Beleza Cabelos

Melhores formas de fazer hidratação para cabelos ruivos

Tonalidade que está na moda, os “fios vermelhos” pedem atenção nos cuidados para manter a cor e o brilho. A hidratação para cabelos ruivos faz parte dos procedimentos que ajudam na preservação da saúde dos fios e na manutenção da incrível cor ruiva.

O cabelo ruivo requer uma boa manutenção pois esta cor oxida e desbota mais rapidamente que outras tonalidades de fios. O ressecamento é outro perigo para os cabelos ruivos, somente com uma boa hidratação e cuidados adequados seus cabelos terão o destaque que você merece.

Compreenda a importância dos produtos específicos para a beleza e a saúde dos fios ruivos e descubra as melhores maneiras de realizar a hidratação dos cabelos ruivos. Sabendo o que e como fazer é possível cuidar dos seus cabelos em casa tendo o mesmo resultado de um salão.

Função do shampoo na hidratação para cabelos ruivos

Uma boa hidratação para cabelos ruivos depende fundamentalmente da qualidade do shampoo utilizado para limpeza dos fios. Muitas mulheres falham nos cuidados com o próprio cabelo ao optarem por utilizarem shampoo inadequados para as suas características capilares.

Atualmente existem diversos tipos de shampoos específicos para cabelos ruivos, uma boa pesquisa em lojas de produtos cosméticos vai te mostrar boas opções com preços não tão diferentes das marcas que você utiliza atualmente. Acredite, vale o investimento!

Um shampoo específico para cabelos ruivos realiza uma limpeza profunda, ajudando a eliminar impurezas e renovar a estrutura dos fios. O efeito imediato deste processo é a percepção de uma maciez e leveza dos cabelos, além de ajudar na recuperação dos fios que passaram por processos químicos e evitar o desbotamento da tonalidade.

Importância do condicionador na hidratação para cabelos ruivos

Outro produto básico e muito importante na hidratação para cabelos ruivos é o condicionador. Porém, nem todas mulheres dão a devida importância para este recurso que tanta auxilia na limpeza e manutenção dos cabelos. Junto com o shampoo ele é o outro defensor dos seus fios.

Na correria do dia-a-dia, um erro muito comum é não utilizar diariamente o condicionador nos cabelos. A utilização diária e correta do condicionador garantirá a hidratação, maciez e brilho dos cabelos além manter a cor por mais tempo. O condicionador tem a função de restaurar as condições naturais do cabelo e evitar o ressecamento causado por impurezas como poluição, produtos químicos e o calor da exposição do sol ou do uso de pranchas.

Assim como os shampoos, também é possível encontrar condicionadores desenvolvidos especificamente para os cuidados de fios ruivos. Ao utilizar produtos que foram criados de acordo com as necessidades dos seus fios você notará uma visível melhora na saúde dos fios e, caso seus cabelos sejam coloridos os períodos entre um retoque e outro serão maiores do que o normal.

Uso da máscara de hidratação para cabelos ruivos

Evitar o ressecamento e o desbotamento da cor são os objetivos principais do uso da máscara de hidratação para cabelos ruivos. Um produto específico, para este tipo de cabelos, ajudará na realização de uma limpeza profunda e restauradora dos seus fios.

A máscara de hidratação reúne de vários produtos que nutrem os cabelos e auxiliam na recuperação da estrutura dos fios, deixando-os fortes, brilhantes e maleáveis. O tratamento oferecido pela máscara de hidratação recupera os fios levando nutrientes necessários para melhorar a saúde e a beleza dos cabelos. Ela também restaura umidade natural e a queratina que os fios perdem diariamente e vão deixando os cabelos opacos e quebradiços.

A máscara age criando uma película sobre o fio de cabelo, isto evita a escamação e o desbotamento da fibra capilar. O uso diário de uma boa máscara de hidratação além de recuperar a saúde dos fios, trará de volta cabelos brilhantes, sedosos e bonitos do jeito que você quer.

Veja também:

Como fazer hidratação para cabelos ruivos

A lavagem correta dos fios é o procedimento que garantirá que o processo de hidratação para cabelos ruivos traga os benefícios esperados. Lavar os cabelos com pressa ou de maneira inadequada podem dificultar a manutenção e a hidratação das suas madeixas.

Inicie pela lavagem adequada dos seus cabelos, o tempo de lavagem, a temperatura da água e o tipo de shampoo utilizado varia de um tipo de fio para outro. Uma boa lavagem removerá os resíduos de sujeira e poluição, além de diminuir a oleosidade dos fios.

Retirar o excesso de água dos fios é o próximo passo neste processo. Com o apoio de uma boa toalha seque os cabelos de modo que eles fiquem levemente umedecidos, permitindo absorção dos produtos que você aplicará a seguir. Cabelos encharcados dificultam a ação de condicionadores e máscaras capilares.

Uma questão que rende muitos debates diz respeito ao uso simultâneo do condicionador com a máscara de hidratação. O condicionador fecha a película do fio, isto dificulta o efeito da máscara. Por isto, muitos especialistas recomendam que quando você for utilizar a máscara de hidratação não utilize o condicionador, e vice-versa.

O condicionador deve ser utilizado de acordo com as recomendações do fabricante. Utilizar o produto em excesso ou em um período diferente do recomendado no rótulo pode trazer resultados diferentes dos esperados e até prejudicar a saúde dos seus cabelos.

A aplicação da máscara de hidratação requer quatro etapas simples: primeiro aplique um pouco do produto para desembaraçar os fios e em seguida aplique mecha por mecha até cobrir todo a extensão dos cabelos. Faça isto através de uma massagem suave de cima para baixo nos fios. Agora utilize uma touca térmica para deixar o creme agir durante o tempo indicado na embalagem, e por fim lave os cabelos cuidadosamente com água fria ou morna até retirar totalmente o produto.

O pós hidratação é um cuidado importante para garantir os resultados que você conquistou na saúde e beleza dos seus cabelos. Evite expor os seus fios ao excesso de calor, diversas situações podem danificar a estrutura capilar e perder as conquistas da hidratação. Sol em demasia, água quente no banho e uso de chapinha são os grandes vilões que você deve evitar.

Veja também: 

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.