Beleza Cabelos

Hidratação com mel: aprenda 5 receitas caseiras para cabelos ressecados

Você também sofre com o aspecto poroso e sem brilho dos fios? Para driblar esse efeito “palha” no cabelo, além das pontas duplas causadas por ele, não tem outro jeito: só com hidratação, hidratação e mais hidratação! Afinal, cabelos ressecados nada mais são que o resultado da falta de água nos fios, além da perda de nutrientes. Por isso, devolver essa água perdida aos fios, que é a função principal desse tipo de tratamento, é o ponto-chave para voltar a ter madeixas brilhosas, macias e saudáveis.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Veja passo a passo

E se você aí é adepta às misturinhas caseiras e prefere cuidar dos seus fios a partir de ingredientes encontrados na nossa natureza, uma ótima ideia é apostar na hidratação com mel no cabelo. O mel é rico em vitaminas do complexo B e C e, ainda, de minerais como potássio, ferro, zinco, magnésio e cálcio, nutrientes essenciais para devolver a vida às madeixas com aspecto ressecado.

Na prática, esse poderoso ingrediente atua devolvendo a água ao cabelo, o que confere um maior brilho e maciez aos fios! Portanto, ele é ideal para quem sofre com o ressecamento, especialmente aquele causado por uso excessivo de secador e chapinha ou de químicas. Quer saber mais sobre os benefícios e como fazer hidratação com mel no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post que eu te conto tudo!

Benefícios

O mel de abelha, especialmente em sua versão orgânica, é um ingrediente natural rico em vitaminas do complexo B e C, além de conter outros nutrientes importantes à saúde da fibra capilar, como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio, entre outros. Por isso, ele é capaz de oferecer às madeixas propriedades adstringentes, antioxidantes e suavizantes, que hidratam o cabelo profundamente, deixando um toque suave e sedoso.

Além disso, ele também possui um pH baixo, em torno de 3,9, o que significa que ele ajuda a selar (fechar) as cutículas dos fios, favorecendo brilho extremo. A sua ação hidratante também se dá por conta da sua composição, que é feita basicamente de 75% de frutose e glicose, além de vitaminas, minerais e aminoácidos, que oferecem diversos efeitos benéficos aos nossos fios, tais como:

  • Devido às suas propriedades emolientes, ele condiciona o cabelo;

  • Por conta das vitaminas e minerais presentes nele, deixa o cabelo mais saudável, macio e brilhoso;

  • Contém açúcar, que hidrata o cabelo da raiz às pontas;

  • Tem alto poder umectante, podendo reter a umidade (água) dentro dos fios;

  • Auxilia no fortalecimento e encorpa os fios;

  • Rico em aminoácidos, ajuda a tratar cabelos porosos, quebradiços e elásticos.

Como escolher o mel ideal para hidratar o cabelo?

Quanto mais puro for o mel, melhor será o resultado da hidratação caseira no seu cabelo! Portanto, a dica é ficar atenta às seguintes dicas na hora de comprá-lo:

  1. O mel puro costuma cristalizar (ficar com resquícios de açúcar) com o passar do tempo. Se isso não acontecer com o seu, ele é falso.

  2. Geralmente, o mel puro é mais denso (grosso), enquanto o falso é mais líquido.

  3. O mel puro não costuma ser absorvido rapidamente, enquanto o falso pode ser absorvido facilmente, devido à maior quantidade de água em sua composição. Então, faça um teste! Despeje algumas gotas sobre uma folha de papel: se ele demorar para ser absorvido, é verdadeiro!

  4. Outro teste interessante é derramar 1 colher (sopa) de mel junto com 3 colheres (sopa) de álcool em um recipiente e levá-lo para aquecer por alguns minutos em banho-maria. Assim que ele estiver quente, mexa a mistura e observe bem: se ele for puro e verdadeiro, vai dissolver neste momento. Se apenas deixar uma mancha branca ao fundo do recipiente, é falso.

  5. Para saber se o mel que você comprou ou vai comprar é puro, também pode pegar uma pequena quantidade e esfregar nos seus dedos. Se ele for absorvido pela pele rapidamente, ele é puro. Se ficar pegajoso e demorar para ser absorvido, quer dizer que ele é falso e, portanto, possui edulcorantes artificiais e açúcar.

  6. Por último, você pode adicionar o mel a um pouco de água em um copo. Se ele for puro, formará um “coágulo” e cairá ao fundo do copo. Se for falso, vai dissolver rapidamente.

Como hidratar o cabelo com mel? Confira 5 receitas fáceis para fazer em casa!

Além de ser super benéfica ao cabelo, a boa notícia é que a hidratação com mel pode ser feita de várias formas para potencializar o brilho e maciez nos fios. Anote aí as receitas caseiras com mel para o cabelo favoritas das vaidosas de plantão!

1 – Hidratação com mel e azeite

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 2 colheres (sopa) de mel.

Como fazer:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Leve-os ao micro-ondas por cerca de 10 segundos. Em seguida, nos cabelos úmidos, aplique a mistura ainda morna no comprimento e pontos dos fios (evite a raiz).

Depois de aplicar o mel com azeite no cabelo todo, envolva os fios com uma touca térmica ou, se não tiver uma, com uma toalha quente. Aguarde aproximadamente 20 ou 30 minutos até a mistura agir e lave o cabelo normalmente para finalizar a hidratação.

2 – Hidratação com mel e babosa

Você vai precisar de:

  • 1 colher de mel;
  • 2 colheres de gel de babosa.

Como fazer:

Lave os cabelos normalmente e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Em seguida, coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Agora, aplique a mistura em todo o cabelo, do comprimento às pontas (evite a raiz), e coloque uma touca térmica. Se não tiver uma, pode colocar uma toalha quente para envolver os fios.

Feito isso, espere a misturinha agir por 30 minutos. Após esse tempo, enxágue a aplique um condicionador. Finalize como de costume!

Veja também: Hidratação com babosa no cabelo: veja os benefícios e como fazer

3 – Hidratação com mel e canela

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de canela em pó;
  • 3 colheres (sopa) de mel;
  • 5 ou 6 colheres (sopa) de condicionador.

Como fazer:

Coloque o mel e a canela em pó em um recipiente e misture bem. Assim que a mistura ficar homogênea, adicione o condicionador, misturando novamente. Agora, com os cabelos já limpos e úmidos, aplique a mistura no comprimento e pontas dos fios, evitando a raiz e também sujar a sua pele, para não causar irritação.

Depois de aplicar a receita no cabelo todo, coloque uma touca térmica ou toalha quente para envolver os fios. Espere até a mistura agir por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue o cabelo em água morna e finalize normalmente.

4 – Hidratação com mel e ovo

Você vai precisar de:

  • Máscara de hidratação de sua preferência;
  • 2 gemas de ovo;
  • 3 ou 4 colheres (sopa) de mel.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Assim que obter uma mistura homogênea, aplique-as nos fios, que já devem estar limpos e ainda úmidos. Depois de aplicar a receita no cabelo todo, espere cerca de 20 minutos até os ingredientes agirem nos seus fios. Finalize lavando o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador. Finalize como de costume.

5 – Hidratação com mel e abacate

Você vai precisar de:

  • 4 colheres (sopa) de polpa de abacate;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em seguida, nos cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura no comprimento e pontas (evite a raiz), massageando bem os fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem os fios em água fria ou morna e aplique um condicionador de sua preferência. Finalize como de costume!

Veja também: Hidratação com abacate no cabelo: conheça os benefícios e como fazer

Como usar mel no cabelo?

Tudo em excesso faz mal, mesmo sendo natural! Então, a dica é ficar de olho no tempo certo para fazer a hidratação com mel no cabelo, observando sempre o estado de saúde dos seus fios. Se eles estiverem saudáveis e normais, o recomendado é apostar nesse tipo de hidratação a cada 15 dias.

Já no caso de quem está com os fios danificados, muito ressecados e quebradiços, a dica é hidratar na hidratação pelo menos uma vez na semana. Para madeixas porosas e elásticas, como é o caso daqueles com uso excessivo de químicas, o ideal é passar o mel no cabelo a cada duas semanas.

E aí? Você já fez hidratação com mel alguma vez no seu cabelo? Gostou do resultado? Então, compartilhe!

Até mais!

Sobre o autor

Raiane