Casa

Horta hidropônica: veja como fazer e cuidar da sua

Já imaginou que maravilha ter alimentos fresquinhos diariamente à sua disposição?  Acompanhe o artigo e saiba como fazer e cuidar de uma horta hidropônica em casa!

A origem da Hidroponia

Não pense que o cultivo hidropônico é uma prática moderna, pois não é não! A hidroponia é praticada pelos povos do Antigo Egito, astecas e chineses. A palavra hidroponia é originária do grego, onde o radical hidro significa água e, ponos, trabalho. Mas, somente na década de 30 sugiram avanços com relação a esse tipo de cultivo.

A horta hidropônica, diferentemente do cultivo tradicional, onde a planta é colocada em solo ou em substrato próprio e suas raízes conseguem captar os nutrientes necessários para se desenvolverem, consiste em cultivar vegetais, frutas e até mesmo algumas espécies de flores apenas com a imersão de suas raízes em água rica em nutrientes.

Diferenças entre a horta hidropônica e a horta orgânica

É importante esclarecer que a horta hidropônica e a orgânica são processos bem diferentes. Veja só!

Horta orgânica

A agricultura orgânica é cultivada por meio de uma horta tradicional onde é feito o plantio de hortaliças e frutas no solo sem que nenhum produto químico seja utilizado para combater pragas ou para adubar.

A horta orgânica não prejudica o meio ambiente e ainda auxilia na qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de produção desde o agricultor, que não fica exposto a produtos químicos, até o consumidor final.



Horta hidropônica

Já na hidroponia, as hortaliças e frutas são cultivadas sem o uso do solo, sendo suspensas em uma solução de água de nutrientes. Isso significa que são utilizados produtos químicos para o seu crescimento, que deixa de ser um processo natural.

Mas, a técnica é ideal para o cultivo de determinada fruta ou hortaliça sem que seja necessariamente a sua época de cultivo. Além disso, a horta hidropônica exige um espaço bem menor que a convencional ou a orgânica.

O que é possível plantar na horta hidropônica?

Em plantações de larga escala com a utilização de estufas apropriadas, basicamente tudo pode ser cultivado: brócolis, repolho, agrião, melão, tomate, pepino, vagem, pimentão, berinjela, morango, mudas de árvores, plantas ornamentais e muitos outros.

Horta hidropônica em casa: o que cultivar?

Já para a horta hidropônica caseira, uma vez que existem algumas restrições quanta a estufa e sistema integrado de irrigação e, obviamente ser bem menor, o ideal é cultivar alface, tomate, rúcula, cebolinha, alfafa, coentro, salsa, morango, plantas ornamentais e algumas flores como rosa de corte e orquídeas.

Como fazer e cuidar da horta hidropônica?

É muito fácil e barato fazer e cuidar de uma horta hidropônica. Acompanhe o passo-a-passo a seguir:

1. Mudas

As mudas para a horta hidropônica podem ser compradas para posterior cultivo ou produzidas por você mesma. Para isso é necessário adquirir semente peletizadas que tem alto vigor, poder germinativo superior a 90%, pureza superior a 99% e homogeneidade de germinação que facilita o trabalho de semeadura, desbaste e plantio.

Elas podem ser criadas em espuma fenólica, fibra de coco, algodão, vermiculita e produzidas em estufa-maternidade, coberta com filme plástico aditivado anti-Uv e antigotejo, fechada por tela sombrite 50% que evita a entrada de 50% de luz e de insetos transmissores de doenças.

2. Solução nutritiva

Uma vez que as hortaliças, frutas e flores não possuem os nutrientes encontrados no solo para se desenvolverem é necessário que a água de irrigação possua uma solução nutritiva capaz de suprir essas necessidades.

A solução nutritiva pode ser encontrada em casas de produtos agropecuários ou você mesma poderá fazê-la.

Você irá precisar de:

  • 2 vasilhames não metálicos;
  • 283,5 g de nitrato de sódio;
  • 283,5 g de nitrato de cálcio;
  • 283,5 g de sulfato de potássio;
  • 425 g de superfosfato;
  • 142 g de sulfato de magnésio (sais de Epsom);
  • 28 g de sulfato de ferro;
  • 1 colher de chá de sulfato de manganês;
  • 1 colher de chá de ácido bórico;
  • ½ colher de chá de sulfato de zinco;
  • ½ colher de chá de sulfato de cobre;
  • Pilão.

Como preparar

  • Em uma das vasilhas misture os cinco primeiros produtos;
  • Na outra, combine o restante e soque bem com o pilão;
  • Combine as duas misturas e mexa bem;
  • Dilua 1 colher de chá do pó em 1 litro de água;
  • Utilize 30 ml da solução para cada 12 litros de água;
  • A validade do pó é de 24 h sendo necessário descarta-lo após esse período.

3. Materiais para a montagem

É necessário um canal para que as raízes se desenvolvam e ainda por onde será levada a solução nutritiva. Para a horta hidropônica caseira o mais habitual é o uso de canos de PVC com espessura de 75 mm, que é facilmente encontrado em lojas de material para construção e são muito baratos.

Os canos de PVC devem ser furados com uma distância mínima de 20 cm entre um e outro e com diâmetro o suficiente para comportar um pé de alface grande, por exemplo. Já para o cultivo de morango, o ideal é 25 cm.

Eles devem ser dispostos em ziguezague e levemente inclinados para que a caída de água seja eficiente e que chegue a todas as raízes.

4. Bancada ou suporte suspenso

Os canos de PVC poderão ficar apoiados em bancada de madeira, tipo cavaletes, ou mesmo suspensos, apoiados suportes de metal, como a mão-francesa e presos por abraçadeiras. Se o cultivo for de tomates, por exemplo, que possui longas hastes, o ideal é providenciar uma treliça que poderá ser de bambu, plástico ou de alumínio com fios de nylon.

5. Reservatório

O reservatório é o local onde fica armazenada a solução nutritiva e pode ser utilizado um galão de água mesmo. Mas, é importantíssimo que o reservatório seja escuro para que a luz não atinja a solução. Assim, opte por galões escuros.

6. Bomba

É necessária uma bomba para que a solução nutritiva seja levada de um lugar para outro. Para a horta hidropônica caseira uma bomba com capacidade de bombear 100 litros por hora é o suficiente. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos agropecuários e seu preço é bem acessível.

Mas, se você dispõe de uma bomba de aquário, com uma mangueira suficientemente grande, que leve a água até o cano mais alto e que o número de canos seja pequeno, já é o suficiente. Caso contrário, será necessária uma bomba com maior capacidade como já dissemos.

Prontinho! Vai se aventurar a fazer sua horta hidropônica com as nossas dicas? Boa sorte!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */