Beleza Cabelos

Hidratação para cabelos cacheados

Hidratação para cabelos cacheados

Manter os cabelos sempre hidratados, brilhantes e com aparência saudável pode ser um verdadeiro desafio para quem possui muitos cachos. Isso pode ocorrer por muitos motivos, mas, principalmente por conta do volume, a hidratação acaba ficando mais difícil, o que faz com que eles fiquem um pouco mais ressecados.

Mas, quando falamos em cabelo, não há desafio que seja impossível, não é mesmo? Por isso, separamos aqui as principais dicas de hidratação para cabelos cacheados. Quer manter o brilho e aquele volume lindo sempre? Aprenda aqui como fazer de uma vez por todas!

O que é considerado cabelo cacheado?

Antes de adentrarmos no assunto do texto, queremos primeiramente discutir sobre o que é ou não considerado cabelo cacheado. A definição pode ser muito simples: cabelos cacheados são aqueles que possuem cachos, mas queremos ir mais além nessa explicação.

Existem cabelos onde os cachos começam já na raiz, enquanto outros possuem cachos que vão se desenvolver apenas nas pontas. Existem ainda as diferenças entre os cachos mais abertos e mais fechados, o que também pode variar com cabelos mais grossos e mais finos.

A verdade é que, independentemente do tipo de cacho que você possui, o desafio da hidratação sempre estará presente. Pensamos que é importante você saber disso e ler as dicas que temos para cuidar cada vez melhor desse tipo único e belo de cabelo que você possui.

Dicas de hidratação para cabelos cacheados

Agora que você já entendeu melhor o conceito de cachos, podemos falar sobre o que mais interessa no texto de hoje, que é a hidratação.

Se hidratar os cachos é uma tarefa um tanto difícil, existem algumas dicas que podem facilitar muito a sua vida nesse sentido. Essas dicas são para:



  • A lavagem;
  • A secagem;
  • Pentear.

Quer saber como? Vamos falar sobre cada uma delas de forma separada para poder explicar melhor.

Hidratação para cabelos cacheados

A lavagem

O grande segredo aqui é, antes da hidratação, lavar muito bem todos os fios da maneira correta para que ela funcione melhor. A escolha do shampoo deve ser feita de forma que facilite a hidratação também, ou seja, que não deixe os cachos muito ressecados.

Na hora de lavar, certifique-se de que o shampoo irá agir na raiz dos cabelos e não use água muito quente, já que isso pode reduzir o brilho, além de não fazer bem para o couro cabeludo.

A secagem

Assim como a lavagem, o momento de secar seus cabelos também ajuda muito na hora de fazer a hidratação para cabelos cacheados. A principal dica aqui é seca-los delicadamente, de preferência com toalhas de microfibras e algodão para evitar agredir muito o cabelo ou desmanchar seus cachos.

Pentear

Não importa se você fez a hidratação durante o banho ou com cremes após o banho, pentear também é uma parte importante desse processo, pois é algo que vai modelar e, se não for feito da forma correta, também pode agredir seus cachos. Por isso, a delicadeza e o cuidado também devem aparecer aqui, até mesmo com mais atenção.

Receitas caseiras para hidratar os cabelos

Além de todos os produtos mais comuns e profissionais, existem muitas receitas caseiras que podem ser muito eficientes na hora de fazer uma hidratação para cabelos cacheados. Algumas das receitas que separamos para você são:

  • Com óleo vegetal;
  • Com amido de milho;
  • Com mel;
  • Com leite de coco.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma e explicar como você pode aplica-las.

Com óleo vegetal

A aplicação do óleo vegetal pode ser feita exatamente no momento da lavagem, adicionando-o ao seu creme de hidratação.

Esse tipo de produto ajuda a reforçar e potencializa o creme que você já está usando, dica ótima para quem quer gastar pouco e obter bons resultados.

Com amido de milho

Aqui, o amido de milho deve ser misturado com a água e esquentado até ganhar consistência. Para potencializar essa mistura, também é recomendável adicionar açúcar.

Depois disso, você deve aplicar a mistura ao seu cabelo e deixa-la agir por cerca de 45 minutos. Depois, faça a lavagem de acordo com as nossas dicas, com muito cuidado e delicadeza.

Com mel

Existem diversas receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados que levam mel, com frutas que possuem muitas vitaminas benéficas. Banana e abacate são duas das principais frutas que costumam aparecer nessas receitas e que geram ótimos resultados também.

Você deve misturar uma dessas duas frutas com uma colher de mel e mexer muito bem (se possível, até bater no liquidificador). Após isso, aplique a mistura com delicadeza pelos fios por mais ou menos 20 minutos. Os resultados também são incríveis!

Hidratação para cabelos cacheados

Com leite de coco

Outra receita caseira muito eficiente para hidratar seus cachos utiliza leite de coco. Além de ajudar a deixar o cabelo mais brilhante, também diminui o volume, então, é a receita perfeita para quem tem esse objetivo.

Fazer isso é bem simples. Primeiramente você deve misturar o leite de coco com o triplo de creme de leite integral e fazer essa mistura até que ela ganhe consistência uniforme. Aplique e deixe agir por 20 minutos.

A frequência com que cada uma dessas receitas deve ser feita depende do nível de ressecamento do seu cabelo e também do quanto você quer fazer. Porém, recomendamos que você faça uma delas pelo menos uma vez por semana para nunca perder a hidratação.

Você também pode experimentar uma por uma e ver qual gera os melhores resultados para o seu cabelo.

Considerações finais

Apesar de exigir muitos cuidados e grandes desafios, os cabelos cacheados são sempre lindos. E é exatamente por conta dessa beleza que você deve tomar tanto cuidado com eles, realizando as lavagens da maneira correta e fazendo com que seus fios fiquem sempre fortes e saudáveis.

Quem é que não gosta de alinhar saúde e estilo, não é mesmo? Ainda bem que os cachos podem proporcionar isso, seja com os cuidados mais básicos ou com as simples receitas caseiras que indicamos aqui. A ideia é fazer o que gera melhores resultados para você e para o seu cabelo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */