Beleza Cabelos

Hidratação com iogurte para cabelos ressecados: aprenda passo a passo fácil

Jar of fresh greek yogurt on a wooden table

Você já parou para pensar que não precisa gastar muito e nem ir para muito longe de casa para deixar o seu cabelo lindo e saudável? É isso mesmo! As receitas caseiras para hidratar o cabelo tornaram-se as queridinhas do momento das vaidosas que amam cuidar dos seus fios de forma mais natural, com ingredientes baratos e simples encontrados na despensa ou na cozinha, evitando os problemas causados pelo uso contínuo de produtos capilares industrializados à saúde da fibra capilar, como é o caso do temido efeito build-up.

Para quem não sabe, trata-se de um efeito negativo provocado às madeixas devido ao acúmulo de resíduos de produtos no couro cabeludo e fios, especialmente aqueles ricos em parafina, óleo mineral, petrolatos, entre outros ingredientes agressivos ao cabelo. O build-up é muito comum em cabelos onde são aplicados uma grande variedade e quantidade de produtos durante a rotina, resultando em seu ressecamento, além da perda do movimento e brilho dos fios.

Por isso, se você está cansada de hidratar o cabelo e não ver nenhum resultado, mesmo investindo nos produtos mais caros do mercado, este pode ser o motivo! Então, que tal dar uma chance aos ingredientes que você tem em casa, que possuem as mesmas propriedades condicionantes, hidratantes e emolientes, para evitar tudo isso e, de quebra, conquistar fios mais brilhosos e macios sem precisar gastar rios de dinheiro no salão de beleza?

Aqui no blog, você já conheceu alguns tipos de hidratações caseiras poderosas, usando ingredientes como a babosa, mel, banana, açúcar, leite de coco, abacate, quiabo, uva, gelatina, entre tantas outras. No nosso artigo de hoje, você vai aprender mais uma receitinha caseira para turbinar a hidratação do seu cabelo usando o iogurte natural.

Rico em vitaminas e minerais essenciais à saúde e beleza das nossas madeixas, esse ingrediente pode ajudar a deixar os fios mais alinhados e repor a água (umidade) perdida por estes, resultando em cabelos mais saudáveis, sedosos e brilhosos. Quer saber como fazer hidratação com iogurte natural? Então, continue de olho nos próximos parágrafos que eu te mostro passo a passo com dicas!

Benefícios do iogurte natural para o cabelo

A hidratação com iogurte natural é recomendada para cabelos ressecados, que estão pontas secas e quebradiças, além de fios sem brilho e movimento. Isso porque esse poderoso ingrediente é rico em vitaminas do complexo B, como B6 e B12, além de minerais como zinco, magnésio, ácido lático e cálcio, que possuem a função de hidratar e nutrir os folículos pilosos do couro cabeludo profundamente.

Veja também: Seu cabelo é seco ou ressecado? Descubra aqui

Todos esses ingredientes possuem propriedades condicionantes e emolientes, que fazem com que o iogurte seja considerado um condicionador natural para os fios. Na prática, o ácido lático faz a limpeza do couro cabeludo, ajudando a remover as células mortas e atuando para que os folículos pilosos cresçam saudáveis, enquanto as culturas ativas presentes no iogurte promovem a hidratação do couro cabeludo e combatendo irritações.

Confira a seguir, resumidamente, os principais benefícios do iogurte natural para o cabelo:

  • Deixa os fios mais macios e brilhosos;

  • Ajuda no crescimento e evita a queda dos fios;

  • Faz uma limpeza profunda no couro cabeludo;

  • Elimina seborreias na raiz capilar, como é o caso da caspa;

  • Combate o frizz.

Aprenda passo a passo como fazer hidratação com iogurte natural

Além de ser poderosa e super fácil de fazer, a hidratação caseira com iogurte natural pode ser feita de inúmeras formas, mudando a apenas os ingredientes que serão misturados à receita para dar o resultado desejado, ou seja, deixar os fios macios e brilhosos. Cada um terá a sua função dentro do tratamento para potencializar a hidratação das madeixas. Veja:

Hidratação com iorgurte natural, gema de ovo e azeite

O primeiro passo para fazer essa receitinha é lavar bem os cabelos com shampoo sem sal. Em seguida, misture todos os ingredientes em um recipiente, coando as gemas em uma peneira para não deixar cheiro de ovo nos fios após o tratamento. Adicione uma colher (sopa) de iogurte natural, uma colher (chá) de azeite de oliva extravirgem e uma colher (sopa) da máscara de hidratação que você usa normalmente.

Agora, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, deixando-a agir por cerca de 20 minutos nos fios. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e finalize o tratamento aplicando um leave-in ou creme para pentear nos fios. Prontinho! É só deixar o cabelo secar naturalmente ou com um secador e chapinha.

Veja também: Leave-in: saiba para que serve e como usar esse produto no cabelo

Hidratação com iogurte natural e óleo de coco

Em um recipiente, coloque duas colheres (sopa) de iogurte natural, uma colher (sopa) de óleo de coco e duas colheres (sopa) da máscara de hidratação que você tem em casa. Depois de lavar bem o cabelo apenas com shampoo, divida-o em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as bem.

Coloque uma touca térmica ou de banho no cabelo e deixe a receita agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e finalize o tratamento aplicando um leave-in ou creme para pentear nos fios. Prontinho! É só deixar o cabelo secar naturalmente ou com um secador e chapinha.

Hidratação com iogurte natural, mel, açúcar e óleo de coco

Coloque duas colheres (sopa) de iogurte natural, duas colheres (sopa) da máscara hidratante de sua preferência, uma colher (sopa) de mel, uma colher (sopa) de óleo de coco e uma colher (sopa) de açúcar e misture bem até obter uma pasta homogênea. Em seguida, depois de lavar os cabelos apenas com shampoo, divida os fios em mechas e aplique a receitinha em cada uma delas, massageando-as bem.

Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe a mistura agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e finalize o tratamento aplicando um leave-in ou creme para pentear nos fios. Prontinho! É só deixar o cabelo secar naturalmente ou com um secador e chapinha.

Hidratação com iogurte natural, banana e abacate

Para fazer essa receita, você deverá colocar em um recipiente meia banana madura amassada, quatro colheres (sopa) de iogurte natural, meio abacate amassado, maduro e pequeno e misturar bem até obter uma pasta homogênea. Em seguida, lave bem os cabelos apenas com um shampoo, retire o excesso de água e divida os fios em mechas.

Agora, aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as bem. Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe a receita agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo e aplique um condicionador. Pronto! Basta deixar os fios secarem naturalmente ou finalizar com um secador e chapinha.

Com que frequência posso hidratar meu cabelo com iogurte natural?

Isso vai depender das condições de saúde dos seus fios e, também, do seu cronograma capilar. Para cabelos mais ressecados, a dica é apostar na hidratação com iogurte natural pelo menos uma vez por semana. Para cabelos normais ou saudáveis, o tratamento com esse poderoso ingrediente pode ser feito a cada 15 dias para obter melhores resultados.

E aí? Você já fez hidratação no cabelo com iogurte natural? Qual foi o resultado? Deixe um comentário aqui embaixo compartilhando a sua experiência com a gente…

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */