Beleza Cabelos

Hidratação com vinagre de maçã: aprenda a turbinar o brilho do seu cabelo

Quem imaginaria que um produto tão simples, presente no cardápio e na cozinha de pessoas adeptas a uma alimentação saudável, poderia também ser usado para potencializar a saúde e beleza dos cabelos? O vinagre de maçã tornou-se o mais novo “velho” aliado das mulheres que buscam alternativas naturais para cuidar dos seus fios.

Apesar de a hidratação com vinagre de maçã para o cabelo ter ficado conhecida nos últimos tempos pelas vaidosas, o fato é que esse produto já é utilizado desde o tempo da vovó não só para hidratar o cabelo, como também para trazer outros benefícios à beleza, como para a pele e unhas. E em relação aos nossos fios, o seu grande diferencial está em seu pH ácido, que é capaz de equilibrar o pH das nossas madeixas, selando (fechando) as cutículas, alinhando e condicionando os fios, o que resulta em maciez e muuuuuuuito mais brilho!

Além disso, devido as suas propriedades antifúngicas e adstringentes, o vinagre de maçã também pode melhorar a saúde e aparência do couro cabeludo, eliminando problemas como a caspa. E tem mais! A boa notícia é que o vinagre de maçã pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo, independente se os fios são virgens ou quimicamente tratados.

Ficou curiosa para saber como fazer hidratação com vinagre de maçã no cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro passo a passo!

Veja também: Hidratação caseira para o cabelo: confira 27 receitas fáceis e simples de fazer

Benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Além de hidratar profundamente a fibra capilar, o vinagre de maçã também traz outros benefícios ao cabelo, que incluem:

  • Equilibra o pH dos fios;
  • Confere mais brilho aos fios;
  • Ao equilibrar o pH do cabelo, melhora a capacidade de absorção de umidade (água) pelos fios, combatendo a porosidade capilar;
  • Sela (fecha) as cutículas do cabelo, deixando-os mais alinhados e com muito brilho;
  • Trata a caspa, dermatites e seborreias no couro cabeludo;
  • Recupera e devolve a vida a cabelos secos e ressecados;
  • Combate as pontas duplas;
  • Melhora o frizz;
  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Remove resíduos de produtos capilares dos fios e do couro cabeludo, evitando o temido efeito build-up.

Como fazer hidratação de vinagre de maçã no cabelo? Confira passo a passo

A hidratação com vinagre de maçã é ideal para cabelos secos ou ressecados. Para quem não sabe, os fios que possuem esse aspecto por conta das cutículas que ficam abertas e, com isso, deixam o cabelo áspero, seco, volumoso e cheio de frizz. E é aí que entra o vinagre de maçã! Devido ao seu pH ácido, o produto deverá fechar as cutículas dos fios e manter o cabelo a umidade (água) dentro dos fios, mantendo-o sempre hidratado, além de conferir um brilho sem igual.

Portanto, para manter as suas madeixas sempre hidratadas, o ideal é apostar na mistura de 25 ml de vinagre de maçã (que deve ser o da fruta) com 100 ml de água e uma colher (sopa) de condicionador. Coloque todos esses ingredientes em um pote de plástico ou vidro e misture-os bem. Em seguida, lave bem o cabelo apenas com shampoo e hidrate com uma máscara de sua preferência.

Depois de enxaguar, remova o excesso de água com a ajuda de uma toalha e divida o cabelo em mechas. Aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem os fios. Espere cerca de 15 minutos até ela agir. Passado esse tempo, basta enxaguar e deixar os fios secarem naturalmente. Caso você queira finalizar usando o secador e chapinha, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes.

Com que frequência posso aplicar no cabelo?

Você pode apostar na receita caseira com vinagre de maçã para hidratar o cabelo apenas uma vez por semana. Nos dias mais quentes do verão, segundo dermatologistas, o ideal é usar esse produtinho somente no período da noite e enxaguar bem o cabelo antes de dormir.

Isso será essencial para evitar que os seus fios “queimem” quando expostos ao sol no dia seguinte, devido à acidez do vinagre de maçã. Além disso, se você for usar o produto em sua forma in natura, será importante dilui-lo sempre em água antes de aplicar nos cabelos.

E aí? Você já fez a hidratação com vinagre de maçã no cabelo? Qual foi o resultado? Deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe a sua experiência com a gente…

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */