Beleza Cabelos

Hidratação com gelatina no cabelo: saiba os benefícios e como fazer

Para cuidar dos cabelos, nós mulheres apostamos em vários truques e tratamentos, sejam eles naturais ou químicos, para manter a sua saúde e aparência na frente do espelho.

Apesar dos avanços tecnológicos nas fórmulas de produtos e cosméticos capilares, as receitas caseiras, a maioria com ingredientes baratos que nós temos na cozinha, ainda estão ganhando bastante espaço na rotina diária de beleza de muitas de nós.

É o caso da hidratação com gelatina, que você vai aprender os benefícios e como fazer no nosso artigo de hoje. Por conter entre os seus componentes dois ativos essenciais para a saúde dos fios – açúcar e colágeno – o produto promete devolver o brilho e maciez de forma imediata às madeixas, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro para isso.

Quer saber mais sobre como fazer hidratação com gelatina nos cabelos e quais são os benefícios desse poderoso ingrediente para a beleza e saúde dos fios? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o assunto.

Quais são os benefícios da gelatina para o cabelo?

Quando se fala em aplicar gelatina nos cabelos, a primeira pergunta que vêm à cabeça é: “Como essa sobremesa pode fazer bem aos fios?”. A explicação para a sua função positiva no tratamento das madeixas está no fato de o produto conter uma alta quantidade de colágeno e açúcar, dois ativos super importantes para a saúde dos cabelos.

O colágeno, assim como quando usado no tratamento da pele, pode ajudar na recuperação da elasticidade dos fios, reter a sua umidade – o que evita que eles fiquem ressecados –, além de fortalecê-los e proporcionar mais maciez aos cabelos. Isso porque essa substância possui um alto poder de absorção pelos fios, o que ajuda a rejuvenescê-los de uma forma geral.

Enquanto isso, o açúcar presente na fórmula da gelatina tem a função de fechar a cutícula dos fios, deixando-os mais soltos e brilhosos, além de protegê-los contra as agressões dos agentes externos, como clima, sol, umidade, poluição, mar, piscina e produtos e tratamentos químicos.

Além disso, a gelatina contém também um alto poder de absorção, o que facilita para que esses ingredientes penetrem na fibra capilar e ofereça os benefícios. Rico em proteína animal, quando hidrolisada, o produto recebe uma partícula de água e, por este motivo, e solúvel em água e consegue penetrar nos cabelos, mantendo a sua hidratação e elasticidade.

A gelatina é formada por uma série de aminoácidos que possuem ação hidratante, como a prolina e a glicina, também agentes construtores da elasticidade da pele. Além disso, esses mesmos nutrientes são capazes de manter a umidade dos fios por mais tempo, criando uma camada protetora em volta dos fios para evitar o ressecamento.

Por esta razão, muitas mulheres também gostam de usar a gelatina para fazer reconstrução capilar. No entanto, apesar de seus ingredientes benéficos à saúde dos cabelos, sozinha ela não conseguirá recompor a massa da fibra capilar. Para tal, o produto precisará ser aliado à uma queratina líquida, que você já conheceu os benefícios aqui no blog.

Nos próximos parágrafos, você vai aprender como usar a gelatina no cabelo para obter todos os efeitos da sua ação hidratante.

Como usar gelatina para hidratar o cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe todos os benefícios da gelatina para o cabelo, chegou a hora de você aprender como utilizá-la para hidratar os seus fios em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro para isso. Veja, a seguir, o passo a passo:

Ingredientes:

  • Meio pacote da gelatina incolor;
  • 2 colheres (sopa) de máscara para cabelos ou creme de hidratação;
  • 1 colher de óleo capilar de sua preferência.

Como fazer:

Passo 1: Primeiro, lave os cabelos apenas com shampoo e enxágue em água abundante, em temperatura morna ou fria.

Passo 2: Em seguida retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Agora, prepare a mistura para aplicar no cabelo, colocando todos os ingredientes em um recipiente de plástico e mexendo bem.

Passo 3: Feito isso, divida o cabelo em mechas e comece a aplicar a mistura em cada uma delas, evitando apenas o couro cabeludo.

Passo 4: Espere a mistura agir nos cabelos por cerca de 20 ou 30 minutos – se quiser, pode até colocar uma touca plástica para acelerar o processo.

Passo 5: Agora, enxágue bem os cabelos com água abundante e aplique um condicionador em seguida.

Passo 6: Finalize aplicando um leave-in e deixe o cabelo secar naturalmente.

Passo 7: No caso de quem prefere finalizar o cabelo escovando (alisando), a única dica é não esquecer de usar um protetor térmico antes de usar o secador e a chapinha.

Dicas importantes

Se você for loira, não se esqueça de que as gelatinas colorida e com sabor podem manchar os seus fios claros. Por isso, a dica é sempre fazer a hidratação com gelatina usando a versão incolor. Já no caso da mulherada com cabelos cacheados, pode-se usar a gelatina também como uma substituta do modelador de cachos.

Para isso, basta lavar o cabelo, enquanto ele ainda estiver úmido, aplicar a mistura nos fios. Enrole-o todo e faça um coque, deixando a gelatina agir uns 20 minutos. Se você quiser usá-la com os fios já secos, basta borrifar a mistura nos fios, dando uma leve amassadinha no cabelo e pronto! Você verá que gelatina irá prolongar a definição dos cachos,deixando-os bonitos por muito mais tempo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */