Cabelos

Hidratação para cabelo afro: dicas e passo a passo para não errar

A hidratação para cabelo afro é provavelmente um dos maiores problemas que as mulheres que optam por usar os fios naturais enfrentam.

Se você é nova em ser natural ou em processo de transição, talvez seja uma surpresa para você, mas é bom hidratar seu cabelo todos os dias. Isso não significa usar shampoo e condicionador todos os dias, mas umedecer pura e simplesmente.

Um cabelo hidratado levará a menos quebra, maior retenção, melhor maneabilidade, mais macios e assim por diante.

A confusão entra em jogo quando as mulheres pensam que estão hidratando os cabelos, mas os fios ainda estão secos e quebradiços. Não é difícil ouvir “eu coloco um monte de óleo de coco no meu cabelo para que ele fique hidratado só que não funciona bem…”.

Infelizmente, isso só vai te levar fios oleosos e com poros entupidos. Se você colocar constantemente óleo de coco em seu cabelo, ao longo do tempo ele ficará mais frágil e sem hidratação nenhuma, para falar a verdade.

Lembre-se: os óleos não hidratam, apenas vedam a umidade que você coloca, então, somente este produto não fará o trabalho adequado. Se você quiser alcançar a hidratação para cabelo afro correta aqui estão 4 coisas que você deve começar a fazer hoje.

Dicas para manter a hidratação para cabelo afro corretamente

1. Aumente a frequência da hidratação

Às vezes, hidratar o cabelo uma vez, que é geralmente na parte da manhã, pode não ser suficiente. O cabelo crespo é naturalmente propenso a ser mais seco do que outras texturas. Isso porque a gordura tem que trabalhar cerca de três vezes mais para levar a umidade da raiz até as pontas.



Use uma loção hidratante diariamente, pela manhã e se o seu cabelo implorar por algo mais durante o dia, use um spray.

A ideia de  hidratar uma vez ou duas vezes por semana não vai trazer o resultado perfeito. Você deve hidratar várias vezes ao dia, se necessário, mesmo que apenas com água.

Só não se esqueça de um detalhe: dormir com os cabelos molhados… Jamais! Pode causar fungos e bactérias que são nocivas ao couro cabeludo.

2. Mude o seu regime de condicionamento profundo do cabelo

Como tudo na vida cansa, então sempre é uma boa ideia variar e ir intercalando os produtos com mais frequência. Os cabelos extremamente secos e quebradiços devem começar com a hidratação profunda semanal como regime de condicionamento.

Hidratantes e condicionadores profundos com bases naturais, mas sem proteínas, ajudam a aumentar os níveis de umidade e reduzir o frizz. Se você quer uma hidratação para cabelo afro que realmente funcione, preste atenção a esse detalhe no rótulo: “sem proteína”.

3. Não confunda um hidratante com produtos para estilizar os fios

Outro erro comum entre as mulheres que não costumam manter uma rotina intensa de hidratação em seus fios é confundir um produto para estilizar os fios com creme hidratante.

Embora existam algumas marcas que funcionam com dupla ação, tais como loções para ondulação, pomadas, espuma e mousses, mesmo assim não vão fazer a substituição de um condicionante. A formulação é bem diferente de um para o outro, então, para você ter certeza de que está usando a coisa certa, leia atentamente os rótulos.

4. Entenda como funciona a glicerina

A glicerina é um ingrediente comum encontrado em diversos produtos, e quando usada corretamente, também pode ser surpreendente para o seu cabelo. Mas você deve entender como a glicerina funciona primeiro.

A glicerina é um tipo de esponja, o que significa que atrai umidade para si e para o seu cabelo. As propriedades de ligação de hidrogênio dos umectantes atraem a água da atmosfera que, consequentemente, traz umidade aos fios. Isso finalmente faz com que a retenção de água melhore gradativamente.

Em dias muito úmidos, muita umidade pode ser atraída para o cabelo, fazendo com que ele inche e fique frisado. No entanto, nos dias de baixa umidade (dias frios), onde o ar circundante é mais seco que o cabelo, ocorre o contrário.

Hidratação para cabelos afro: como resgatar a beleza dos fios

Que tal algumas receitinhas naturais para melhorar a aparência dos seus cabelos afro? Elas são fáceis e praticas de preparar e usar, portanto, você não terá nenhuma dificuldade. Faça o teste e comprove a eficácia.

Água destilada, óleo de mamona e óleo de coco

Qual é o benefício da água destilada? Bem, podemos dizer que ela é mais “suave”. Não tem os efeitos negativos (por exemplo, rigidez do fio) como a água dura.

Enquanto isso, o óleo de mamona pode devolver o brilho natural, o que é uma vantagem para você. E quanto ao óleo de coco? Todos nós sabemos sobre seus benefícios de fortalecimento e hidratação, portanto, não sua eficácia pode ser comprovada.

Ingredientes:

  • 60 ml de água destilada;
  • 2 colheres de chá de óleo de coco extra virgem;
  • 1 colher de chá de óleo de mamona;
  • Algumas gotas de óleo essencial (por exemplo , lavanda, jasmim, laranja).

Instruções:

Coloque todos os ingredientes em um frasco de spray e agite vigorosamente para misturar. Guarde na geladeira para que fique bem conservado. Agite bem antes de cada uso. Sua vida útil é de duas semanas.

Água de coco e glicerina

A água de coco é rica em potássio, que pode ajudar a suavizar o cabelo. A glicerina é um umectante conhecido e funciona bem em ambientes úmidos. Juntos, deixam a hidratação para cabelos afro muito mais eficiente.

Ingredientes:

  • 60 ml de água de coco;
  • 10 ml de glicerina;
  • Algumas gotas de óleo essencial (opcionais e de sua escolha).

Instruções:

Despeje todos os ingredientes em um frasco de spray e agite vigorosamente para misturar. Conserve em geladeira e agite antes de cada uso. Sua vida útil é de uma semana.

Chá verde e azeite de oliva

O chá verde (chá, em geral, na verdade) contém L- teanina, que pode penetrar profundamente nos cabelos danificados e restaurar a resistência mecânica. O azeite de oliva atua como um ótimo óleo hidratante.

Ingredientes:

  • 60 ml de chá verde;
  • 2 colheres de chá de azeite extra virgem;
  • Algumas gotas de óleo essencial (por exemplo, limão, alecrim).

Coloque todos os ingredientes em um frasco de spray e agite vigorosamente para misturar. Guarde na geladeira para que fique bem conservado. Agite bastante antes de cada uso. Sua vida útil é de uma semana.

Viu como é simples a hidratação para cabelo afro feita de maneira correta? Não existem segredos aqui. Basta você aumentar a frequência dos procedimentos e escolher o produto certo. Fazendo isso, fios lindos e bem hidratados serão garantidos!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */