Beleza Cabelos

Hidratação de banana para o cabelo: aprenda como fazer

Macios, brilhosos e sem frizz. Sem dúvidas, cabelos comportados e saudáveis são o sonho de consumo de toda mulher, especialmente se for muito vaidosa. Para isso, além de apostar nos melhores produtos capilares, incluir na rotina de cuidados com os fios algumas receitas caseiras, feitas com ingredientes naturais e benéficos a eles, é a melhor opção forma de alcançar esses resultados.

Baratas e fáceis de fazer, algumas delas têm feito bastante sucesso por realmente cumprirem o que prometem, como é o caso da hidratação de banana. Assim como os demais tipos de hidratações caseiras para o cabelo que você já conheceu por aqui, como a de leite de coco, uva, açúcar, abacate, gelatina e quiabo, acrescentar a fruta mais popular do Brasil pode ser uma chance única de reparar danos na fibra capilar e, com isso, devolver o brilho e maciez das nossas madeixas, além de mandar o frizz para bem longe.

Portanto, se você está sentindo o seu cabelo danificado e ressecado, acompanhe os próximos parágrafos desse artigo e aprenda como fazer hidratação de banana! Vamos lá?

Afinal, quais são os benefícios da banana para o cabelo?

Além dos inúmeros benefícios que a banana traz à saúde no geral, capaz de deixar a silhueta sempre em dia, o uso da frutinha favorita dos brasileiros na sua hidratação pode potencializar o efeito da máscara de tratamento e atuar diretamente na reconstrução dos fios, especialmente aqueles mais ressecados e danificados pelo uso de produtos e procedimentos químicos.

Independente se os seus fios forem lisos, ondulados, cacheados ou crespos, a hidratação de banana poderá ajudar a reduzir o volume e acabar com o frizz do cabelo, sinais típicos do ressecamento excessivo. Isso porque a fruta é considerada altamente hidratante, já que é rica em vitaminas, lipídios, potássio e aminoácidos, nutrientes capazes de repor a água (umidade) dos fios e fortalecê-los em todo o seu comprimento.

Além disso, os aminoácidos são essenciais para quem está sofrendo com queda capilar ou tem fios fracos, finos e quebradiços, atuando como um repositor da massa capilar. Enquanto isso, o potássio auxilia na prevenção da queda e, de quebra, ainda estimula o crescimento do cabelo.

Já os lipídios, principalmente, são os responsáveis por controlar a oleosidade natural dos fios, outro ponto positivo para driblar o ressecamento com tudo. Além disso, a hidratação de banana para o cabelo também conta com outros ingredientes poderosos: óleo vegetal (de sua preferência), leite e açúcar, que, como você já leu aqui no blog, é um hidratante com papel de selador de cutículas, ideal também para proteger o cabelo dos danos do dia a dia.

Quem pode fazer?

A hidratação de banana pode ser feita em qualquer tipo de cabelo que esteja muito ressecado, fino, fraco, quebradiço, pouco maleável, com queda anormal ou danificado pelo uso de produtos e procedimentos químicos. Nestes fios, a mistura caseira da fruta com outros ingredientes naturais e a sua máscara de tratamento poderá ajudar a reduzir o volume excessivo, prevenir pontas duplas, controlar o frizz e trazer mais maciez e brilho.

Por outro lado, não custa nada lembrar que, assim como qualquer produto cosmético, o resultado deve variar de cabelo para cabelo. Mas, fique tranquila, porque não há com o que se preocupar! Como o processo é feito inteiramente com ingredientes naturais, nada poderá agredir os seus fios ou causar efeitos colaterais.

Aprenda o passo a passo da hidratação de banana

Depois de conhecer todos os benefícios da hidratação com banana para o cabelo, aposto que você está curiosa para saber como aplicá-la nos seus fios. Pois bem! Veja, a seguir, como fazer passo a passo e conseguir madeixas super hidratadas.

Você vai precisar de:

  • 1 banana madura;
  • 1 colher (sopa) de máscara de hidratação (de sua preferência);
  • 3 gotas de óleo vegetal (de sua preferência);
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal.

Como fazer:

Passo 1: Coloque a banana madura, já cortada em pedaços, junto com o açúcar e o leite em um liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea.

Passo 2: Em seguida, em outro recipiente, despeje a mistura e adicione a máscara de hidratação e o óleo vegetal. Misture bem até que eles se incorporem totalmente à mistura!

Passo 3: Feito isso, lave os cabelos com um shampoo, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha e divida-os em mechas.

Passo 4: Aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as de cima para baixo. Depois de aplicar em todo o cabelo, coloque uma touca plástica e aguarde até agir por cerca de 20 minutos.

Passo 5: Passado esse tempo, enxágue os cabelos em água fria e penteie os fios suavemente para retirar o excesso da mistura. Agora, aplique o condicionador e enxágue.

Passo 6: Finalize o cabelo como de costume. E não se esqueça de aplicar um protetor térmico se for usar o secador ou chapinha. Prontinho!

De quanto em quanto tempo posso fazer?

A recomendação é para que você faça a hidratação de banana uma vez por semana ou quando notar que seus fios estão ressecados.

E você? Já experimentou a hidratação de banana no seu cabelo? Então, compartilhe!

Até a próxima!

/* ]]> */