Beleza Cabelos

Hidratação com mamão: aprenda a receita para recuperar cabelos ressecados

No verão, o cabelo – além da pele – é o que mais sofre com o ressecamento, que é causado pelos dias de calor da temporada mais quente do ano. Por isso, nesses períodos, o ideal é dobrar a hidratação dos fios, o que pode ser feito a partir de produtos capilares hidratantes ou, melhor ainda, com receitas caseiras, que são super baratinhas e fáceis de fazer, a partir de ingredientes naturais que você pode encontrar aí na sua cozinha ou despensa. Portanto, se a grana está curta, não tem desculpa!

Aqui no blog, você já aprendeu algumas delas, como é o caso das hidratações de babosa, mel, ovo, leite, azeite de oliva extravirgem, vinagre de maçã, cenoura, maionese, entre outras receitas caseiras naturais para o cabelo capazes de repor a umidade (água) perdida pelos fios, além dos nutrientes perdidos pela fibra capilar durante a rotina, principalmente no caso de quem aposta em procedimentos químicos ou secador e chapinha regularmente.

Veja também: Confira 27 receitas para hidratar o cabelo em casa

No nosso artigo de hoje, você vai aprender como fazer hidratação no cabelo com mamão. É isso mesmo! Se você está em busca de um tratamento que possa ser feito em casa para hidratar e nutrir os fios ao mesmo, acredite, finalmente encontrou! O mamão é uma fruta rica em betacaroteno (responsável pela cor laranja do alimento), um nutriente que ajuda a combater o ressecamento do cabelo, recuperando fios danificados e tornando-os mais fortes, macios e com brilho.

Quer saber como investir nesse poderoso ingrediente e deixar as suas madeixas hidratadas em casa? Então, continue de olho nos próximos parágrafos que eu te mostro passo a passo como fazer hidratação com mamão no cabelo. Vamos lá!

Benefícios do mamão para o cabelo

Por ser rico em nutrientes essenciais ao nosso cabelo, tais como vitaminas A, do complexo B e C, além de minerais como o cálcio, potássio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, o mamão pode ajudar a repor a umidade (água) perdida pelos fios durante a rotina, e também os seus nutrientes, especialmente no caso de mulheres adeptas a procedimentos químicos (escovas progressivas, permanentes, selagem, coloração ou descoloração) ou ao uso de secador e chapinha regularmente.

Enquanto a vitamina A tem o papel fundamental de auxiliar no crescimento dos fios, a vitamina C atua conferindo mais brilho. Além disso, graças ao betacaroteno presente na composição da fruta, que também é o responsável por sua cor laranja, a hidratação com mamão também é capaz de ajudar no fortalecimento das madeixas, outro fator importante para quem está deixando os fios crescerem ou, ainda, sofre bastante com a quebra e queda.

Veja também: 16 alimentos que ajudam o cabelo a crescer rápido

Portanto, o tratamento é ideal para tratar cabelos com químicas, que estejam quebradiços e extremamente danificados. E se você aí que sofre com calvície já estava triste achando que esse post não era para você, aqui vai uma boa notícia: o mamão também pode ajudar a combater a perda dos fios, impulsionando a força e crescimento do cabelo.

Além disso, você também pode aproveitar as propriedades dessa fruta para combater a caspa e ajudar na remoção da sujeira, oleosidade e restos de produtos capilares do couro cabeludo (evitando o temido efeito build-up). Bom demais, né?!

Como fazer hidratação com mamão no cabelo? Aprenda passo a passo

Depois de descobrir todos os benefícios do mamão para o cabelo, aposto que você está curiosa para saber como fazer a hidratação caseira usando esse poderoso ingrediente em casa e, o melhor, sem gastar rios de dinheiro. Acertei? Então, anote aí o passo a passo que eu vou ensinar a seguir sobre como fazer hidratação com mamão no cabelo para não errar!

Passo 1: Em um recipiente, coloque metade de um mamão, duas colheres (sopa) de uma máscara hidratante de sua preferência e uma colher (sopa) de mel, misturando bem. Caso o seu cabelo seja muito longo, pode aumentar as dosagens de cada ingrediente à vontade.

Passo 2: Em seguida, lave bem o seu cabelo somente com um shampoo, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha e divida-o em mechas para facilitar a aplicação da mistura.

Passo 3: Feito isso, comece a aplicar a receita que você preparou em cada uma delas, aproveitando para massagear bem os fios para que os nutrientes sejam melhor absorvidos pelo cabelo.

Passo 4: Coloque uma touca térmica ou de banho (se não tiver uma, não tem problema deixar o cabelo solto ou apenas preso) e espere a mistura agir por, pelo menos, 20 minutos.

Passo 5: Passado esse tempo, enxágue bem o cabelo para limpar 100% os fios e não deixar nenhum resíduo da mistura. Finalize como de costume!

Observação: Se você for finalizar usando secador ou chapinha, não se esqueça de aplicar um bom protetor térmico antes para evitar os danos causados pela alta temperatura desses aparelhos à fibra capilar.

E aí? Você já usou o mamão para hidratar o cabelo em casa? Qual foi o resultado? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane