Exercícios Remédios Saúde Terapias

Hidroterapia: conheça 5 tipos de tratamento e seus benefícios

Água é sinônimo de vida. Cerca de 70% de nosso corpo é constituído pelo líquido da vida e por conta disso essa substância é essencial para a saúde e o bem estar. Em muitas culturas, o uso da água está relacionado ao mundo místico e também aos poderes da religião. A hidroterapia é uma forma de terapia que possui alguns métodos que usam a água como matéria-prima de tratamentos e medicações naturais.

A hidroterapia possui formas de aplicações muito comuns, como os banhos que curam, a cura com meias, as compressas, as inalações e os exercícios.

Para cada forma de terapia das águas há algumas informações importantes, com indicações e precauções a serem tomadas. Neste artigo, você aprenderá mais sobre essa técnica natural e caseira de tratar males e prevenir incômodos físicos e psicológicos.

O que é hidroterapia e quais são os seus benefícios

A hidroterapia é um tratamento natural feito por meio da água. Suas várias formas de aplicação são úteis para aliviar sintomas, prevenir doenças, desintoxicar o organismo de substâncias nocivas, promover o relaxamento, estabilizar  a temperatura do corpo e promover uma revitalização do físico.

Os primeiros registros do uso da terapia das águas datam de 2400 anos a.C. Desde as civilizações ocidentais e até as orientais trazem em sua história algum tipo de tratamento por meio da água.

Durante a história da humanidade, a terapia das águas foi responsável ora por modismos, que contagiaram a maioria, ora pelo quase esquecimento das técnicas, que depois ressurgiam.

Confira a seguir alguns dos principais métodos de hidroterapia e saiba quais são os materiais necessários para realizar cada um deles.

Tipos de terapias das águas:

É possível obter resultados causados pela água em suas mais variadas formas. Com temperaturas variadas, estímulos mecânicos com mudanças de pressão e movimento, reações químicas causadas pelos minerais de sua composição ou de substâncias adicionadas conferem à água um poder de cura.

1. Banhos que curam

Os banhos quentes são indicados para relaxar a musculatura e a mente. Combatem ainda a fadiga e promovem a desintoxicação do organismo. Os banhos frios ajudam a conter inflamações e promovem a ativação da circulação sanguínea.

Os banhos de contraste, em que há a alternação das temperaturas,  deve-se submergir o local a ser tratado em água quente e em seguida de água fria. São úteis para tratar a insônia e a congestão nasal.

Os banhos de pés ou escalda pés funcionam com a técnica do aumento de temperatura. Basta mergulhar os pés em água aquecida (em temperatura suportável) e adicionar mais água quente.

Em todos os banhos é possível adicionar ervas, óleos essenciais, florais e outras substâncias que potencializam a ação terapêutica. Quer saber mais sobre os banhos que curam? Confira:

2. A cura com meias

A cura com meias é uma terapia alternativa muito usada em crianças, mas que também pode ser útil para os adultos. É usada em casos de febre , congestão das vias respiratórias. Para realizar o tratamento, é preciso fazer um escalda pés e calçar meias que cubram até as panturrilhas e ir se deitar.

Veja as instruções de como fazer este tratamento aqui:

3. Compressas

As compressas, assim como os banhos, podem ser feitos com água fria, quente ou alternando entre um e outro.

Compressas quentes servem para promover o relaxamento e favorecem a circulação sanguínea no local. São utilizadas para conter contrações musculares, como cólicas e câimbras. Sua aplicação é indicada quando há dores, mas não inchaço. Não são indicadas nas fases agudas de qualquer tipo de lesão.

As compressas frias agem deixando a circulação do sangue menos intensa, sendo muito útil em casos de inflamação. São favoráveis ao tratamento de artrites e artroses. Compressas alternadas são úteis tanto para estimular a circulação quanto para conter inflamações.

Assim como os banhos, as compressas podem ser realizadas com águas que contém óleos essenciais, florais ou outras substâncias com poder terapêutico.

4. Banho de vapor facial

O banho de vapor facial ou inalação caseira é um método de limpeza facial e alívio de desconfortos respiratórios. Além de ajudar a manter a pele livre de impurezas e toxinas, o vapor também hidrata as vias aéreas e, dependendo da substância diluída na água, ajuda a desobstruir as vias respiratórias.

Saiba mais:

5. Exercícios ou Hidrocinesiterapia

A hidrocinesterapia são exercícios realizados em ambiente aquático. A fisioterapia tem desenvolvido mais essa técnica para auxiliar em tratamentos e recuperação de pacientes.

Os exercícios realizados dentro d’água permitem uma liberdade de movimentos, pois oferece baixo impacto. Pacientes com problemas nas articulações, estrutura óssea e musculatura são amplamente beneficiados por este tipo de prática.

Para as crianças, os exercícios deste tipo podem ajudar no desenvolvimento psico-motor. Saiba mais benefícios da natação para as crianças neste artigo.

Para prática desta modalidade de terapia das águas, procure um local que possua profissionais especializados para orientar as aulas.

Precauções para a prática de hidroterapia:

  • Tratamentos com água fria: Verificar a temperatura corporal. Caso seja necessário, realizar exercícios físico para ativar o calor corporal antes de iniciar a terapia e após o seu término;
  • Tratamentos com água quente: Se o corpo estiver frio, a temperatura da água deve ser aquecida gradualmente. Não se deve aplicar água quente em caso de febre ou temperatura corporal elevada. Sempre aplique água fria rapidamente ao final deste tipo de tratamento;
  • Interrompa imediatamente o tratamento em caso de: náusea, palpitações ou persistente sensação de frio;
  • Sempre deve-se descansar 30 minutos após uma sessão de hidroterapia.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Para saber como fazer estas terapias passo a passo, veja:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */