Maternidade

Higiene íntima de bebês: passo a passo de como fazer

A higiene íntima de bebês é com certeza um dos grandes desafios para os pais que têm recém-nascidos.

Mesmo que não seja o primeiro filho, se nasce alguém de um sexo diferente daquele que você já estava acostumado, o negócio é começar do zero e aprender tudo de novo.

Mas a gente não vai te deixar na mão nessa hora. Neste artigo vamos te dar algumas dicas que valem para meninas e meninos, te ensinar detalhes da higiene íntima de bebês de cada um dos sexos e ainda contar outros macetes que podem te ajudar.

Vamos lá?


Leia também:

A importância da higiene íntima de bebês

É muito bom a gente entender por que a higiene íntima de bebês bem feita é algo tão importante.

Quanto menor o bebê, mais importante, aliás.


Logo que nascem, os bebês são muito sensíveis e estão muito vulneráveis. Até coisas que para nós, adultos, são corriqueiras, para eles podem ser muito desastrosas.

O primeiro passo da higiene íntima de bebês pode parecer até surpreendente para alguns, mas é de fato muito importante: lave as suas mãos.

Durante o banho ou a troca de fraldas do bebê, suas mãos estarão em contato direto com partes muito delicadas do corpinho do bebê, então lave bem suas mãos antes de iniciar o processo.

E após a troca de fraldas, lave as suas mãos novamente. Além de ser tão importante quanto lavar as mãos após usar o banheiro, é uma excelente forma de começar a ensinar o bebê a importância desse gesto após as necessidades.

Higiene íntima de bebês meninas

Geralmente a higiene íntima de bebês meninas acaba acontecendo de forma instintiva, já que as mães estão acostumadas a fazerem a própria higiene íntima.

Ainda assim, sabemos que felizmente muitos pais buscam essas informações para participarem ativamente dos cuidados com os bebês, então vamos passar as principais orientações para troca de fraldas:

  • Embora a região seja sensível, você não precisa ter medo de ferir a bebê, tome apenas cuidado para não exagerar na força;
  • O algodão úmido ou lencinho umedecido deve ser passado da vulva para o ânus e nunca o contrário;
  • Se já passou o algodão úmido ou o lencinho umedecido uma vez, descarte e não passe a segunda para não espalhar as bactérias;
  • Abra delicadamente a vulva para garantir que não tenho ficado nenhuma sujeira em nenhum cantinho;
  • Se você optar por fazer uso de pomada contra assaduras, passe apenas uma camada fina no bumbum e ao redor da vagina. Não há necessidade de passar a pomada no interior da vulva;
  • Mantenha a área sempre bem seca.

A higiene íntima de bebês meninas na hora do banho:

  • Use produtos específicos para bebês. A pele do bebê já é bastante sensível, na região íntima é ainda mais, então procure produtos com pH adequado;
  • Não é necessário usar esponjas, buchas ou outros objetos similares. Suas mãos bem limpas são tudo que você precisa para limpar seu bebê;
  • Não esfregue, não é necessário. Apenas passe delicadamente suas mãos na área íntima, se certificando que limpou bem todos os cantinhos da vulva;
  • Seque muito bem antes de colocar a fralda. A área íntima já é naturalmente úmida, mais umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias, além de contribuir para o aparecimento de assaduras.

Higiene íntima de bebês meninos

Muitas vezes aqui mora o susto das mães de meninos. Como não estamos acostumadas a lidar com todo aquele equipamento, surgem muitas dúvidas.

Fique calma, estamos aqui para te ajudar na missão super possível da higiene íntima de bebês meninos.

Se seu bebê ainda é bem novinho, é possível que ele ainda tenha a fimose fisiológica. O que é fimose fisiológica? O pênis nasce com uma pele cobrindo a glande, o prepúcio, que aos poucos vai se soltando.

Algumas mães acreditam que seja necessário puxar essa pele para acelerar o processo de exposição da glande, mas infelizmente é um equívoco.

Com o passar do tempo, o seu bebê terá ereções espontâneas – que são completamente normais e saudáveis, além de esperadas – e essas ereções farão com que o prepúcio se solte da glande.

Preste atenção nestas dicas para a troca de fraldas ser só sucesso:

  • Sempre seja delicada ao fazer a higiene íntima de bebês;
  • Passe o algodão úmido ou o lencinho umedecido da região do pênis para o ânus;
  • Se já passou o algodão úmido ou o lencinho umedecido uma vez, descarte e não passe a segunda para não espalhar as bactérias;
  • Se você optar por fazer uso de pomada contra assaduras, passe apenas uma camada fina no bumbum e onde estiver vermelhinho. Não tem necessidade de passar no pênis;
  • Mantenha toda a área íntima sempre bem seca.

Para a higiene íntima de bebês meninos na hora do banho:

  • Use produtos específicos para bebês. A pele do bebê já é bastante sensível, na região íntima é ainda mais, então procure produtos com pH adequado;
  • Não é necessário usar esponjas, buchas ou outros objetos similares. Suas mãos bem limpas são tudo que você precisa para limpar seu bebê;
  • Não esfregue, não é necessário. Faça movimentos circulares e delicados e certifique-se que toda a área da bolsa escrotal está bem limpinha;
  • Seque muito bem antes de colocar a fralda. A área íntima já é naturalmente úmida, mais umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias, além de contribuir para o aparecimento de assaduras.

Nem é tão diferente assim a higiene íntima de bebês meninas e a higiene íntima de bebês meninos. Coragem, amiga (ou amigo), você consegue!

Últimas dicas

Fazer uma boa higiene íntima de bebês é o primeiro passo para que seu bebê seja saudável e fique longe de incômodos como as temidas assaduras.

Tenha sempre por perto lencinhos umedecidos e fraldas novas. Você nunca sabe quando haverá uma novidade.

O ideal é que você use algodão e água morna, mas a gente sabe que a maternidade real é bem diferente da ideal! E não se culpe por isso!

Se acontecer um cocô fora de casa, faça a higiene íntima de bebês da melhor forma possível e, chegando em casa, dê um banho caprichado.

Existem centenas de produtos para higiene íntima de bebês. Procure saber a composição deles para usar o menos agressivo possível e, claro, que caiba no seu bolso.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.