Beleza Cabelos

Hidratação com cenoura: saiba os benefícios e como fazer a receita caseira

Rica em vitamina C e betacaroteno (responsável pela cor laranja), a cenoura é um dos vegetais mais populares e presentes nas casas brasileiras, sendo a aposta de muitas mulheres para cuidar do viço e bronzeado da pele. Mas, talvez, o que você ainda não saiba é que ela também pode ajudar a potencializar a saúde e beleza dos cabelos.

É isso mesmo! A hidratação com cenoura é uma das receitas caseiras para o cabelo favoritas das vaidosas que buscam alternativas mais naturais para repor a umidade (água) dos fios e, também, os nutrientes perdidos pela fibra capilar durante a rotina, especialmente no caso de que faz procedimentos químicos ou usa secador e chapinha com frequência, fatores que deixam as madeixas extremamente ressecadas.

Veja também: Seu cabelo é seco ou ressecado? Entenda a diferença

Além de recuperar a fibra capilar, dar brilho e movimento aos fios, é possível deixá-los mais macios e maleáveis a partir desse tratamento super baratinho e fácil de fazer em casa. Quer saber como fazer hidratação com cenoura no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro os benefícios e o passo a passo para você aprender direitinho essa poderosa receitinha para cabelos danificados.

Vamos lá!

Benefícios da cenoura para o cabelo

A hidratação com cenoura é ideal para cabelos secos ou ressecados, principalmente aqueles com fios danificados por conta do uso de químicas ou aparelhos de alta temperatura, como é o caso do secador, chapinha ou babyliss. Rica em vitamina C e betacaroteno, o vegetal é ideal para fornecer nutrientes perdidos pela fibra capilar durante a rotina, além de repor a umidade (água) dos fios.

Além disso, ainda por conta da presença desses dois nutrientes no alimento, ao hidratar o cabelo usando a cenoura, é possível fornecer uma excelente carga de antioxidantes à fibra capilar e ao couro cabeludo, promovendo uma limpeza profunda, mas de maneira suave, nessa região, eliminando impurezas que possam atrapalhar o crescimento dos fios.

Portanto, a hidratação caseira com cenoura pode não só deixar as nossas madeixas mais macias e brilhosas, como também estimular o crescimento capilar. Legal, né?! E se você achava que os benefícios desse vegetal tinham acabado por aí, está enganada!

Veja também: 16 alimentos que fazem o cabelo crescer rápido

Além de tudo isso que eu falei, a cenoura também é capaz de ajudar nos cuidados com cabelos mistos e cacheados, ou seja, com a raiz oleosa e os fios secos, que são bastante difíceis de disciplinar e manter saudáveis e bonitos, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue ser distribuída corretamente até o comprimento e pontas dos fios. Neste caso, a hidratação com cenoura ajudará a repor essa oleosidade na extensão do cabelo, tornando-o mais nutrido.

Quem pode apostar?

A hidratação caseira com cenoura pode ser feita em todos os tipos de cabelo. No entanto, ela é mais indicada para fios danificados, especialmente aqueles que passaram por procedimentos químicos, como escovas progressivas, descoloração ou coloração, ou, ainda, que usam secador e chapinha com frequência no dia a dia.

Isso porque esses tipos capilares sofrem agressões diárias que podem tornar a fibra capilar ressecada e, portanto, resultar em fios ressecados, sem brilho e sem vida. Além disso, o tratamento caseiro também é ideal para cabelos mistos, cacheados ou crespos, que também são naturalmente ressecados devido ao fato de a oleosidade natural do couro cabeludo não conseguir chegar ao comprimento e pontas dos fios.

Em todos esses casos, a hidratação com cenoura ajudará a fortalecer os fios danificados e devolver os nutrientes que foram perdidos por estes no decorrer da rotina. Dependendo da situação das suas madeixas, você poderá apostar nessa receitinha uma vez por semana, no caso de cabelos danificados, ou a cada 15 dias, em casos menos graves.

E quem é loira? Pode apostar nesse tratamento também? SIM! Apesar da cor da mistura, ela poderá ser aplicada nos fios claros normalmente, pois não irá manchar o cabelo.

Como fazer hidratação com cenoura no cabelo? Confira passo a passo

Depois de saber tudo sobre os benefícios da hidratação com cenoura para o cabelo, aposto que você ficou curiosa para aprender como fazer essa poderosa receitinha caseira em casa, estou certa? Pois bem! Então, anote o passo a passo a seguir e corra já para a cozinha para uma cenoura na geladeira para começar os trabalhos. Mãos à obra!

Passo 1: Em um liquidificador, bata meia cenoura cortada em cubos com um pouco de água filtrada. Para quem quiser potencializar a receita, pode adicionar meia beterraba descascada e também cortadas em cubos.

Passo 2: Agora, coe para obter apenas o suco da mistura dos dois vegetais.

Passo 3: Em seguida, em um recipiente, misture o suco com duas colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência. Reserve.

Passo 4: Feito isso, lave bem os cabelos apenas com shampoo e remova o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Aproveite para pentear os fios e dividi-los em mechas.

Passo 5: Aplique a mistura que você reservou em cada uma delas, massageando bem os fios, e deixe-a agir por cerca de 30 minutos.

Passo 6: Passado esse tempo, enxágue o cabelo e aplique um condicionador. Prontinho! Finalize como de costume.

E aí? Você já fez hidratação com cenoura no cabelo alguma vez? Gostou do resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane