são adequadas à pele. Estes são normalmente encontrados contendo o nome de hena, são produzidos em massa e vendidos no mercado negro.

A henna não pode ficar exposta em prateleiras. Deve ser acondicionada e mantida congelada até estar pronta para uso. Se o produto parece ser produzido em grande escala, não é armazenado em congelamento, portanto, evite-o.

Os efeitos colaterais desses produtos podem variar de erupções cutâneas com comichão a cicatrizes e até mesmo a falência de órgãos.

Algumas pessoas dizem que a henna é benéfica. É verdade?

A henna tem sido chamada de “cura” por vários motivos. Ela é comumente usada para fazer desenhos em pessoas que sofreram perda de cabelo durante a quimioterapia.

Em termos espirituais, algumas pessoas descrevem suas experiências como “cura”, “fortalecimento” e “calor”.

A henna também tem um efeito de resfriamento na pele. Seu uso é um alívio eficaz da Síndrome do Pé da Mão, que é um efeito colateral doloroso de muitas drogas, incluindo capecitabina, sorafinibe e regorafenibe.

A henna é um excelente condicionador para a pele, além de condicionar e fortalecer o cabelo também. Note que isto é diferente de muitas tinturas de cabelo “henna” encontradas nas prateleiras das lojas, que normalmente incluem diversos outros ingredientes. As qualidades de condicionamento e fortalecimento vêm da henna pura e natural (100% Lawsonia inermis).

Como funciona a tatuagem de henna

Quanto tempo meu design durará?

Em qualquer lugar de cerca de 1 a 3 semanas. Muitos fatores estão envolvidos, mas geralmente os pigmentos mais escuros e duradouoas ocorrerão onde a sua pele é mais espessa: as palmas das mãos e a sola dos pés. A tatuagem fica mais clara no seu torso.

Além disso, a pele mais alcalina tende a fixar melhor, assim como a pele de pessoas mais jovens, saudáveis ​​e mais ativas. Temperaturas corporais mais quentes também ajudarão a escurecer a henna.

Eu nunca consigo fazer uma tatuagem de henna que fique boa, embora cuide bem dela. Por que?

Além de alguns dos fatores individuais mencionados acima, a boa qualidade da henna também é importante. Essa tintura tem um prazo de validade curto e deve ser armazenada adequadamente e usada dentro de alguns dias.

Pode ser que a pasta esteja velha ou que contenha a adição de algum componente que esteja deixando um efeito contrário ao desejado. Converse com o tatuador e procure saber se a tintura é mesmo fresca quando for fazer sua arte.

A localização do desenho é importante: se a sua henna foi feita no seu pescoço ou tronco, por exemplo, a pigmentação resultante será muito mais clara.

Você foi capaz de cuidar bem da sua tatuagem corretamente? Essas pinturas corporais devem secar cuidadosamente. Você deve evitar a água por 12 a 24 horas após o desenho feito e, em seguida, evitar a água com cloro, água salgada e quaisquer outros agentes esfoliantes, a fim de preservar o projeto.

Sua química corporal também desempenha um papel essencial. A pele fina pode pigmentar direito. E até mesmo certos medicamentos que você esteja tomando podem contribuir para resultados diferentes.

E se eu quiser me bronzear no sol enquanto manter a tatuagem de henna na minha pele?

As partes do corpo tatuadas com henna realmente bloqueiam a luz do sol e evitam que a área se bronzeie ou queime. Depois que seu design desbotar, você pode acabar com uma mancha horrível na sua pele.

E então? Gostou de saber mais à respeito da henna? Se animou em fazer uma tatuagem ou usá-la de outra maneira? Se você já teve alguma experiência com esse produto, conte-nos! Deixe seu comentário abaixo!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */