Beleza Cabelos

Hidratação com açúcar para o cabelo: benefícios e como fazer

Hidratação com açúcar para o cabelo

Já faz um tempo que as receitas caseiras tomaram conta da rotina de beleza de muitas vaidosas, seja para cuidar da pele, unhas ou cabelo. Especialmente no que diz respeito aos nossos fios, vários ingredientes presentes na cozinha, simples e baratinhos, têm feito a cabeça – literalmente – de muitas mulheres que preferem cuidar das madeixas de maneira mais natural.

Alguns deles você já leu aqui no blog, como é o caso da água de arroz, do leite de coco e da maisena. No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre a hidratação com açúcar para o cabelo. É isso mesmo! Se a ideia é cortá-lo da dieta, nos cabelos, os cristais doces podem ser grandes aliados da saúde dos fios, sendo capaz de recuperar a maciez e brilho destes, além de reduzir a porosidade e o frizz. Faça o teste de porosidade capilar e cuide melhor dos cabelos.

Além disso, o açúcar também pode ajudar a “selar” as cutículas dos fios e acabar com as temidas pontas duplas. Quer saber mais sobre a hidratação com açúcar para cabelo e como fazê-la em casa? Então, continue de olhos nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo!

O poder do açúcar nos cabelos

Hidratação com açúcar para o cabelo

Se você aí do outro lado sonha com um cabelo brilhoso, macio e cheio de vida, a hidratação com açúcar vai te proporcionar exatamente isso e ainda mais. Isso porque esse doce e poderoso ingrediente é rico em vitaminas do complexo B (como é o caso da B1 e B2), vitamina C, magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo, nutrientes essenciais à saúde dos nossos fios e que podem combater o ressecamento com tudo, diminuir o frizz e, ainda, agir como um esfoliante capilar, eliminando resíduos e dando mais brilho, maciez e alinhamento às madeixas.

Além disso, o açúcar também possui em sua composição nutricional um ácido chamado PCA (prirrolidonacarboxílico), que é altamente umectante. Na prática, isso significa que, além de hidratar o cabelo e combater frizz e pontas duplas, o ingrediente também é capaz de controlar o pH dos fios, selando (fechando) as cutículas e, portanto, deixando-os mais alinhados.

No entanto, é importante dizer que o tipo de açúcar que você utilizar para hidratar as madeixas deve ser o menos refinado possível, como é o caso do cristalizado ou mascavo. Isso porque estes não passam por muitos processos químicos durante a industrialização e, portanto, mantêm as suas propriedades benéficas à saúde e, é claro, aos nossos cabelos.

Quem pode fazer?

Hidratação com açúcar para o cabelo

Em geral, a hidratação com açúcar é mais indicada para mulheres com cabelos sem vida, ou seja, que estejam ressecados, danificados, opacos, com frizz e pontas duplas.

Não há qualquer contraindicação em relação aos tipos capilares, o que significa que a receitinha caseira pode ser feita em cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos, sem qualquer problema. Por outro lado, no caso de cabelos muito finos, a dica é altamente recomendável trocar o açúcar pelo mel.

Açúcar afina os cabelos?

Muitas pessoas evitam fazer a hidratação com açúcar no cabelo por acharem que o ingrediente pode afinar os fios. Mas, na verdade, isso é um grande mito! Nenhum produto natural tem esse poder.

Apenas químicas muito agressivas são capazes de danificar as fibras internas do fio devido à concentração de substâncias tóxicas ao cabelo, como é o caso das escovas progressivas com formol e descolorações.

Talvez, a impressão de “afinar” o fio se deve ao fato de o açúcar ajudar a regular o pH do cabelo, selar as cutículas e hidratar o fio. O que isso tem a ver? Simples! Um cabelo selado e hidratado automaticamente irá perder o volume e ficar mais alinhado, dando um efeito em que as madeixas pareçam estar mais finas ou pouco volumosas.

Como fazer hidratação com açúcar passo a passo

Hidratação com açúcar para o cabelo

A hidratação com açúcar é bem fácil e rápida, mas com resultados incríveis! Ao contrário do que você deve estar pensando, não é só passar o açúcar puro nos fios e pronto. Na verdade, você também vai precisar da ajudinha da sua máscara de hidratação favorita para preparar e aplicar a receitinha no cabelo. Veja o passo a passo a seguir para não errar!

Passo 1: O primeiro passo para fazer a sua hidratação é preparar a mistura da sua máscara de hidratação favorita com o açúcar. Para isso, utilize 3 colheres (sopa) do creme junto com mais 2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou 1 de açúcar mascavo. Mexa tudo em um recipiente e reserve.

Passo 2: Em seguida, lave os cabelos, de preferência, com um shampoo antirresíduos. A ideia é remover qualquer resquício de produtos que fica nos fios e couro cabeludo, o que vai preparar as madeixas para receber a hidratação.

Passo 3: Enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Agora, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as e massageando-as de cima para baixo. A dica aqui é ir aplicando a hidratação e prendendo cada parte para não ficar com o cabelo solto grudando no pescoço.

Passo 4: Feito isso, deixe a mistura agir por 20 minutos e, depois, enxágue bem com água morna ou fria, sem usar nenhum shampoo ou condicionador depois.

Passo 5: Finalize como de costume. E não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes se for usar o secador, chapinha ou babyliss.

Potencialize a hidratação com açúcar com óleos vegetais

Hidratação com açúcar para o cabelo

Se o seu cabelo está precisando daquela força a mais, com um tratamento ultra ou mega profundo, você pode potencializar a hidratação com açúcar adicionando óleos vegetais à mistura. Na hora de preparar a misturinha com máscara e açúcar, acrescente uma colher (chá) de algum óleo vegetal de sua preferência, como o de coco ou oliva. Você vai perceber que os seus fios ficaram ainda mais brilhosos, macios, sem frizz ou pontas duplas!

Veja também: Óleo para cada tipo de cabelo: você sabe qual é o seu?

E você aí do outro lado? Já testou a hidratação com açúcar nos seus cabelos? Então, compartilhe!

Até a próxima!

/* ]]> */