Flores

Hortênsias: beleza ao seu alcance; saiba como plantar

Hortênsias são plantas rústicas, que não precisam de tantos cuidados para sobreviver. Mas, ao contrário de várias outras assim mais resistentes, exibem beleza e versatilidade fora do comum. Ficam bem na ornamentação de ambientes, enfeitando cidades e até em buquês de noivas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

O sucesso é, em parte, devido a seu formato, com muitas flores e caule central mais grosso, servindo para decoração e composição de arranjos variados, estejam as hortênsias sozinhas ou acompanhadas de outras flores e folhagens.

O mundo todo já conhece e admira os encantos da hortênsia, uma espécie originária da Ásia. No Brasil, por exemplo, é fácil encontrá-la nas regiões Sul e Sudeste, especialmente entre os meses de setembro e fevereiro, deixando jardins e estradas mais atraentes e agradáveis.

Estas belas plantinhas meio azuis meio arroxeadas florescem principalmente em áreas serranas, para o deleite de turistas e moradores de localidades como Gramado, no Rio Grande do Sul, Campos do Jordão, no interior de São Paulo, e Morretes, no Paraná.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Hortênsia é uma mistura de leveza e cor que atrai olhares e desperta muitas vezes mais do que admiração e, sim, uma vontade de ter por perto. Sabia que não é difícil plantar e manter diferentes cores de hortênsia em casa?

Como plantar hortênsias: dicas práticas

Primeiro, você pode adquirir mudas em viveiros ou lojas de plantas e produtos de jardinagem. O preço de cada muda para cultivo direto em jardins varia de R$3 a R$20, em média. Já para produção comercial, em maior escala e mudas menores, os custos caem – e o preço também.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Dica 1 – o solo precisa ser bastante rico em matéria orgânica, embora a hortênsia aceite vários tipos de solo. O importante é dar a ele o tratamento adequado, com aporte de adubos, composto orgânico e irrigação.

O ideal é que a cova seja preparada com adubação química e orgânica indicada na análise do solo. A orientação de um engenheiro agrônomo é fundamental neste sentido.

Dica 2 – ao plantar a hortênsia diretamente no solo, faça um buraco com pelo menos duas vezes o diâmetro da raiz dela.

A cova grande, com no mínimo 50 x 50 x 50 centímetros, é recomendada porque as plantas ficarão no terreno por aproximadamente oito anos.

Dica 3 – tenha em mente que a planta deve ficar no mesmo nível do chão. Sobre o espaçamento, ele varia conforme o manejo escolhido, a variedade de hortênsia utilizada e as condições físicas do ambiente, entre outros fatores.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Porém, as plantas obtidas em floriculturas, que são geneticamente melhoradas e manejadas em estufas controladas, podem ter espaçamento menor que o da hortênsia rústica, cuja manutenção é mais simples.

Dica 4 – afofe um pouco a terra em torno da hortênsia para que as raízes possam crescer melhor. Mas tome cuidado para não deixá-las descobertas.

Dica 5 – aperte suavemente o solo ao redor da planta para impedir a formação de bolsões de ar.

Dica 6 – regue bem sua hortênsia. Em geral, ela tem boa adaptação em locais com temperaturas amenas, mas pode ser cultivada em estufas com irrigação.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Quando o calor é mais forte, é necessário mais atenção quanto ao sistema de regas, que deve manter uma frequência para favorecer o bom desenvolvimento das hortênsias.

Dica 7 – Coloque uma cobertura vegetal perto de sua base. Assim, a umidade não vai embora rápido demais.

A floração da hortênsia acontece cerca de sete meses após seu plantio. O que pode mudar de acordo com a espécie escolhida. Cada variedade é capaz de apresentar um tempo diferente entre o começo do cultivo e o momento de colheita da flor.

As hortênsias são originárias da Ásia, mais precisamente da China e Japão. Espalhou-se como planta ornamental pelo mundo por volta do século XIX. E hoje já são encontradas cerca de 600 variedades delas. Que bom!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Até o próximo post!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */