Beleza Cabelos

Hidratação com leite em pó: aprenda a receita e deixe o cabelo mais macio e liso

Você aí do outro lado poderia imaginar que uma simples lata de leite em pó pudesse driblar o ressecamento do seu cabelo e, de quebra, ainda deixá-lo mais lisinho? É isso mesmo! Aqui no blog, você já conferiu o poder da hidratação com leite nos fios, que é capaz de torná-los mais macios e brilhosos, a partir da reposição da umidade (água) perdida pela fibra capilar no decorrer dos dias, bem como os nutrientes.

No artigo de hoje, eu vou te mostrar como a versão em pó da bebida pode ser a aliada que você estava procurando para potencializar a saúde e beleza das suas madeixas. A hidratação com leite em pó virou tendência nos últimos tempos entre as vaidosas que preferem formas alternativas mais naturais para cuidar dos seus fios, já que a maioria produtos capilares industrializados contém silicones, parafinas, petrolatos e óleo mineral, entre outros agentes nocivos aos cabelos, que além de deixá-los mais frágeis e danificados, ainda fazem mal ao meio ambiente.

Além de devolver a vida à fibra capilar, o leite em pó também é capaz de promover o alisamento natural do cabelo, ideal para quem cansou de investir em procedimentos químicos, como é o caso das escovas progressivas, que apesar de deixarem as madeixas lisas instantaneamente, causam problemas até irreversíveis aos fios, como ressecamento, quebra e queda.

É alisamento que você quer, baby? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo como fazer hidratação com leite em pó no cabelo. Vamos lá!

Veja também: Aprenda 8 receitas caseiras para alisar o cabelo naturalmente

Benefícios do leite em pó para o cabelo

Reza a lenda que o leite era um dos segredos de beleza de Cleópatra, rainha do Antigo Egito. Então, por aí, já é fácil imaginar os poderes que a hidratação com leite em pó no cabelo pode trazer aos nossos fios, concorda?



Devido à presença de vitaminas e aminoácidos na composição desse alimento, que são nutrientes essenciais para a manutenção da queratina e colágeno no cabelo, com a hidratação de leite em pó é possível fortalecer os fios, além de devolver os nutrientes e a umidade (água) perdidos por eles durante a rotina, especialmente no caso de mulheres que usam abundantemente químicas ou ferramentas de calor, como secador e chapinha.

Além disso, por conta do ácido lático também encontrado no leite em pó, um tipo de esfoliante natural, é possível remover o excesso de sujeira, oleosidade e resíduos de produtos (causadores do efeito build-up) do couro cabeludo, o que ajuda no melhor crescimento e desenvolvimento do cabelo.

Veja também: 16 alimentos que fazem o cabelo crescer rápido

E o alisamento? Você não disse que ele poderia alisar os fios naturalmente? Disse sim! Ao apostar na hidratação com leite em pó também é possível alisar o cabelo de forma natural, só que gradualmente. Ou seja, como não há ativos químicos no tratamento, o efeito liso só poderá ser visto com o uso contínuo da hidratação com leite em pó.

Na prática, a cada vez que você aplicar a receitinha caseira nas suas madeixas, será possível perceber a redução do frizz, alinhamento dos fios e controle do volume excessivo, promovendo o efeito liso que se está buscando. No entanto, o resultado é mais perceptível em cabelos ondulados. Em cabelos cacheados e crespos, o alisamento natural com leite em pó não será tão visível, já que esses tipos de cabelo possuem curvaturas mais fechadas, que só podem ser desfeitas com produtos químicos.

Nestes casos, os benefícios serão apenas de redução do volume excessivo e do aspecto frizzado, além de maior hidratação, que são importantes para quem tem cachos.

Veja mais: 27 receitas fáceis para hidratar o cabelo em casa

Quem pode fazer?

Outro benefício da hidratação com leite em pó é que, por ser 100% natural, pode ser feita por qualquer pessoa, desde crianças até mulheres grávidas, além de pessoas alérgicas a qualquer substância química presentes em alisamentos químicos, tais como guanidina, tioglicolato de amônia e hidróxido de sódio, por exemplo.

Esse tratamento caseiro também é ideal para todos os tipos capilares, se o objetivo for hidratar as madeixas, e indicado para mulheres com cabelos ondulados que queiram reduzir o volume das ondas dos fios, no caso de quem busca um alisamento natural. Como falei anteriormente, quem tem o cabelo cacheado ou crespo não conseguirá bons resultados neste sentido, já que a curvatura dos cachos é mais difícil de ser desfeita sem o uso de produtos químicos.

A receitinha caseira é contraindicada para cabelos quebradiços, elásticos e danificados, já que o mel usado no seu preparo e aplicação no cabelo possui consistência grossa, que pode “puxar” demais os fios e provocar a quebra.

Veja também: Benefícios da hidratação com mel para o cabelo

Como fazer hidratação com leite em pó no cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios da hidratação com leite em pó para o cabelo, chegou a hora de aprender como preparar a receita caseira que irá deixar os seus fios muito mais macios e brilhosos, além de lisinhos, sem precisar gastar uma fortuna no salão de beleza ou sair de casa. Então, chega de papo! Anote esse passo a passo a seguir e mãos à obra:

Passo 1: Em um recipiente, coloque duas colheres (sopa) de água, quatro colheres (sopa) de leite em pó integral e uma colher (sopa) de mel puro, misturando bem. Reserve.

Passo 2: Agora, lave o cabelo apenas com shampoo e espere secar totalmente. Se preferir, pode lavá-lo um dia antes para facilitar o processo.

Passo 3: Com o cabelo já limpo e seco, divida-o em mechas e aplique a mistura que você preparou em cada uma delas, massageando bem os fios.

Passo 4: Sem prender ou pentear o cabelo (isso pode quebrar os fios), deixe a mistura agir por, pelo menos, uma hora.

Passo 5: Passado esse tempo, enxágue o cabelo e aplique um condicionador.

Passo 6: Enxágue os fios novamente e finalize como preferir.

Observação: O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente. No entanto, se você quiser usar secador e chapinha, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes para proteger os fios do calor excessivo desses aparelhos, que é prejudicial à fibra capilar.

Com que frequência posso aplicá-la no cabelo?

A hidratação com leite em pó deve ser feita uma vez por semana, principalmente no caso de cabelos que estejam muito ressecados ou de mulheres que queiram alisar o cabelo naturalmente de forma mais rápida. Afinal, quanto mais você fizer o tratamento, mais lisos os fios ficarão.

Já para quem tem cabelos normais ou saudáveis, a dica é apostar nesse tipo de hidratação apenas a cada 15 dias, já que não há necessidade de tratar os fios regularmente.

E aí? Você já fez hidratação no cabelo usando o leite em pó? Gostou do resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */