Saúde Terapias

Conheça a história e origem da quiropraxia

História e origem da Quiropraxia

A quiropraxia é uma terapia que tem como função diagnosticar, tratar e prevenir quadros de desordens do sistema neuro músculo esquelético.

Em outras palavras, são técnicas manuais aplicadas na região da coluna com a finalidade de ajustar e/ou manipular as articulações objetivando prevenir lesões e tratar dores em diversas partes do corpo, como a pelve, costas, ombros, pescoço, ciático, quadril, entre outros.

Ela é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelos seus benefícios comprovados à saúde, mas você sabe qual a origem e história da quiropraxia? Descubra a seguir!

Assuntos

A origem da quiropraxia

A quiropraxia não tem uma origem certa, no entanto, existem manuscritos chineses e gregos datados de 2700 a.C e 1500 a.C que citam algumas técnicas similares à praticadas pelos quiropraxistas.

Portanto, acredita-se que a manipulação da coluna vertebral é conhecida desde os tempos de Hipócrates e médicos da Grécia Antiga.

Hipócrates (460 a.C a 377 a.C.), conhecido como pai da medicina, chegou a escrever e publicar alguns textos em que já alertava sobre o perigo de enfermidades na coluna vertebral, aconselhando as pessoas a adquirirem mais conhecimento sobre a região, pois essa era uma fonte de muitos problemas.

A quiropraxia nos tempos modernos

Nos tempos modernos, o fundador da quiropraxia foi Daniel David Palmer, canadense que migrou para os Estados Unidos em 1865.

A história conta que a quiropraxia teve origem de fato, quando o Dr. Palmer constatou um mau posicionamento de uma vértebra de um paciente que relatou problemas com surdez.

Ao constatar uma saliência em sua coluna enquanto o examinava, ele deu um empurrão firme na vértebra, que produziu um forte estalo. Acontecia assim o primeiro ajuste da quiropraxia moderna.

Depois disso, o paciente relatou ouvir alguns sons e após algumas sessões de quiropraxia, sua audição estava totalmente restaurada.

A partir desta experiência, surgiu a ideia de manipular a coluna com pequenos ajustes com as mãos a fim de tratar e prevenir uma série de enfermidades.

Assim, em 1895, Palmer fundou sua organização nos EUA e dois anos depois, em 1897, lançou a Palmer School of Chiropractic (hoje conhecida como Palmer Chiropractic College), a primeira escola de quiropraxia do mundo.

Em 1948, a técnica já era reconhecida como “Uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correção das causas das doenças.”

Daí em diante a quiropraxia evoluiu até a prática como a conhecemos hoje.

A quiropraxia no Brasil

Os primeiros relatos da prática da quiropraxia no Brasil datam de 1922 e foram realizados pelo estadunidense Dr Willian F. Fipps e após 1945, pelo Dr. Henry Wilson Young, ambos estabelecidos na cidade de São Paulo.

Nos anos seguintes, a quiropraxia se popularizou rapidamente. Em 2000, iniciou-se a primeira turma de Graduação em Quiropraxia, na Universidade Anhembi Morumbi e em 2005, com a formação da primeira turma, o curso foi reconhecido pelo MEC.

Em 2001 inicia-se a tramitação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4199/2001, que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil, que infelizmente ainda não foi concretizada. Mas a prática é recomendada pela OMS.

Em 2010, o Brasil recebeu o maior evento mundial de quiropraxia, realizado no Rio de Janeiro contando com mais de 2 mil profissionais e acadêmicos de quiropraxia de todo mundo. No Brasil, estima-se que existam 700 profissionais formados e reconhecidos trabalhando em território nacional.

Já deu para perceber que a quiropraxia tem ganhado adeptos no Brasil. Você já experimentou a técnica? Compartilha nos comentários!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */