Beleza Cabelos

Hidratação caseira para o cabelo: confira 27 receitas fáceis e simples de fazer

hidratacao-caseira-para-o-cabelo

Sol, mar, piscina, poluição, vento, produtos químicos… Muitas vezes, o nosso cabelo pede ajuda! No decorrer do dia a dia, todos esses fatores vão deixando a sua marca e tornando os fios ressecados, sem brilho ou sedosidade, embaraçando e com muito frizz! Quando isso acontece, é hora de investir na hidratação para devolver a umidade (água) perdida pelos fios e voltar a ter madeixas bem cuidadas, bonitas e saudáveis.

No entanto, com a correria da vida, os boletos começam a chegar e quase nunca sobra dinheiro para fazer uma hidratação no salão de beleza, não é mesmo? Se você também passa por isso, bate aqui! Por isso, para você e eu que estamos nessa situação, a dica é apostar na hidratação caseira para o cabelo com ingredientes naturais, que é simples e não sai cara (às vezes, até de graça!), já que muitos deles podem estar agora mesmo aí na sua cozinha!

A vantagem de hidratar os fios em casa é que, além de as receitas serem bem baratinhas e simples de fazer, também possuem ação nutritiva, o que significa que, além de repor a umidade do fio, também podem ajudar na reposição dos lipídios, mantendo o cabelo bonito e alinhado. As que levam óleos, por exemplo, têm essa dupla ação.

Ainda, a boa notícia é que a hidratação caseira pode ser feita em todos os tipos de cabelo, ou seja, lisos, ondulados, cacheados ou crespos, com ou sem procedimentos químicos. Legal, né? Pensando nisso, no nosso artigo de hoje, eu vou te ensinar 20 receitas caseiras para hidratar o cabelo, que são muito simples é fáceis de fazer!

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Veja passo a passo

Para que serve a hidratação capilar?

Muito provavelmente, você já deve ter feito um milhão de hidratações no seu cabelo, mas nunca entendeu, de fato, para que esse tipo de tratamento serve, estou certa? Pois bem! A hidratação capilar nada mais é que um tratamento de reposição da umidade (água) que foi perdida pelos fios no durante a rotina, seja por conta das agressões externas, como vento, poluição, calor, mar, piscina, entre outros; ou pela ação de agentes mecânicos e químicos, como secador, chapinha, babyliss, uso demasiado de shampoos com pH ácido (shampoo antirresíduos), alisamentos, relaxamentos, permanentes, colorações, e por aí vai…

Além disso, hidratar o cabelo também pode ajudar a devolver alguns nutrientes que também foram perdidos por causa desses mesmos fatores, como é o caso da queratina, principal componente da estrutura capilar.

Por esta razão, geralmente, esse tipo de tratamento é feito com produtos à base de queratina, extratos de seda, proteínas, óleos vegetais, vitaminas, ceramidas, silicone, lanolina e biotina. Todos esses nutrientes têm o papel crucial de devolver a maciez, brilho e saúde das nossas madeixas, sejam elas lisas, onduladas, cacheadas ou crespas. Para isso, é necessário manter uma rotina de hidratação dos seus fios, que normalmente é indicada para ser feita uma vez por semana.

Como saber se o meu cabelo precisa ser hidratado?

Apesar de benéfica para os fios, a hidratação capilar não é o único tratamento do qual o seu cabelo precisa. Você também pode deixá-lo mais forte e saudável aliando a hidratação semanal à nutrição e à reconstrução, que devolvem o óleo natural e a massa dos fios, respectivamente. Por isso, você pode alternar esses três tratamentos apostando em um bom cronograma capilar.

Para saber do que as suas madeixas estão precisando neste momento, o ideal é fazer um teste de porosidade capilar: arranque um fio de cabelo e coloque-o em um copo com água, de preferência, transparente, para facilitar a visualização. Em seguida, observe o que aconteceu com este fio. Se ele afundar, o tratamento que ele precisa é reconstrução; se ele ficar no meio (nem afundar e nem boiar), precisa de nutrição; e, por último, se ele boiar, necessita de hidratação.

Aprenda 20 receitas caseiras para hidratar o cabelo

Depois de entender para que serve a hidratação capilar, chegou a hora de aprender algumas poderosas receitinhas caseiras com ingredientes naturais que podem deixar o seu cabelo mais brilhoso e macio de forma fácil e simples e, é claro, sem precisar sair de casa. Anote aí!

1 – Hidratação caseira com mel

Em um recipiente, coloque três colheres (sopa) de azeite e meio copo de mel. Misture bem. Em seguida, divida o cabelo (já lavado com shampoo e ainda úmido) em mechas e aplique a mistura no comprimento e pontas dos fios. Massageie bem.

Feito isso, coloque uma touca térmica ou uma toalha aquecida na cabeça e deixe a receitinha agir por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e finalize lavando normalmente, com shampoo e condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com mel para o cabelo

2 – Hidratação caseira com banana

Em um liquidificador, bata uma banana madura junto com seis colheres (sopa) de leite e mais uma colher (sopa) de açúcar. Depois, acrescente uma colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência (como o de coco, por exemplo) e, também, um pouco da máscara hidratante que você costuma usar no seu dia a dia. Misture bem.

Em seguida, divida o cabelo já limpo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando-as bem. Agora, deixe a receita agir por 20 minutos nos fios e enxágue. Finalize aplicando o condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com banana para o cabelo

3 – Hidratação caseira com açúcar

Em um recipiente, misture três colheres (sopa) da sua máscara de hidratação com mais duas colheres (sopa) de açúcar cristal ou uma colher (sopa) de açúcar mascavo. Reserve. Em seguida, lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Agora, divida-o em mechas e comece a aplicar a mistura em cada uma delas, massageando-as.

Feito isso, deixe a receita agir por cerca de 20 minutos nos fios e enxágue. Não precisa usar shampoo ou condicionador depois.

Veja também: Benefícios da hidratação com açúcar para o cabelo

4 – Hidratação caseira com leite de coco

Coloque duas colheres (sopa) da máscara hidratante que você usa e mais três colheres (sopa) de leite de coco em um recipiente e mistura bem. Em seguida, divida o cabelo já limpo (lavado apenas com shampoo) em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios. Feito isso, coloque uma touca térmica e espere a receita agir por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e aplique o condicionador normalmente.

Veja também: Benefícios da hidratação com leite de coco para o cabelo

5 – Hidratação caseira com uva

Em um recipiente, coloque 40 ml de suco de uva (orgânico e 100% natural), uma tampinha de glicerina destilada, uma tampinha de Bepantol Solução, duas colheres (sopa) da máscara hidratante que você usa e uma colher (chá) de mel e misture bem. Em seguida, lave os cabelos somente com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha.

Agora, divida-os em mechas e aplique a receita em cada uma delas, massageado bem os fios na direção do comprimento às pontas, evitando aplicá-la na raiz. Feito isso, coloque uma touca térmica e espere a mistura agir por, pelo menos, 5 minutos. Enxágue em água morna ou fria e aplique o condicionador de sua preferência normalmente.

Veja também: Benefícios da hidratação com uva para o cabelo

6 – Hidratação caseira com quiabo

Depois de lavar bem os quiabos em água corrente e remover as suas extremidades, corte-os em rodelas e leve-os para cozinhar em água mineral por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, leve as rodelas até um recipiente e amasse-as com a ajuda de um garfo. Acrescente duas colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem ou de um óleo vegetal de sua preferência (como o de coco, por exemplo), misturando bem.

Em seguida, bata tudo no liquidificador até obter um creme. Espere esfriar. Agora, adicione duas colheres (sopa) da sua máscara hidratante. Reserve. Enquanto isso, lave bem os seus cabelos apenas com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha. Depois, divida-os em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando-as bem.

Coloque uma touca térmica e deixa a receita agir por cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, enxágue e finalize aplicando o condicionador de sua preferência.

Veja também: Benefícios da hidratação de quiabo para o cabelo

7 – Hidratação caseira com abacate

Em um liquidificador, bata uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de creme de leite e três colheres (sopa) de abacate. Em seguida, peneire a mistura e acrescente uma colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência (como o de coco, por exemplo). Agora, com os cabelos já lavados apenas com shampoo, aplique a receita no comprimento e pontas dos fios, deixando-a agir por cerca de 30 minutos ou uma hora. Passado esse tempo, enxágue bem e finalize aplicando um condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com abacate para o cabelo

8 – Hidratação caseira com gelatina

Em uma panela, aqueça a quantidade equivalente a um copo de água e adicione um pacote de gelatina sem sabor. Misture bem até obter uma espécie de gel. Em seguida, lave bem o cabelo com shampoo e aplique a gelatina já pronta nos fios e, também, na raiz. Agora, deixe-a agir por alguns minutos no cabelo e enxágue em água morna.

Veja também: Benefícios da hidratação com gelatina para o cabelo

9 – Hidratação caseira com babosa

Prepare um suco de babosa, batendo em um liquidificador a parte do miolo de uma folha de babosa com um copo de água. Em seguida, nos cabelos já limpos (lavados apenas com shampoo), aplique o suco da babosa usando um pincel ou bola de algodão. Depois de aplicar em todo o cabelo, deixe o suco agir por alguns minutos e enxágue. Finalize aplicando um condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com babosa para o cabelo

10 – Hidratação caseira com iogurte

No próprio pote de iogurte, misture uma colher (chá) de mel junto com uma colher (chá) de vinagre de maçã. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura no comprimento e pontas dos fios, deixando-a agir por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo em água morna. Caso você queira usar apenas o iogurte, pode deixá-lo agir por cerca de 30 minutos.

Veja também: Benefícios da hidratação com iogurte para cabelos ressecados

11 – Hidratação caseira com ovo

Em recipiente, coloque duas colheres (sopa) de azeite, três ovos inteiros e uma colher (sopa) de mel e misture bem. Depois, divida o cabelo já limpo em mechas e aplique a mistura no comprimento e pontas dos fios, além do couro cabeludo, colocando uma touca térmica em seguida. Deixe a receita agir por cerca de 30 minutos e enxágue.

Veja também: Benefícios da hidratação com ovo para o cabelo

12 – Hidratação caseira com azeite de oliva

Leve para aquecer no microondas uma quantidade adequada de azeite de oliva para cobrir todo o comprimento do seu cabelo. Em seguida, aplique-o nos fios, no sentido da raiz às pontas. Aproveite para massagear o couro cabeludo neste momento, que é ideal para ativar a circulação sanguínea na região. Depois, coloque uma toalha aquecida na cabeça e deixe o azeite agir por 30 minutos ou, se preferir, durante a noite toda. Finalize lavando o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com azeite de oliva extravirgem para o cabelo

13 – Hidratação caseira com vinagre de maçã

Separe uma quantidade adequada de vinagre de maçã para aplicar em todo o comprimento do seu cabelo. Aplique-o nos seus fios limpos com a ajuda de um algodão, no sentido da raiz às pontas. Espere o ingrediente agir por cerca de 5 a 10 minutos e enxágue bem.

Veja também: Benefícios do vinagre de maçã para a pele e cabelos

14 – Hidratação caseira com leite

Com a ajuda de uma bola de algodão, aplique o leite não fervido em todo o comprimento do cabelo e couro cabeludo. Deixe-o agir por cerca de uma hora e lave o cabelo normalmente.

Veja também: Benefícios da hidratação com leite para o cabelo

15 – Hidratação caseira com maionese

Divida o cabelo úmido em mechas e aplique um copo de maionese, massageando bem os fios no sentido da raiz até as pontas. Em seguida, cubra os fios com uma touca térmica e deixe a maionese agir por cerca de uma hora. Passado esse tempo, enxágue bem o cabelo e lave-o normalmente com shampoo e condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com maionese para o cabelo

16 – Hidratação caseira com abacate e azeite

Em um recipiente, junte um abacate amassado com duas colheres (sopa) de azeite e misture bem até obter uma mistura grossa e homogênea. Em seguida, aplique-a nos cabelos já limpos e úmidos, lavados apenas com shampoo. Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos e enxágue o cabelo em seguida, finalizando com a aplicação de um condicionador.

17 – Hidratação caseira com cenoura

Em liquidificador, bata metade de uma cenoura média com quatro colheres (sopa) de leite e mais meia colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem. Em seguida, adicione uma máscara de hidratação de sua preferência.

Agora, aplique a mistura nos cabelos já limpos (lavados apenas com shampoo) e úmidos, massageando bem os fios. Espere cerca de 30 minutos até a mistura agir e enxágue bem, finalizando como de costume.

Veja também:

18 – Hidratação caseira com maisena (Maizena)

Depois de lavar o cabelo com um shampoo, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência. Aguarde. Enquanto isso, prepare a mistura para aplicar no cabelo, levando ao fogo algumas colheres de maisena junto com água.

Espere cozinhar até formar uma espécie de pasta. Em seguida, aplique a mistura ainda morna nos seus fios, por cima da máscara, e deixe-a agir por cerca de 30 minutos. Finalize enxaguando o cabelo em água fria e aplicando um condicionador.

Veja também: Benefícios da maisena (Maizena) para o cabelo

19 – Hidratação caseira com banana, mel e óleo de amêndoas

Em recipiente, coloque uma colher (sopa) de óleo de amêndoas, uma banana madura amassada e duas colheres (sopa) de mel e misture bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplique a mistura em todo o comprimento e pontas dos fios, deixando-a agir por, pelo menos, 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem o cabelo em água morna.

Veja também: Benefícios do óleo de amêndoas para a pele e cabelo

20 – Hidratação caseira com mamão

Bata no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de coco, uma colher (sopa) de mel, um copo de iogurte natural, um copo de banana picada e um copo de mamão picado até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplique a mistura no cabelo e coloque uma touca térmica, aguardando cerca de 30 minutos até ela agir nos fios. Passado esse tempo, lave o cabelo como de costume.

Veja também: Benefícios da hidratação com mamão para o cabelo

21 – Hidratação caseira com clara de ovo

Separe uma quantidade adequada de claras de ovos para cobrir todo o comprimento do seu cabelo. Aplique-as nos seus fios e deixe-as agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

22 – Hidratação caseira com óleo, mel e glicerina

Em recipiente, coloque duas colheres (sopa) de glicerina, duas colheres (sopa) de mel e duas colheres (sopa) de azeite e misture bem. Em seguida, depois de lavar o cabelo apenas com shampoo, aplique a mistura nos fios, no sentido do comprimento às pontas. Enxágue em seguida e finalize aplicando um condicionador.

Veja também: Para que serve e como usar glicerina no cabelo

23 – Hidratação caseira com óleo de coco

Aqueça o óleo de coco no microondas ou em banho-maria e aplique-o ainda morno em todo o comprimento e pontas do cabelo e, também, no couro cabeludo. Deixe o óleo agir por, pelo menos, duas horas ou durante a noite toda. Enxágue em seguida, aplicando um shampoo e condicionador para finalizar.

Veja também: Benefícios do óleo de coco para o cabelo e como usar

24 – Hidratação caseira com maionese e abacate

Em um recipiente, misture uma xícara de maionese a um abacate maduro bem amassado. Em seguida, aplique a mistura no cabelo, no sentido do comprimento às pontas dos fios. Deixe-a agir por cerca de 20 minutos e, passado esse tempo, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

25 – Hidratação caseira com leite em pó

Em um recipiente, misture ¼ de leite em pó com um pouco de água até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplique a mistura no comprimento e pontas do cabelo, massageando bem os fios. Feito isso, coloque uma toalha aquecida na cabeça e deixe a mistura agir por alguns minutos. Enxágue e finalize lavando o cabelo com um shampoo.

Veja também: Benefícios da hidratação com leite em pó para o cabelo

26 – Hidratação caseira com abóbora

Fatie uma abóbora e leve-a para cozinhar por 20 minutos. Depois de cozida, amasse-a bem até obter uma espécie de purê. Quando isso acontecer, adicione iogurte natural sem sabor e vá mexendo até conseguir uma mistura homogênea. Em seguida, aplique-a no cabelo e deixe-a agir por cerca de 15 a 20 minutos. Enxágue e finalize lavando os fios com shampoo.

Veja também: Benefícios da hidratação com abóbora para o cabelo

27 – Hidratação caseira com camomila

Prepare meio copo de chá de camomila e reserve. Em seguida, acrescente ¼ de copo de azeite e mexa bem. Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em todo o comprimento e pontas dos fios, deixando-a agir por alguns minutos.

Veja também: Como clarear o cabelo com camomila? Aprenda passo a passo

E aí? Você já usou alguma dessas receitas caseiras para o cabelo alguma vez? Qual foi o resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */