Saúde Terapias

A importância da leitura para os terapeutas: você lê livros da sua área?

Importância da leitura para os terapeutas

Quando o assunto são as terapias alternativas e complementares, muito se fala sobre a transmissão oral de conhecimentos com mestres passando seus ensinamentos a seus discípulos através da fala e da convivência.

Essa ideia se dá, principalmente, porque essas terapias são milenares e seus ensinamentos sobreviveram por milhares de anos através desse tipo de transmissão de conhecimento.

Mas hoje, as coisas não funcionam assim. Cada vez mais, essas terapias têm se tornado alvo de estudos científicos que, além de disseminar suas técnicas, as aprimoram, adequando-as à realidade atual.

Tanto que a cada dia surgem cursos de formação em terapias alternativas reconhecidos no mercado e a literatura sobre o assunto só aumenta, inclusive com o surgimento de editoras e livrarias especializadas.

Assim, destacamos neste post a reflexão sobre a importância da leitura para os terapeutas que desejam aumentar seus conhecimentos e aprimorar suas técnicas.

A importância de ler livros da área

Com o avanço da tecnologia, é comum nos rendermos à busca de informações na internet através de nossos smartphones, tablets e notebooks.



Não há nada de errado com isso, no entanto, é preciso ter cuidado com as informações disponibilizadas na web, pois ela nem sempre é uma fonte confiável.

Outro ponto é que com a facilidade de acesso às informações na web, estamos perdendo o hábito da leitura, que por sinal, é uma prática saudável, principalmente para terapeutas, que trabalham com a mente e o corpo humano.

Os livros – sejam impressos ou digitais – são importantes fontes de conhecimento e informações confiáveis, já que esses materiais sempre passam pela curadoria de um editor.

Para os profissionais de terapias alternativas é essencial esse acesso a informações confiáveis sobre a sua área de atuação – daí a importância da leitura para os terapeutas.

Ao ler mais livros da sua área, você se atualiza com novas informações, descobertas e conhecimentos, aprimora suas técnicas e conhece diferentes pontos de vista sobre sua área de atuação.

Dados sobre o hábito da leitura entre os terapeutas

A fim de analisar o comportamento de leitura dos terapeutas, o site Dicas de Massagem realizou uma enquete em julho de 2013 em que, através de um formulário, os terapeutas puderam preencher quantos livros da área eles liam por ano.

99 terapeutas responderam a enquete e os resultados foram os seguintes:

  • 3 pessoas leem mais de 20 livros por ano;
  • 11 pessoas leem de 10 a 20 livros por ano;
  • 25 pessoas leem de 5 a 10 livros por ano;
  • 59 pessoas leem de 1 a 5 livros por ano;
  • 1 pessoa não lê nenhum livro por ano.

Consideramos o resultado animador, no entanto, é importante ter ciência que essa é uma amostragem pequena e, portanto, pode não representar a real situação da leitura entre terapeutas.

Indicações de livrarias e editoras para terapeutas

Mas o fato é que se você se importa com o seu desenvolvimento como profissional e compreende a importância da leitura para os terapeutas, não faltam livros para você aprimorar seu conhecimento.

Existem diversas livrarias e editoras especializadas em saúde e terapias alternativas.

Uma livraria bastante conhecida no meio é a Livraria Florence, localizada em Curitiba, mas que entrega seus livros em todo o Brasil através da sua loja online.

Quanto às editoras, existem várias que trabalham com literatura médica e terapias como massagens, acupuntura, medicina chinesa, fitoterapia, reflexologia, entre outros. Entre as mais conhecidas demos citar a Pensamento e Cultrix, a Manole, a Roca, entre outras.

Enfim, literatura especializada é o que não falta! Portanto, comprometa-se a dedicar um tempo do seu dia para ler livros da sua área. Converse sobre sua leitura com colegas de trabalho e encoraje a troca de informações. Dissemine a importância da leitura para os terapeutas.

E assim, finalizamos este artigo com uma frase de Derek Bok, ex-reitor da Universidade Harvard:

“Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância.”

Como anda o seu hábito da leitura? Você costuma ler livros da sua área? Tem alguma indicação de livro para compartilhar conosco? Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */