Beleza Unhas

Hidratação de cutículas: como fazer corretamente?

Hidratação de cutículas

Para manter a saúde e crescimento de unhas fortes, bem como unhas bonitas é importante fazer a correta hidratação de cutículas. Muitas pessoas desconhecem a necessidade, porém este é um hábito importante tanto para a proteção do organismo quanto para manter o aspecto saudável de suas mãos.

A cutícula é uma pele que deve crescer sobre a base da unha, estando aderida à matriz ungueal. Essa pele atua na proteção do organismo, pois as unhas estão em uma das extremidades do corpo, onde podem ter acesso mais facilmente as doenças infecciosas. Por isso é ressaltado sempre a importância de higienizar corretamente as mãos e manter as unhas limpas.

Sendo assim, a maioria das mulheres opta por remover o excesso de cutículas que crescem em suas unhas. Desde que feitos de forma adequada, com instrumentos devidamente esterilizados, esta se torna uma prática segura e que contribui para a saúde das unhas e do organismo. Desta forma, é aconselhado a remoção apenas do excesso da pele, e não toda, pois esta tem uma função protetora muito importante para o organismo.

Por que fazer a hidratação de cutículas?

A cutícula é uma pele, e como qualquer pele no nosso organismo, ela pode ressecar e fazer fissuras, ou seja “rachar” como os nossos lábios no inverno, por exemplo. Essas fissuras são portas de entrada para inflamações, infecções e até mesmo outras doenças virais.



A fim de evitar que o nosso organismo esteja exposto a doenças com alto potencial infeccioso, devemos realizar a correta hidratação das cutículas, bem como das mãos e pés. A cutícula quando ressecada oi fragilizada, pode descamar e notamos esses sinais pelas pelinhas que “levantam” em cima dos dedos.

Isso pode ser um sinal de que a saúde das suas cutículas requer atenção. Quando as cutículas estão frágeis, a sua mão apresenta esses sinais, e cabe a você identificá-los e tratá-los. Além disso, para remoção de excesso de cutículas é importante que elas estejam saudáveis, a fim de evitar que ocorra maior enfraquecimento da pele dos dedos ao redor da unha após a sua remoção.



Como deve ser feita a hidratação de cutículas?

O primeiro passo é destinar um tempo durante a semana para cuidar da saúde de suas mãos e pés. Você deve escolher um creme  hidratante de sua preferência, ou indicado por sua esteticista, que seja eficaz para hidratar suas mãos e cutícula. Produtos com silicone costumam ser eficazes para manter a hidratação ao longo dos dias.

Para que você faça a hidratação de suas mãos de forma correta, você deve remover o esmalte todo. Após esse procedimento, lave bem as suas mãos, inclusive embaixo das unhas. Você vai precisa de luvas de plástico ou látex.

  • Aplique o creme hidratante em suas mãos;
  • Coloque as luvas ainda com o creme;
  • Deixe agir por cerca de 20 minutos;
  • Remova as luvas e enxágue as mãos;
  • Empurre as cutículas e retire as peles que se soltarem.

Hidratação de cutículas

Quando for hidratar as cutículas dos pés, você pode deixar os pés com creme de molho entre 5 e 10 minutos em água morna. O ideal é que você aplique um removedor de cutículas após esse procedimento, ou então remova o excesso com o uso de alicates esterilizados.

As cutículas podem acumular sujeira ou prejudicar o aspecto das unhas, por este motivo recomenda-se medidas para removê-las ou evitar que cresçam muito. Não é uma necessidade para algumas mulheres, até porque muitas não possuem esse excesso.

Para deixar as suas unhas com um aspecto bonito, você pode lixar as unhas e passar esmaltes, bases e brilhos apenas ou com cores vibrantes. Isso vai depender muito do gosto pessoal de cada um. É aconselhado por profissionais que sejam utilizados bases protetoras para evitar danos às unhas e ajudar com o crescimento saudável.

Além disso, é importante que hajam cuidados diários com a hidratação das mãos. Lave bem as suas mãos sempre que possível, tome cuidado para não machucá-las e utilize cremes hidratantes pelo ao menos uma vez ao dia. Desta forma você mantém a elasticidade e fortalece os tecidos que atuam na proteção do organismo.

Como a cutícula influencia na saúde?

A cutícula é uma pele protetora da base das unhas, não só protege o crescimento das unhas mas também o organismo. Qualquer lesão profunda causada na base da cutícula pode ser a porta de entradas para vírus como hepatites, HIV, e também para fungos e bactérias que causam infecção.

Desta forma, é importante manter a integridade da parte fundamental de proteção das unhas. Não há problema em remover o excesso de cutículas, pois esta é uma parte de pele morta, a qual não possui nem sensibilidade ao ser removida, por isso não sentimos dor.

Esse procedimento deve ser feito por profissionais, respeitando os limites indicados para a remoção das cutículas, com equipamentos adequados e higienizados. É importante ser feito com cuidado para não machucar os dedos da mão, pois isso também pode ser um risco à saúde.

A hidratação correta e cuidados com a cutícula e higiene das mãos são importantes para fortalecer essa pele protetora que temos em nossas mãos. Outrossim, a unha possui queratina, uma camada protetora natural, a qual também é fortalecida com a correta hidratação das mãos e das cutículas.

A hidratação de cutículas ajuda a deixar as unhas bonitas?

Com certeza a hidratação é a peça chave para manter as suas mãos e unhas belíssimas e saudáveis. Por promover maior resistência dos tecidos, atribuindo a eles elasticidade, além disso, atuando na renovação dos tecidos e contribuindo para a remoção de pele morta, a hidratação é o melhor meio para deixar as suas unhas mais bonitas.

Além disso, a correta hidratação de cutículas promove produção de queratina, importante camada protetora das unhas, o que as fortalece. Desta forma a unha cresce mais, não lasca e pode assumir a forma desejada. A pele das mãos deve ser cuidada, assim como a pele do rosto, ou demais partes do corpo. Com estas dicas de cuidados, você garante saúde, beleza e bem estar para as suas mãos e pés, e fica ainda mais linda.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.