Cabelos

Hidratação para cabelos ondulados: as melhores dicas

Muitas mulheres que possuem os fios ondulados, acabam reclamando de não conseguirem uma definição muito boa dos mesmos, uma vez que não são lisos e nem cacheados. O que a maioria não sabe é que para obter um bom resultado é importante conhecer tipos de hidratação para cabelos ondulados.

Há algum tempo, as mulheres onduladas passaram a ter um pouco mais de referência de seus fios na mídia, como por exemplo o cabelo da modelo Gisele Bündchen. Com isso passou-se a apreciar mais os fios buscando formas de definições e hidratações.

Porém, é necessário que a mulher entenda seu tipo de cabelo para poder buscar o tipo de tratamento específico para ele, pois hidratação para cabelos ondulados são perfeitos quando bem definidos e ainda ficam com cara de capa de revista. Veja seguir algumas dicas de como hidratar cabelos ondulados e como reconhecer seu tipo de fio.

Tipos de cabelos ondulados

Você sabia que existe um tipo de classificação para reconhecer a curvatura dos fios? Tal definição é realizada com números, que inicia com o número 1. Este indica o cabelo liso, mas o ranking e se estende até o número 4, que é a definição do cabelo crespo.

Além dos números também existem letras nas classificações, indicando o grau de cachos ou ondulações dentro da classificação. No caso do cabelo ondulado, sua classificação fica no tipo número 2 e é subdividido em 2A, 2B e 2C. Conheça a seguir a característica de cada um e conheça seu tipo de cabelo.

Cabelo tipo 2A

Esse tipo de cabelo possui ondulações bem leves, quase não é possível perceber, podendo ser facilmente confundido com cabelos lisos. Esse tipo de cabelo perde muito facilmente a sua curvatura.

Cabelo tipo 2B

As ondas do tipo 2B são mais marcadas, podendo surgir do meio do comprimento e irem até as pontas. A raiz desse cabelo é lisa, mas o comprimento dos fios possui ondulação bem definida.

Cabelo tipo 2C

O cabelo que possui a curvatura tipo 2C é conhecido também como pré cacho, pois dependendo o tipo de finalização é possível obter cachos mais abertos como o do tipo 3A. Esse tipo de cabelo possui as ondas desde a raiz, sendo bem marcado com ondulações se estendendo até as pontas.

Hidratação para cabelos cacheados

Agora que você conhece os tipos de cabelos ondulados e suas classificações, provavelmente já sabe qual seu tipo de cabelo. No entanto, independente de qual seja é importante mantê-lo hidratado para que esteja sempre saudável, brilhoso e com boa definição. Para isso vamos agora às dicas.

Azeite de Oliva e Açúcar Mascavo

Na verdade esse tipo de receita além de hidratar os fios ainda realiza uma esfoliação no couro cabeludo. Para isso basta misturar uma colher de sopa de azeite, com uma colher de sopa de açúcar mascavo.

Aplique essa misturinha no couro cabeludo com os fios úmidos, fazendo massagem no couro cabeludo por quinze minutos. Em seguida lave os fios com shampoo indicado para seu tipo de cabelo.

Lave bem os fios, para que não sobre nenhum resíduo no couro cabeludo. Outra dica é substituir o azeite de oliva por óleo de coco. Esse tipo de hidratação deve ser feita apenas uma vez a cada quinze dias.

Abacate e Mel

Agora essa receita pode ajudar com a porosidade dos fios, uma vez que o abacate é rico em óleo e vai realizar a hidratação profunda em seus fios.

Para fazer essa hidratação basta usar quatro colheres de sopa de abacate amassado e uma colher de sopa de mel. Com os fios úmidos, aplique a mistura e deixe agir por meia hora nos fios.

Em seguida enxágue os fios com água corrente, eliminando todos os resíduos dos mesmos. Aplique o condicionador indicado para seu tipo de cabelo, seguindo o tempo determinado pela marca. Depois é preciso enxaguar normalmente.

Água e Amido de Milho

Esse é um tipo de hidratação mais simples, usando a queridinha maisena. Para fazer essa hidratação é só usar uma xícara e meia de água com duas colheres de sopa de amido de milho.

Lave seus cabelos com shampoo indicado para seus fios e em seguida aplique a misturinha, deixando agir de meia hora a uma hora. Em seguida é só aplicar o condicionador indicado para seu tipo de cabelo, seguir o tempo indicado pela marca e enxaguar normalmente.

Creme de Leite com Leite de Coco

Com essa hidratação para cabelos ondulados você terá o frizz reduzido e os fios macios. Nossa primeira dica para essa hidratação é deixar o creme de leite e o leite de coco por vinte quatro horas na geladeira, assim ficarão com a consistência mais firme.

Use três colheres de sopa de creme de leite com uma colher de sopa de leite de coco. Aplique essa misturinha nos cabelos lavados e úmidos, deixando agir por vinte minutos. Depois aplique o condicionador indicado para seus fios e enxágue normalmente.

Soro Fisiológico com Bepantol

Sabe quando seu cabelo está lindo e definido no dia anterior e quando você dorme ele perde toda definição? Essa misturinha pode ajudar a ativar as ondulações novamente. É uma espécie de hidratação para cabelos ondulados para o day after.

Use 200 ml de soro fisiológico e misture com uma tampa de bepantol, coloque a mistura no borrifador e aplique nos fios.

Finalize seu cabelo usando um creme de pentear ou leave in naturalmente como faz todos os dias. Essa receita pode ser armazenada na geladeira, para que possa ser usada durante a semana.

Leite com Condicionador

Essa é mais uma receita que também vai ajudar com a porosidade de seus fios. O leite age como um tipo de selante das cutículas, deixando os fios mais leves e hidratados.

Para fazer essa hidratação para cabelos ondulados, misture em um recipiente 200 ml de leite com 2 colheres de sopa de condicionador. Vale dizer que há quem diga que o leite também ajuda a alisar os fios de forma progressiva, então se sua intenção é manter as ondas sugerimos que deixe a mistura agir apenas 20 minutos.

Caso seja uma pessoa vegana, a hidratação pode ser feita com leite de coco, o resultado será o mesmo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.