Beleza Cabelos

Hidratação com azeite: confira 5 receitas fáceis para cabelos ressecados

Se você é adepta a tratamentos capilares mais low profile e acessíveis, já deve saber o poder que um bom óleo vegetal tem no cabelo, não é mesmo? Ao apostar na famosa umectação capilar (ou nutrição capilar, como também é conhecida), os benefícios oferecidos à beleza e saúde dos fios vão desde a reparação das cutículas até o seu fortalecimento e brilho. E, para este fim, além do queridinho óleo de coco, outro produto presente na cozinha que é ideal para obter esses efeitos nas madeixas é o azeite de oliva extravirgem.

Veja também: Qual é a diferença entre óleo vegetal e óleo essencial?

Além de dar aquele toque especial no preparo dos alimentos, esse óleo vegetal tão comum nas casas brasileiras também possui propriedades altamente hidratantes, que além de servirem como matéria-prima na fabricação de vários cosméticos e produtos para o cabelo, como shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, loções corporais, entre outros, também podem ser aproveitadas em receitas caseiras simples e fáceis de fazer para potencializar a hidratação dos nossos fios, sem precisar gastar nada ou ir até um salão de beleza.

Veja também: Aprenda 27 receitas caseiras para fazer hidratação no cabelo

Afinal, o azeite de oliva extravirgem é baratinho e super fácil de encontrar, o que o tornou um grande aliado da beleza desde o tempo das nossas avós, que passaram a receita da hidratação com azeite para o cabelo de geração em geração. Quer saber como usar esse poderoso ingrediente natural para deixar as suas madeixas hidratadas e com vida? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo!

Benefícios do azeite para o cabelo

Rico em ácidos graxos e vitamina E, o azeite de oliva extravirgem ajuda a hidratar profundamente o cabelo ao penetrar na fibra capilar, conferindo mais maciez e brilho aos fios, além de mais movimento. Isso porque esses nutrientes auxiliam na reposição da umidade (água) do cabelo, combatendo problemas causados pelo ressecamento e comumente reclamados entre as mulheres, como frizz e pontas duplas.

Com a hidratação com azeite, as madeixas podem ficar muito mais sedosas, nutridas, macias e cheias de brilho. Por isso, o tratamento é indicado para cabelos danificados, especialmente aqueles que passaram por procedimentos químicos, como descoloração, coloração, alisamentos ou permanentes.

No entanto, para obter os benefícios desejados, o ideal é fazer a hidratação com azeite com um produto 100% natural ou o mais puro possível (extravirgem), com acidez entre 0,1% e 0,5%. Caso o tipo de azeite que você for usar tenha mais que isso, o seu uso não é recomendado para aplicação nos cabelos.

Como fazer hidratação com azeite no cabelo? Confira passo a passo

Além de super benéfica para o cabelo, a boa notícia é que a hidratação com azeite pode ser feita de várias formas, a partir de diferentes ingredientes que podem ser adicionados à receita para potencializar o efeito macio e brilhoso dos fios. Veja:

1 – Hidratação com azeite e mel

Em um recipiente, coloque oito colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem e quatro colheres (sopa) de mel, misturando bem. Em seguida, leve a mistura para aquecer no microondas por cerca de 15 a 20 segundos. Passado esse tempo, lave bem os cabelos apenas com shampoo e remova o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha.

Agora, divida o cabelo em mechas e aplique a receitinha em cada uma delas, massageando-as bem. Na hora da aplicação, evite a raiz. Depois de terminar o cabelo todo, coloque uma touca plástica na cabeça e deixe a mistura agir por, pelo menos, 30 minutos. Após essa pausa, lave as madeixas novamente, deixando-as secar naturalmente. Se quiser usar o secador ou chapinha para modelar os fios, a dica é não esquecer de passar um bom protetor térmico. Prontinho!

Veja também: Benefícios da hidratação com mel para o cabelo

2 – Hidratação com azeite e ovo

Em um recipiente, coloque duas colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, dois ovos e meio copo de água e misture bem até que todos os ingredientes dissolvam na água e deem lugar a uma mistura homogênea. Divida o cabelo sujo e seco em mechas e aplique a máscara em todo o comprimento, deixando-a agir por 30 minutos. Passado esse tempo, lave as madeixas normalmente com shampoo e condicionador.

Veja também: Benefícios da hidratação com ovo para o cabelo

3 – Hidratação com azeite e maisena

Dissolva duas colheres (sopa) de maisena em uma xícara de água e leve a mistura ao fogo em uma panela até obter uma consistência mais espessa. Desligue o fogo e reserve. Agora, lave bem os cabelos apenas com shampoo. Em um recipiente, despeje a maisena que está na panela e acrescente uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem e três colheres (sopa) da máscara de hidratação de sua preferência.

Separe o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando-as bem. Coloque uma touca térmica ou de banho e aguarde cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue os fios e finalize como de costume.

Veja também: Benefícios da maisena para o cabelo

4 – Hidratação com azeite e babosa

O primeiro passo é preparar o chamado óleo de babosa, que é o resultado da junção de azeite com babosa. Para fazê-lo, basta lavar uma folha de babosa e esperar secar. Em seguida, corte as pontinhas das extremidades da folha e jogue fora. Feito isso, pique a folha de babosa em pedaços de cerca de dois centímetros cada.

Agora, coloque esses pedaços dentro de um pote de vidro ou plástico e adicione o azeite de oliva extravirgem, misturando-os bem. Tampe o pote e armazene-o em um local com temperatura ambiente e longe da luz do sol, por cerca de 15 dias. Durante esse período, a dica é agitar o pote pelo menos uma vez ao dia para facilitar a união dos ingredientes.

Prontinho! Você já pode usar o óleo de babosa para hidratar as madeixas. Para preparar a mistura hidratante, basta colocar uma colher (sopa) do óleo em um recipiente e adicionar duas colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência, misturando bem. Depois de lavar o cabelo apenas com shampoo, basta separá-lo em mechas e aplicar a receitinha em cada uma delas, massageando-as bem.

Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe a mistura agir por cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, é só enxaguar os fios e aplicar condicionador e água. Deixe as madeixas secarem naturalmente. Se quiser usar o secador ou chapinha para modelar os fios, a dica é não esquecer de passar um bom protetor térmico.

Veja também: Benefícios da hidratação com babosa para o cabelo

5 – Hidratação com azeite e açúcar

Em um recipiente, coloque duas colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência, uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem, misturando bem. Feito isso, lave bem os cabelos apenas com shampoo e divida-os em mechas. Aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as, coloque uma touca térmica ou de banho e espere a receita agir nos fios por cerca de 20 minutos. Finalize enxaguando as madeixas em água fria e finalizando como de costume.

Veja também: Benefícios da hidratação com açúcar para o cabelo

E aí? Você já usou alguma desses receitas caseiras com azeite de oliva extravirgem para hidratar o cabelo? Gostou do resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */