Beleza Cabelos

Hidratação com maionese: aprenda a receita e acabe com as pontas danificadas

Quem assistiu ao filme “Tudo por Amor”, estrelado pela diva master do redcarpet Julia Roberts, na década de 90, deve se lembrar de uma cena que chamou bastante atenção dos telespectadores, na qual a personagem passa a maionese no cabelo e depois passa uns maus bocados na rua por causa do cheiro. Que situação, hein? Depois disso, muitas pessoas tiveram curiosidade em saber se realmente o produto pode ser passado no cabelo, qual é o resultado e se realmente fica um cheirinho pouco agradável nos fios, estou certa? Pois bem!

Para quem já torceu o nariz ou fez careta só de pensar na ideia vai ficar surpresa em saber que SIM, a maionese pode ser aplicada nas nossas madeixas e, acredite, pode trazer efeitos poderosos na hidratação dos fios. É isso mesmo! A hidratação com maionese é uma das tendências do momento de receitas caseiras para o cabelo e pode ajudar a deixar os fios mais macios e brilhosos, além de melhorar o aspecto daquelas pontas duplas com aspecto ressecado que insistem em estragar o visual.

Veja também: 27 receitas caseiras fáceis para hidratar o cabelo

Portanto, se você está cansada de ver as pontas do seu cabelo sempre espigadas na frente do espelho, vai ficar feliz ao descobrir que é possível acabar com elas sem precisar enfrentar a tesoura e, ainda, sem gastar uma fortuna em produtos caros ou tratamentos no salão de beleza. Em vez disso, basta correr até a geladeira e pegar a maionese que está de bobeira e mãos à obra!

Quer saber como fazer hidratação com maionese no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que te mostro tudo passo a passo. Vamos lá!

Benefícios da maionese para o cabelo

A hidratação com maionese é excelente para o cabelo, uma vez que o produto contém em sua composição óleos vegetais, sendo que alguns deles possuem poderosa ação antioxidante, como é o caso do girassol, açafroa e caroço de algodão. Além disso, além de facilitar a absorção das vitaminas A, D, K e E, ele também possui alta carga de gorduras polinsaturadas e ácidos graxos, como os ômegas 3 e 6, que ajudam a nutrir as nossas madeixas.

Por conta disso, a hidratação com maionese é mais recomenda para cabelos secos ou ressecados, que precisam receber mais oleosidade e nutrientes nos fios para voltarem a ter movimento, maciez e brilho. Ainda, é possível eliminar também com esse tratamento caseiro um dos problemas mais reclamados pela maioria das mulheres quando o assunto é o ressecamento do cabelo: as terríveis pontas duplas.

Veja também: Seu cabelo é seco ou ressecado? Entenda a diferença

Devido a sua ótima carga de óleos vegetais, é possível devolver a oleosidade já ausente nas pontas dos fios, evitando, assim, que elas se partam. E se você achava que os benefícios da maionese para o cabelo acabariam por aí, não se engane, que tem mais! Outro ingrediente presente na fórmula do produto é o vinagre, que é capaz de ajudar a selar (fechar) as cutículas do cabelo e promover muuuuuuuito brilho aos fios!

Veja também: Benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Portanto, se você está sofrendo com cabelos opacos, pode apostar sem medo na hidratação com maionese para turbinar o brilho dos seus fios.

Como fazer hidratação com maionese no cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe todos os benefícios da maionese para o cabelo, aposto que está curiosa para saber como hidratar os seus fios usando esse poderoso ingrediente, sem precisar muito dinheiro ou sair de casa, estou certa? Então, chega de papo! Anote aí e corra já para a cozinha pegar a maionese para aplicar no cabelo, seguindo o passo a passo a seguir:

Passo 1: Coloque em um recipiente duas colheres (sopa) de maionese (da marca que você preferir) junto com uma colher (sopa) de uma máscara hidratante de sua preferência (para disfarçar o cheiro do alimento). Caso o seu cabelo seja muito comprido, pode aumentar as quantidades dos dois produtos na mistura.

Passo 2: Agora, lave o cabelo apenas com shampoo, divida-o em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios.

Passo 3: Depois de aplicar a mistura em todo o cabelo, coloque uma touca térmica ou de banho e deixe-a agir por, pelo menos, 30 minutos nos fios.

Passo 4: Passado esse tempo, basta enxaguar bem o cabelo e finalizar aplicando um condicionador.

Passo 5: Você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou, se for usar secador e chapinha, não se esqueça de aplicar um bom protetor térmico antes para proteger os seus fios do calor agressivo e perigoso desses aparelhos de alta temperatura.

Com que frequência devo fazer o tratamento?

A hidratação com maionese no cabelo deve ser feita uma vez por semana, no caso de quem está com os fios bastante ressecados e pontas espigadas. Já para quem tem cabelos normais ou saudáveis, o ideal é investir nesse tratamento caseiro a cada 15 dias.

E aí? Você já fez hidratação no cabelo usando a maionese? Qual foi o resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane