Cabelos

Hidratação com café: saiba tudo sobre esse assunto aqui!

Ter os cabelos bem tratados, sedosos e bonitos, é a procura de toda mulher. Por isso, a busca incessante por cremes e fórmulas quase mágicas sucede-se toda semana, mas, nem sempre com os resultados esperados. O melhor é saber que algumas das soluções estão bem próximas de nós, em nossa própria casa, através de ingredientes caseiros. Uma destas soluções é a hidratação com café.

Se você ainda não tinha ouvido falar nesta alternativa, saiba que ela é das melhores e existem explicações físico-químicas para isso. Velho conhecido de todas nós, o grão de café já há bom tempo é utilizado para a produção de shampoo, com excelentes resultados para todo tipo de cabelo.

Antioxidante, combate o envelhecimento

Uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, o café é constituído em sua essência pela cafeína. Mas, também possui sais minerais e ingredientes ativos da maior importância para a saúde do nosso corpo, como ácido fólico, sódio, potássio, magnésio, elementos essenciais ao ser humano.

Também possui a riboflavina ou vitamina B², que é essencial entre as vitaminas e que ajuda no metabolismo do nosso organismo, especialmente das gorduras, proteínas e, especialmente, do açúcar. Ou seja, trata-se de micronutriente vital ao organismo. O café também é antioxidante, com o que combate o envelhecimento precoce do organismo.

Faz a esfoliação da raiz dos cabelos

É graças a todas essas vantagens que a hidratação com café age sobre o couro cabeludo, assim como também auxilia todo o organismo humano. O café ajuda na limpeza do couro cabeludo, melhorando o crescimento capilar e, ainda, auxilia na absorção dos demais nutrientes da mistura a ser aplicada para a hidratação capilar. Como você verá adiante.

É esse princípio ativo do café e seus nutrientes que vai estimular o couro cabeludo durante a aplicação da máscara de hidratação. Ao melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo durante a aplicação, a hidratação com café também faz a renovação das células e a esfoliação da raiz capilar, estimulando a renovação dos fios de cabelos.



Estimula a renovação e o crescimento

Alguns tipos de cabelos podem enfrentar o ressecamento logo após a aplicação da mistura com café. Isso, entretanto, pode ser depois combatido com a aplicação posterior de novos produtos de hidratação capilar, como cremes. O resultado, porém, vai deixar a todas satisfeitas, conforme têm sido demonstrado por diversos cabeleireiros.

Outra coisa importante é que a hidratação com café pode ser feita em todo tipo de cabelo, incluindo o cabelo crespo e cacheado, normalmente mais sensível ao ressecamento. O essencial no resultado é que essa mistura vai estimular a renovação capilar e o crescimento mais rápido dos seus fios, como é o seu desejo.

Cuidado para aplicar em todas as mechas

Vamos então à mistura para estimular o crescimento capilar:

  • Duas colheres de sobremesa de pó de café (pode ser o café solúvel, que inclusive mistura mais fácil);
  • Mais duas colheres de azeite extra virgem;
  • Adicione umas três colheres do creme de hidratação de sua preferência;
  • Coloque tudo isso no mesmo recipiente e misture bem, até ficar uma massa homogênea.

Antes de iniciar a aplicação da mistura, lave o seu cabelo com shampoo e deixe-o úmido. A seguir, faça os seguintes procedimentos:

  1. Comece a aplicação por mechas separadas, o que vai facilitar e garantir que todo o cabelo receberá os ingredientes;
  2. Massageie bem cada uma das mechas;
  3. Após concluir a aplicação em todo o cabelo, cubra com uma toalha e aguarde por aproximadamente 30 minutos;
  4. Depois disso, enxágue bem o cabelo e confirme que não restaram resquícios de ingredientes;
  5. Aí, então, é só lavar bem com o seu creme condicionador preferido e deixar secar de forma natural.

Alterne aplicações com azeite ou mel

Essa hidratação com café pode ser repetida uma vez por semana durante uns 30 dias. Depois, alterne a aplicação e hidratação com outros produtos, para evitar o vício dos fios de cabelo a um só produto. A reidratação é sempre muito importante.

Para melhorar a hidratação de seus cabelos, em algumas aplicações você pode substituir o azeite extra virgem por mel de abelha, na mesma proporção da mistura anterior. Alternando as aplicações com as duas misturas – com o azeite ou com o mel – o resultado será o estímulo ao crescimento de seus fios, aliado à hidratação, que vai deixá-los sedosos e com brilho, como é sempre o desejo de todas.

Cheiro do café perdura por um dia

Algumas mulheres que já fizeram essas aplicações opinam que o resultado é bastante bom, resultando em cabelos com melhor definição, bem encorpados e, de forma especial, com sensível melhora em sua maciez. Mas, convém sempre lembrar que cada cabelo reage de uma forma a um tratamento e, por isso, convém repetir as aplicações e, aí sim, obter os resultados esperados.

Outra questão lembrada por essas mulheres sobre a hidratação com café é quanto ao cheiro característico do café, sempre bastante forte e marcante. Pois bem, esse cheirinho permanece por pelo menos um dia, mesmo após a aplicação com o creme condicionador. Mas, não é um cheiro forte, garantem essas meninas. Fica um cheiro leve, principalmente se a aplicação tiver sido feita com o café solúvel. Então, após a aplicação é conveniente ficar em casa.

Estimulante natural para os cabelos

Depois de tudo isso, convém acrescentar que a cafeína não é novidade como aplicação em cabelos. Na verdade, ela já é utilizada pela indústria de cosméticos em vários produtos de beleza e, de forma especial, para os cabelos.

Por ser um estimulante natural, a cafeína atua estimulando o crescimento dos cabelos e fazendo a renovação capilar. Ou seja, renova os cabelos, combate a queda e ajuda a mantê-los vivo e brilhantes.

Hidratação com café, sem química

Por isso, ao ser aplicado diretamente no couro cabeludo, em uma mistura que inclui o creme hidratante, mais o azeite ou o mel, o café moído estimula a circulação sanguínea no local e ajuda na renovação capilar. E trata-se de produto totalmente natural, sem químicas ou qualquer outro ingrediente que vá trazer prejuízos aos seus cabelos. Garante cabelos saudáveis e, por ser totalmente natural, pode ser utilizado por gestantes ou pessoas que não conseguem fazer aplicação com química.

Dica de quem já experimentou a hidratação com café: como reduz a oleosidade do cabelo, convém mesmo fazer a reaplicação com creme hidratante, que o resultado será a obtenção de um maior brilho aos seus cabelos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */