Você anda com os cabelos ressecados, com o terrível efeito “espigado”, e quer tratar o problema, mas está sem muito money no bolso para isso? Para aumentar a sua lista de produtos naturais, benéficos ao cabelo e, é claro, super baratinhos, no artigo de hoje você vai aprender como fazer hidratação de uva para o cabelo, com o passo a passo e dicas para aproveitar 100% os benefícios da frutinha para as nossas madeixas.
A uva é uma das frutas que podem ser grandes aliadas nos cuidados com o cabelo, especialmente a de variedade roxa, que é rica em potássio, carboidratos, proteínas, iodo, flavonoides e fósforo, nutrientes essenciais à saúde capilar por ajudar a reter a umidade (água) dentro dos fios e, ainda, por ter o pH baixo (ácido), fechar as cutículas (parte externa dos fios) e fazer com que a hidratação permaneça dentro destes por muito mais tempo.
Portanto, por ajudar a selar as cutículas, a uva também pode ser útil para oferecer mais brilho ao cabelo. Outros benefícios da hidratação de uva incluem o fortalecimento dos fios, estimulação da circulação sanguínea no couro cabeludo, que é essencial para o crescimento capilar, e combate à problemas de queda e até à calvície.
O processo é feito usando o suco da fruta, como você vai conferir a seguir. Quer saber como fazer a hidratação de uva em casa? Então, continue de olho nos próximos parágrafos e confira dicas infalíveis para deixar o cabelo lindo e hidratado em um piscar de olhos!
Quem pode fazer a hidratação de uva?
A hidratação de uva é essencial para recuperar os fios de forma natural e, o melhor, super barata! Portanto, ela é mais indicada para cabelos que sofrem com ressecamento excessivo, que costumam ficar mais quebradiços, opacos, sem balanço e com pontas duplas, problemas que desanimam qualquer uma de nós na frente do espelho, não é mesmo?
Em geral, os tipos de fios que mais necessitam desse tipo de hidratação mais profunda são aqueles que passam frequentemente por procedimentos químicos, como escova progressiva e tinturas, por exemplo, ou que sejam naturalmente ressecados, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos.
No entanto, por ser um processo totalmente natural e seguro, a hidratação de uva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo que esteja pouco hidratado e com uma aparência sem vida.
Como fazer? Veja passo a passo
Agora que você já conheceu todos os benefícios da hidratação de uva para o cabelo, com certeza, deve estar curiosa para saber como fazê-la em casa, estou certa? Pois bem! A seguir, vou te ensinar o passo a passo detalhado de como preparar as máscaras de uva e o modo de aplicá-las nos fios:
Máscara de uva com mel
Ingredientes:
- 40 ml de suco de uva (suco orgânico 100% natural).
- 1 tampinha de Bepantol Solução;
- 1 tampinha de glicerina destilada;
- 1 colher (chá) de mel;
- 2 colheres da máscara de hidratação de sua preferência.
Como preparar:
Em um potinho de plástico, coloque todos os ingredientes e misture bem.
Como aplicar:
Primeiro, lave bem os cabelos com shampoo e retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando no sentido do comprimento até as pontas (não é necessário aplicar na raiz).
Depois de aplicar em todo o cabelo, prenda-o fazendo um coque em cima da cabeça, coloque uma touca plástica e espere a mistura agir por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, enxágue em água abundante e aplique o condicionador normalmente. Prontinho! Agora, é só esperar secar naturalmente ou finalizar com o secador e chapinha.
Máscara de uva e aveia
Ingredientes:
- 10 uvas roxas;
- Meio copo de água;
- 1 colher (sopa) de aveia;
- 1 colher (sopa) de mel.
Como preparar:
O primeiro passo para preparar a sua máscara de hidratação é bater as uvas no liquidificador. Reserve. Enquanto isso, coloque a aveia junto com água em uma panela pequena e leve-a para cozinhar em fogo médio, até obter uma mistura semelhante a um mingau. Agora, desligue o fogo e aguarde até que o mingau adquira uma temperatura morna.
Depois, acrescente as uvas que você bateu no liquidificador junto com 1 colher (sopa) de mel. Mexa bem e pronto. Aplique no cabelo em seguida, conforme as dicas abaixo.
Como aplicar:
Lave bem os cabelos com shampoo e retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando no sentido do comprimento até as pontas (não é necessário aplicar na raiz).
Depois de aplicar em todo o cabelo, prenda-o fazendo um coque em cima da cabeça, enrole uma toalha morna na cabeça e espere a mistura agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue em água abundante e aplique o condicionador normalmente. Prontinho! Agora, é só esperar secar naturalmente ou finalizar com o secador e chapinha.