Beleza Cabelos

Hidratação com camomila: hidrate e deixe os fios mais claros sem sair de casa

No verão, muitas mulheres recorrem às tendências de mechas loiras para combinar o visual com a estação mais quente do ano. No entanto, apesar de deixar o cabelo lindo, todo mundo sabe que nesse período do ano os nossos fios ficam mais ressecados, por conta da água do mar, da piscina e exposição solar em excesso, que deixam a fibra capilar sem umidade e nutrientes. Sendo assim, apostar em procedimentos químicos a esta altura do campeonato, sem dúvidas, não é a melhor maneira de conseguir um visual iluminado e com aparência bonita e saudável, concorda?

Mas você sabia que é possível conseguir madeixas claríssimas sem precisar passar por descolorações e colorações que ressecam os fios e prejudicam a saúde capilar? É isso mesmo! Com algumas receitinhas caseiras, como é o caso da hidratação com camomila, é possível conquistar um cabelo “beijado pelo sol” de forma fácil e simples, usando apenas o chá de camomila, que além de super baratinho, ainda é benéfico para os nossos fios.

Além de clarear as madeixas naturalmente e de forma gradativa, graças à presença de dois pigmentos que são ativados com a sua infusão, a camomila tem o poder de prepará-lo para absorver a hidratação de maneira mais eficiente. Isso porque a planta possui forte ação adstringente, que comprime os fios e facilita o processo de remoção da oleosidade excessiva e limpeza dos fios e couro cabeludo, dois fatores essenciais para a melhor penetração dos nutrientes dos produtos hidratantes na fibra capilar.

Portanto,a dica é aliar o tratamento com esse poderoso ingrediente com outros produtos, como shampoos, condicionadores e máscaras,que você já usa na rotina. O resultado é de um cabelo muito mais macio, brilhoso e clarinho como nenhum outro! Quer saber como fazer hidratação com camomila no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo!

Veja também: Hidratação caseira para o cabelo: confira 27 receitas fáceis e simples de fazer

Benefícios da camomila para o cabelo

O principal benefício da camomila para o cabelo está associado ao seu poder de clarear os fios, de forma natural e gradativa. Isso acontece devido à presença de dois pigmentos presentes na composição da planta, que são ativados durante a sua infusão e atuam no cabelo quando expostos ao sol. No entanto, o clareamento natural com camomila é recomendado para quem tem fios castanhos claros, loiros escuros e médios, que poderão ter os tons dourados potencializados e com um aspecto mais natural.



Porém, esse não é o único benefício da camomila no cabelo. O chá feito dessa poderosa plantinha também pode oferecer mais brilho aos fios, sendo que o efeito espelhado poderá ficar ainda mais evidente com mais aplicações. Além disso, é possível preparar a fibra capilar para receber a hidratação com produtos capilares que você já utiliza normalmente no dia a dia, uma vez que o chá possui propriedades adstringentes, que comprime os fios.

Na prática, isso quer dizer que a aplicação da bebida feita com camomila no cabelo pode promover um melhor processo de remoção da oleosidade e da sujeira dos fios e couro cabeludo, de forma natural e sem agredir a fibra capilar, ao contrário do que acontece com o uso de alguns produtos químicos. Esses são dois fatores essenciais para facilitar a absorção dos nutrientes presentes nas máscaras hidratantes pelos fios.

Quem tem cabelos escuros pode apostar nessa receita?

Isso vai depender do seu objetivo. Se a ideia for clarear os fios, provavelmente, essa receitinha caseira com chá de camomila não irá ajudar, já que não possui efeito descolorante. Para fios escuros, neste caso, o ideal é apostar em uma descoloração normal em um salão de beleza ou em casa. Caso você ainda não saiba como fazer esse procedimento sozinha, é só clicar aqui para aprender passo a passo com descolorir o cabelo em casa.

Por outro lado, se você quiser apenas aproveitar os efeitos benéficos da planta, como o efeito iluminado e, também, as suas propriedades adstringentes, que preparam os fios para receber a hidratação, qualquer mulher, independente da cor e tipo do cabelo, pode apostar na hidratação com camomila.

Como fazer hidratação com camomila no cabelo? Veja passo a passo

Depois de conferir todos os benefícios da camomila para o cabelo, você deve estar curiosa para saber como fazer a hidratação usando esse poderoso ingrediente natural no seu cabelo, de maneira simples e fácil, sem precisar sair de casa, estou certa? Pois bem! A seguir, você vai aprender como preparar e aplicar as receitinhas caseiras usando camomila nos seus fios e deixá-los clarinhos, com a cara do verão! Vamos lá? Veja:

Chá de camomila

Em uma panela, ferva dois copos de água com quatro colheres de flores de camomila ou dois sachês do chá de caixinha que você comprou no supermercado. Desligue o fogo, tampe e espere esfriar. Em seguida, coe, se achar necessário, e espalhe o chá por todo o cabelo com a ajuda de um algodão. Vá para o sol e deixe a bebida agir por aproximadamente 30 minutos ou até os fios secarem. Enxágue!

Camomila e maisena

Em uma xícara de água fervida, coloque duas colheres (sopa) de flores secas de camomila ou dois sachês do chá de caixinha que você comprou no supermercado. Tampe e deixe a infusão descansar por cerca de 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, leve o chá para uma panela e acrescente duas colheres (sopa) de maisena, deixando a mistura ao fogo por alguns minutos, até que ela adquira uma consistência mais espessa, semelhante a uma máscara capilar.

Desligue o fogo e espere a mistura esfriar. Quando isso acontecer, adicione duas colheres (sopa) de uma máscara hidratante de sua preferência. Misture bem. Agora, lave bem o cabelo apenas com shampoo, divida-o em mechas e aplique a receitinha em cada uma delas, massageando bem os fios. Espere cerca de 20 minutos e enxágue, finalizando com a aplicação de um condicionador. Prontinho!

Camomila e leite

Em uma panela, ferva um copo de leite integral e acrescente três sachês do chá de camomila de caixinha que você comprou no supermercado. Desligue o fogo, tampe a panela e espere esfriar. Em seguida, lave o cabelo apenas com shampoo e espere secar. Depois que os fios estiverem totalmente secos, divida-os em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, de preferência, com a ajuda de um borrifador.

Enquanto a mistura age nos fios, penteie-os delicadamente com um pente para ajudar a espalhar melhor a receita por toda a cabeça. Feito isso, coloque uma touca térmica ou de banho e deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos. Enquanto espera, procure ficar exposta ao sol ou usar um secador, com cuidado, para acelerar o processo. O calor ajuda a potencializar a ação da camomila nos fios.

Passados os 20 minutos, lave bem o cabelo com um shampoo e condicionador de sua preferência. Caso queira fios ainda mais hidratados e clarinhos, a dica é apostar nessa receitinha pelo menos duas vezes por semana.

E aí? Gostou de saber como fazer hidratação com camomila no cabelo? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas nas redes sociais! Quem sabe você pode ajudar alguém a ter fios claríssimos e hidratados sem precisar recorrer a procedimentos químicos?

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */